Distribuição Homepage Newsletter

Embargo russo provoca crise no preço dos suínos com queda de 20%

Por a 10 de Fevereiro de 2015 as 15:51

No ano passado, o preço pago à produção pela carne de porco caiu cerca de 20%. O embargo às importações decretado pelo Governo Russo está a gerar, por toda a Europa, custos de produção superiores às vendas.

Uma carcaça de porco médio vendia-se a cerca de 1,30 euros por quilo, no início de 2015, havendo produtores, com menos poder de negociação, obrigados a vender por valores próximos dos 1,25 euros por quilo. O valor fica abaixo da média de 1,58 euros por quilo, apurada no início de 2014.

Em declarações ao Público, o Secretário-Geral da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, Simões Monteiro, lembrou que a instabilidade nos preços se deve ao facto do mercado russo ter fechado portas às importações europeias, uma vez que o continente é “excedentário na produção de suínos e cerca de um quarto dos excedentes eram vendidos à Rússia”.

Entre Janeiro de 2014 e o início de 2015, em Espanha, o preço médio caiu cerca de 24 cêntimos, para os 1,327 euros por quilo, em França, por sua vez, o valor médio recuou 18 cêntimos, para os 1,120 euros. Já na Holanda, a quebra foi de 36 cêntimos, atingindo os 1,22 euros, e na Alemanha, o preço por quilo desceu 20 cêntimos, para os 1,320 euros.

O impacto não atingiu contornos ainda maiores devidos “aos custos das explorações também terem baixado”, uma vez que o preço das matérias-primas para a alimentação animal diminui, segundo o jornal.

Apesar de Portugal não exportar o produto para a Rússia, os produtores foram afectados pela crise de preços nos suínos, sem paralelo nas outras produções de carne nacionais, já que o valor médio de preços do borrego, por exemplo, fechou 2014 com um ganho de cerca de 6%, face ao período homólogo, tendo registado cerca de 4,42 euros por quilo no ano anterior. O preço do cabrito aumentou na ordem dos 8% para 5,20 euros por quilo, enquanto o valor dos novilhos chegou perto dos 3,86 euros por quilo no final do último ano.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *