Distribuição Homepage Newsletter

Retalhistas com menos oferta mas mais e maiores pontos de vendas

Por a 22 de Dezembro de 2014 as 13:30

A crise fez cair a oferta nos pontos de venda. No total, o número de referências diminuiu 3%, nas 15 principais cadeias de distribuição em Espanha, entre 2007 e 2013.

Os dados da Kantar Worldpanel, para a empresa espanhola Esade Brand Institute, foram divulgados pela InfoRetail.

Os distribuidores do país vizinho, passaram de um total de 59 130 unidades disponíveis para 57 535, nos últimos seis anos. Esta redução levou a que os retalhistas prosseguissem com uma expansão espacial, sendo que o número de pontos de venda aumentou 6%. Também as suas superfícies registam uma ampliação de 15%, no mesmo período.

Por categorias, o sortido de produtos de limpeza foi o que perdeu mais, com um decréscimo de 19% da oferta. A alimentação empacotada registou uma perda de 7%. Por outro lado, os produtos frescos não perecíveis aumentaram 16% da oferta, no linear dos distribuidores espanhóis. Nos últimos seis anos, também o sector das bebidas conseguiu mais 1% de referências.

Das marcas de fabricantes, pertencentes às 15 cadeias analisadas pelo estudo, 12 reduziram 9% a oferta, no mesmo período. O contrário aconteceu com as marcas de distribuição, cujos produtos cresceram em 15%. Dez dos 15 distribuidores aumentaram a oferta deste tipo de marcas no linear.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *