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3 perguntas a…Dora Simões, Presidente da Direcção da CVR Alentejana

Por a 3 de Fevereiro de 2015 as 17:38

3 perguntas a…

Dora Simões, Presidente da Direcção da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

 

“Vamos intensificar a promoção junto dos ‘Millennials'”

Quais os objectivos dos néctares alentejanos para o novo ano?

O Alentejo tem a maioria das suas exportações para mercados extra comunitários, nos quais são feitos notáveis esforços comerciais por parte dos agentes económicos, pelo que se espera que se mantenha um aumento das exportações. Esperamos também que se verifique durante este ano um aumento das vendas em 2015, e que se consiga aumentar também o valor médio por garrafa para estes mercados.

Lá fora, a estratégia passa por conquistar novas geografias ou o contrário?

A CVRA tem, desde há 25 anos, apostado na promoção dos vinhos do Alentejo e através desse exercício constante e consequente, em conjunto com os esforços promocionais dos produtores, obtido bons resultados que em muito contribuem para a notoriedade da região.

A estratégia de promoção genérica da região, continuará a ser de concentração nos seus quatro principais mercados – Brasil, EUA, Suíça e Angola – tendo-se aumentado o valor da verba investida em alguns deles. Acrescendo ainda a promoção no mercado nacional, com acções que visam o aumento da notoriedade dos vinhos do Alentejo e o incremento da sua base de consumidores e também uma série de acções ao longo do ano de formação para o retalho e restauração e grupos grupos profissionais de interesse, como é o caso do turismo.

Quais as principais tendências de consumo neste sector?

Torna-se no momento actual mais difícil a diferenciação dos produtos, uma vez que o consumidor se encontra focado no preço. Apesar desta complexa condicionante, é necessário adaptar as estratégias e a comunicação por forma a que se possa conseguir diferenciar os nossos vinhos valorizando-os aos olhos do consumidor. Há, no entanto, outras tendências que são orientadoras da nossa estratégia e de muitos produtores, tanto para a exportação como para o mercado nacional, como é o caso do grupo de consumidores Millennials, com comportamentos muito específicos de consumo e bons influenciadores na internet, junto dos quais pretendemos intensificar a promoção e divulgação.

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