Quem liderou a distribuição espanhola em 2014?
As cadeias Mercadona e Lidl são os operadores que mais ganharam quota na distribuição espanhola no ano passado, mais 0,6 e 0,4 pontos percentuais, respectivamente, face ao ano anterior, segundo o estudo espanhol ‘Balance y Perspectivas Gran Consumo 2015’, da Kantar Worldpanel.
As lojas valencianas registaram uma quota de mercado em valor de 22,1%. O crescimento foi impulsionado pela venda de produtos frescos.
Foi um ano duro para a Mercadona. “A cadeia tem vindo a ganhar mais de um ponto percentual de quota nos últimos anos, crescimento que em 2014 se ficou pelos 0,6%”, sublinha à Inforetail César Valencoso, Consumer Insights Director de Kantar Worldpanel. Apesar disso, “a cadeia vai continuar a abrir lojas e ainda não esgotou o modelo de expansão”, avisa.
Depois da Mercadona, líder do mercado espanhol, está o Carrefour com uma quota de 7,7% (+0,2%), “uma boa notícia para a cadeia que nos últimos anos tem vindo a perder terreno”. Na terceira posição está o grupo DIA com uma quota de mercado de 7,6%.
A concentração continua, assim, a aumentar no mercado espanhol. “As dez principais cadeias somam 52,9% de quota de mercado no sector do grande consumo”, mais 1,8 pontos face a 2013.