Comércio no Brasil alcança pior resultado em 11 anos
O volume de vendas do comércio brasileiro cresceu 2,2% no ano passado em comparação com 2013, o pior resultado dos últimos 11 anos (-3,7%), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), citados pela imprensa do país.
Em 2014, as vendas haviam crescido 4,3%, face ao ano anterior.
A baixa evolução das vendas de alimentos e bebidas, o principal segmento deste sector e que nos últimos anos cresceu impulsionado pela queda da pobreza e do desemprego no Brasil, é um dos principais motivos para este desempenho.
Segundo os analistas do IBGE, citados pela EFE, as vendas de alimentos apenas cresceram 1,3% em 2014, abaixo da expansão de 1,9% em 2013, afectadas “pelo aumento da inflação e pela evolução em baixa dos salários.
O preço dos alimentos também influenciou o consumo. Nos últimos 12 meses, subiram 7,1%, acima da taxa oficial de inflação de 6,4%.
Dos oito sectores comerciais analisados, apenas cinco terminaram 2014 com taxas positivas: artigos de uso pessoal e doméstico, farmacêuticos, médicos, combustíveis e lubrificantes e móveis e electrodomésticos.
Pelo contrário, equipamentos e materiais para escritório, têxteis, confecções e calçados e livros, jornais e revistas, terminaram o ano abaixo da linha de água.
Os economistas esperam que a tendência de desaceleração do comércio se mantenha em 2015.