Destaque Homepage Newsletter Ponto de Venda Tecnologia

Nova aplicação Pixie oferece mapa com localização real dos objectos (com vídeo)

Por a 9 de Fevereiro de 2015 as 13:29

Depois do serviço “Find My Phone”, desenvolvido pela Apple para localizar iPhones, surge agora uma nova tecnologia que permite recuperar, além dos dispositivos conectados, outros objectos perdidos, como carteiras ou bolsas, através de etiquetas.

A nova tecnologia denominada “Pixie” procura atribuir uma presença digital aos objectos não conectados à rede, como a carteira, um comando ou um carregador de telemóvel. Equipados com a tecnologia de localização geográfica ‘beacon’, que permite a comunicação com o smartphone através de ‘bluetooth’, os sensores “Pixie Points” são integrados em pequenas etiquetas, “do tamanho de uma palheta de guitarra”, segundo o site de notícias Mashable.

As etiquetas podem ser dobradas e “coladas” a qualquer objecto que se perca facilmente e por isso necessite de ser rastreado. A aplicação Pixie, para iOS ou Android, permite identificar a localização exacta dos artigos deixados para trás, num raio de “150 pés”, a partir do dispositivo móvel.

A aplicação também pode ser utilizada dentro de casa, para encontrar objectos que facilmente ficam escondidos entre os móveis, como o controlo remoto da televisão, e oferece ainda o recurso “last seen”, que alerta o utilizador para a última localização dos sensores, na qual o adesivo ‘Pixie Point’ foi detectado. O recurso serve para quando um item está perdido, fora do raio rasteado pela tecnologia. As etiquetas activam uma notificação de cada vez que o consumidor se afasta do raio de localização do produto, tornando-se útil também para que não saia de casa sem o objecto que precisa.

A diferença entre o serviço e o “Find My iPhone”, segundo a mesma fonte, é que enquanto o segundo informa que o objecto está algures em casa, a nova aplicação indica detalhadamente a localização.

Por fim, a aplicação também cria um mapa de realidade aumentada, no qual o utilizador pode observar em tempo real, por onde se movimentam os objectos identificados pelas etiquetas.

Disponíveis online a partir do próximo verão, um ‘pack’ de etiquetas custará 39,95 dólares (US) mas necessitam de substituição a cada 18 meses.

Veja como funciona a aplicação aqui (vídeo).

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *