Distribuição Homepage Newsletter

E. Leclerc prevê investir €1 milhão na optimização das operações nos próximos 3 anos

Por a 11 de Fevereiro de 2015 as 16:42

A cadeia de distribuição E. Leclerc chegou, em 2014, a um total de vendas de 37 mil milhões de euros, o que traduz um crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior. A empresa detém uma quota de 20% do mercado francês.

Segundo o portal de notícias da InfoRetail, a empresa francesa esclareceu que, incluindo as vendas de combustível, o valor do negócio ascendeu aos 45,7 mil milhões de euros. As vendas de combustível representam mais 0,2% para o total.

No mercado gaulês, a actividade da cadeia cresceu 1,8%, totalizando 34,5 mil milhões de euros, valor que, incluídas as vendas de combustível, sobe para os 42,2 milhões de euros. O resultado é 0,5% superior ao do anterior ano de 2013.

Em termos de volume, por sua vez, o progresso da rede de distribuição, em França, correspondeu a um crescimento de 2,3%, em relação ao ano transacto. Assim, a quota de mercado que a empresa detém no país de origem subiu meio valor, chegando aos 20%.

No ano passado, 18,3 mil milhões de lares compraram, pelo menos uma vez, as lojas da cadeia, o que supõe mais 419 mil casas a escolher os produtos da retalhista, comparando com 2013. Ao mesmo tempo, a frequência de visitas aos espaços cresceu a um ritmo de 2,9%.

As previsões da distribuidora, apontam para um aumento da facturação em 2% e uma melhoria de 0,3% da quota de mercado.

Michel-Edouard Leclerc, Presidente do grupo, destaca, segundo a mesma fonte, o “desenvolvimento do modelo de negócio“Drive” como o principal impulsionador do crescimento da empresa”, que conta já com 557 pontos de recolha, dos quais 111 abriram em 2014. No novo formato, a empresa acumula uma quota de mercado corresponde a 44,5%, com vendas equivalentes a 1,9 mil milhões de euros durante o ano passado, 32% do total de vendas.

O responsável revelou ainda que a retalhista prevê “investir um milhão de euros na melhoria das redes logística e comercial, nos próximos três anos”.

Actualmente, o E. Leclerc conta com 640 pontos de venta (hipermercados, supermercados e Express) e 557 pontos “Drive” em França. Nos mercados externos opera com 112 lojas, 19 em Portugal, segundo o site da retalhista, que representam mais de 2,4 mil milhões de euros de volume total de vendas.

Noticia corrigida às 16h36 do dia 12 de Fevereiro de 2015.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *