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Tendências para o marketing de conteúdos em 2015: Estrutura organizacional

Por a 11 de Fevereiro de 2015 as 9:30

2014 chegou ao fim e interessa agora perceber quais as mudanças esperadas para o comércio no novo ano. A arte de comunicar com os futuros clientes, sem demonstrar ansiedade em vender, vai estar em destaque em 2015.

Para atender às exigências do mercado moderno, a aposta está na criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso, que é precisamente o que faz o marketing de conteúdos. As operações atraem e envolvem um determinado público-alvo, do qual se conhece a forma de pensar e agir, além dos gostos, interesses e estilo de vida.

O Fórum Marketing de Conteúdos previu a actividade de mercado que se vai desenrolar ao longo do ano, com o objectivo de levar o consumidor à acção e fazer com que as empresas adquiram um cliente rentável. Muitas são as tendências, catalogadas por seis grandes pontos de interesse: medição, tecnologia, distribuição, personalização, cadeia de abastecimento e estrutura organizacional.

O HIPERSUPER revelou cada um destes pontos de interesse diariamente, ao longo dos últimos dias, sendo que a abordagem, apresentada em baixo, diz respeito ao último tema destacado: estrutura organizacional.

Uma boa dinâmica de grupo produz mais rentabilidade e confiança

Os profissionais de marketing devem quebrar barreiras entre equipas e departamentos, de forma a criar uma verdadeira presença no marketing digital.

A estrutura é a base de uma empresa que, quando mais organizada estiver, maior dinamismo confere às operações, além de maior rapidez no processamento dos conteúdos. As equipas de marketing necessitam de encontrar a estrutura organizacional correcta, promovendo a colaboração interna para maior eficácia dos trabalhos realizados.

“A palavra de ordem é agilidade”, disse Peter D. Moore, Presidente da Wild Oak. “Os profissionais têm que mudar a forma como encaram o trabalho para combinarem com o intenso mercado digital”.

A colaboração é fundamental entre as equipas, que actualmente estão em constante pressão pelo mercado. Às empresas é exigido crescimento, o mais rápido que consigam. Como resultado, procuram formas de melhorar a sua performance no mercado, dirigindo-se no caminho da colaboração interna, que permita ciclos de planeamento de menor duração, a utilização dos sistemas interactivos para uma maior aproximação.

“Mesmo se os indivíduos integrados nas equipas se tornarem mestres do marketing digital, a empresa vai cair se não forem capazes de trabalhar juntos”. O CEO da Curata, Pawan Deshpande, considera que, neste caminho, “em vez de tentar publicar o máximo conteúdo, o mais rápido possível, estamos a mover-nos em direcção a um sistema de marketing sustentável e confiável”. O responsável revelou que a empresa está a construir uma cadeia de abastecimento de conteúdos (internos e externos). Para isso, “mantém contacto próximo entre as diferentes equipas de trabalho”, tanto as ligadas à publicidade como as de ‘social media’, que funcionam como “distribuidoras de conteúdos”.

 

 

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