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Nova plataforma utiliza RFID para optimizar a gestão do ciclo do retalho

Por a 23 de Janeiro de 2015 as 11:35

O futuro do retalho passa pela utilização de tecnologia RFID (identificação por rádio frequência), para optimizar a gestão do ciclo do retalho, defende a Creativesystems, que, com o apoio do INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência), desenvolveu a plataforma ‘CreativeRetail’.

“É um produto inovador para gestão e controlo de stocks no retalho, que parte da utilização de novas tecnologias e de novos paradigmas da computação em ambientes inteligentes para oferecer a máxima visibilidade dos produtos em toda a cadeia de abastecimento e, ao mesmo tempo, estimular a interação com o cliente”, sublinha a tecnológica especialista em RFID em comunicado.

A plataforma ‘CreativeRetail’ resulta, por um lado, “numa melhor satisfação do cliente final e, por outro, “num aumento das vendas entre 4 a 21% para as lojas ou cadeias de lojas”, garante a empresa.

A participação do INESC TEC no projecto envolveu duas grandes áreas de trabalho – o desenvolvimento de sistemas de recomendação e a análise da gestão de desempenho. As maiores vantagens são: “o aumento do controlo dos produtos recepcionados, a redução do tempo de contagem de stock, a maior visibilidade da localização dos produtos na loja, uma reposição rápida e eficaz, a redução das situações de out-of-stock, a disponibilidade dos funcionários para maior atenção ao cliente e a melhoria da taxa de conversão”.

No que diz respeito ao desenvolvimento de sistemas de recomendação, por serem desenvolvidos com base em dados recolhidos com tecnologia RFID, “os modelos capturam padrões no comportamento dos clientes dentro da loja, o que permite fazer recomendações de produtos adequados ao seu comportamento durante a visita e, por sua vez, melhorar a experiência de compra do consumidor. Isto representa uma melhoria significativa em relação aos sistemas de recomendação usados tradicionalmente no comércio, que são baseados somente nos produtos comprados pelo cliente, ignorando assim o processo que levou a essa escolha”.

Por sua vez, a análise da gestão de desempenho “está mais relacionada com a definição e especificação de indicadores chave de desempenho multidimensionais, que sejam customizados à estratégia da organização e capazes de estimular a gestão pró-activa da rede de fornecimento”.

“Ao maximizar a visibilidade dos produtos (ao nível do item) em toda a cadeia de fornecimento (produção, logística e loja), o CreativeRetail aporta ao retalho importantes ganhos de eficiência. Através de uma reposição rápida, correta e simples, permite disponibilizar mais rapidamente os produtos nas prateleiras da loja, minimizando-se os erros humanos e otimizando-se custos. Adicionalmente, esta solução estimula uma maior interação com o cliente, um atendimento mais rápido e um maior índice de satisfação do cliente”, explica Rui Rebelo, um dos responsáveis pelo projecto.

A plataforma, direccionada ao retalho de moda – vestuário e calçado – tem flexibilidade para “poder servir pequenas ou grandes empresas e oferece um melhor controlo do processo que leva os produtos e artigos da fábrica ao cliente final, passando pelo centro de distribuição”.

De acordo com Pedro França, director de inovação da Creativesystems, “através do uso desta solução inovadora, o retalhista assegura uma gestão mais directa e transparente de toda a cadeia de fornecimento, passando a tomar decisões baseadas em dados mais fiáveis e em tempo real”.

O projeto, desenvolvido em dois anos, conta com um investimento na ordem do meio milhão de euros, financiado pelo QREN (Quadro Comunitário de Apoio), no âmbito do programa operacional do Norte (ON2).

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