Consumo FMCG Homepage Newsletter

Organização Mundial de Saúde promove redução no consumo de açúcar

Por a 9 de Fevereiro de 2015 as 17:02

A Organização Mundial de Saúde (OMS) quer reduzir a recomendação de consumo de açúcar de 10% para 5% da energia consumida diariamente.

Os tratamentos de doenças de cavidade oral surgem como os mais dispendiosos nos países desenvolvidos, motivo pela qual a OMS, apoiada pelo governo britânico, propõe reduzir a ingestão de açúcar para metade.

Na publicação Teste Saúde, a Deco Proteste evidencia que a introdução do flúor nas pastas dentífricas e a diminuição do açúcar consumido, para valores entre os dez e os 15% da quantidade de energia diária, permitiram baixar os casos de cáries em 25%.

Um estudo publicado recentemente no jornal britânico BioMed Central Public Health dá conta, segundo a mesma fonte, que existe uma relação evidente entre a quantidade de açúcar ingerida e a ocorrência de cáries dentárias, pelo que sugere a fixação da taxa entre os três e os cinco porcento.Em concreto, a ingestão de duas gramas de açúcar por dia (0,4% da energia necessária) traduz-se em dois porcento de cáries em jovens e 7% em adultos.

Em Portugal, quatro em cada dez crianças apresentam doenças na boca.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *