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Marcas da Distribuição caem nos principais países europeus, sobretudo em alimentação

Por a 8 de Janeiro de 2015 as 17:18

Espanha é o país onde a quota das marcas da distribuição mais perderam peso.

A quota das MdD cairam 0,7 pontos em valor e 1,2 pontos em unidades, segundo um estudo realizado pelo IRI em sete países europeus – Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Grécia e nos Estados Unidos, citado pela Inforetail. Portugal não fez parte da análise.

Segundo o estudo, esta quebra da quota de mercado das marcas brancas dá-se pela primeira vez desde o início da recessão económica. “O preço não é actualmente o único factor que influencia a decisão de compra, mas também a comodidade, a relação qualidade-preço e a exclusividade”.

O estudo indica que a quota de mercado das MdD caiu nos oito países analisados.

“Um comprador mais informado e a guerra de preços na distribuição precipitou os primeiros indícios de uma desaceleração da marca do distribuidor em alguns mercados”.

Há cerca de um ano, estas marcas apenas perdiam vendas em França, mas este ano, além de França, também Itália, Espanha e Holanda assistiram a uma estagnação ou quebra da quota destas marcas, sobretudo em alimentação.

“As marcas da distribuição perderam quota naqueles quatro países pela primeira vez em sete ano.

É no Reino Unido onde a quota destas marcas é maior, representam mais de metade das vendas de grande consumo em valor.

Por outro lado, o estudo aponta uma redução do diferencial de preço entre as marcas brancas e as marcas de fabricante, devido às intensas promoções dos fabricantes e à redução dos níveis de promoção das marcas da distribuição.

Entre as categorias, o estudo revela que os produtos congelados e frescos – com um maior nível de penetração das marcas de fabricante – obtém a maior quota de vendas em valor para a marca do distribuidor, enquanto na confeitaria há um presença maior das marcas de fabricante e tem menos quota a marca do distribuidor.

“Os distribuidores estão a deixar de fazer grandes promoções e descontos. Os níveis de preço aumentaram para satisfazer a crescente procura por mais qualidade e produtos premium”, conclui o estudo.

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