Portugal regista a maior penetração mundial de automóveis a diesel
Inventados na Europa, os automóveis a diesel têm hoje uma penetração de 55% no mercado europeu de veículos de passageiros, segundo conclusões do Caderno Automóvel 2015, realizado pelo Observador Cetelem

Ana Catarina Monteiro
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Inventados na Europa, os automóveis a diesel têm hoje uma penetração de 55% no mercado europeu de veículos de passageiros, segundo conclusões do Caderno Automóvel 2015, realizado pelo Observador Cetelem.
Com uma quota de mercado de 72% em 2013, Portugal apresenta-se em primeiro lugar quanto à utilização de veículos particulares novos a diesel.
O estudo, dedicado à análise do mercado automóvel, revelou que Portugal, França, Espanha e Bélgica são os maiores adeptos da tecnologia diesel, com uma penetração superior a 65%. O cenário é bastante diferente na Europa do Leste, onde a tecnologia não tem tanta notoriedade. Na Polónia, as vendas de veículos a diesel são inferiores a 40%.
Em todo o mundo, apenas a Turquia apresenta taxas de penetração semelhantes às da Europa Ocidental, com uma quota de diesel que se situa nos 59%. Naquele país, que apresenta uma fiscalidade favorável para o diesel, os impostos sobre os combustíveis são, por outro lado, os mais elevados.
Nos Estados Unidos, país da gasolina por excelência, por sua vez, o diesel é ainda pouco representativo, com uma taxa de penetração que se situa nos 3%. Ainda assim, tem apresentado uma franca progressão, com um crescimento de mais de 30%, entre 2012 e 2013.
Outros países, como Japão, China e Brasil, registam uma quota do diesel praticamente nula. No arquipélago nipónico está proibida em algumas cidades, desde os anos 90. Por outro lado, os construtores japoneses têm concentrado os seus esforços no desenvolvimento de sistemas de propulsão alternativos, nomeadamente híbridos. Também na China, o diesel tem uma reputação de fraca qualidade, à qual acresce um défice de abastecimento. Já no Brasil, o diesel é proibido para veículos de passageiros, só sendo permitida a utilização nos veículos comerciais.
As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2015, foram efectuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE. Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de Julho de 2014, em 14 países (Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Turquia, Japão, Estados Unidos, Brasil, China e África do Sul), com amostras representativas das populações nacionais, num total de 7 550 pessoas questionadas pela Internet.