Dicionário de Marketing integra 400 novos vocábulos
Touch points, big data, prosumer e blue angel. Estes são apenas quatro dos 398 novos termos e expressões que evidenciam algumas das tendências e práticas que eclodiram ao longo dos últimos dez anos

Rita Gonçalves
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Takis lança Blue Heat em Portugal e reforça aposta em sabores ousados
Primeiro vinho do Douro da Casa Ermelinda Freitas eleito o melhor tinto no Citadelles Du Vin 2025
Continente vai plantar mais de 115 mil árvores para ajudar a reflorestar Portugal
Blended marketing, Endomarketing, Eprocurement, Prosumer e Blue angel. Estes são apenas cinco dos 398 novos termos e expressões que evidenciam algumas das tendências e práticas que eclodiram ao longo dos últimos dez anos e que agora passam a integrar o novo Dicionário de Marketing, a mais recente obra das Edições IPAM.
Precisamente uma década depois do lançamento da última edição, e no ano em que o IPAM celebra 30 anos de actividade, os criadores do Dicionário de Marketing, Gonçalo Caetano Alves – fundador do IPAM e considerado o maior impulsionador do ensino de marketing em Portugal – e Sílvia Bandeira – docente do IPAM nas áreas de marketing e consumo –, voltam a reunir-se para actualizar uma obra que serve de referência para marketeers e estudantes nesta área do conhecimento.
“Do mercado B2B ao B2C, passando pelo targeting e brand equity, até à big data e ao CRM fomentados pela era digital. O marketing é um terreno fértil em terminologias e ávido por novas expressões que obrigam qualquer marketeer a estar permanentemente atualizado”, explicam os autores da obra.
Em língua portuguesa mas utilizando termos de expressão internacional, o Dicionário de Marketing dá definições “mais amplas de acordo com a sua importância e estado de conhecimento no marketing da atualidade, incorporando as distintas posições doutrinais existentes”.
É neste contexto que o Dicionário de Marketing passa agora a reunir um conjunto de 1.870 termos e conceitos.
Notícia corrigida àsc17h30 do dia 22 de Janeiro