FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Alvarinho de Monção e Melgaço pode passar a ser designado como “Premium”

Por a 12 de Janeiro de 2015 as 11:23

O vinho verde Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço (SRMM) vai ter um rótulo próprio. Desta forma, os restantes produtores da qualidade de vinho passam também a utilizar a designação “Alvarinho”.

Os produtores de Monção e Melgaço possuem o uso exclusivo da denominação “vinho verde Alvarinho”, o que incomoda os outros produtores, segundo a agência Lusa.

O Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro, anunciou que o vinho daquela Sub-Região pode chegar ao mercado com a designação extra “Premium”.

Pela mesma fonte chega a informação de que, o acordo surgiu de negociações entre os produtores locais sobre o alargamento da denominação “Alvarinho” aos vinhos de toda a região, aos quais só era permitido serem identificados como “Vinho Regional Minho”, exceptuando os produzidos em Monção e Melgaço, no Alto Minho.

A última reunião para a decisão definitiva, entre as duas partes, acontece no próximo dia 13 de Janeiro, em Arcos de Valdevez. A União Europeia aguarda esclarecimentos sobre este assunto, até ao final do mês, por parte do governo.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *