Retalhistas com menos oferta mas mais e maiores pontos de vendas
A crise fez cair a oferta nos pontos de venda. No total, o número de referências diminuiu 3%, nas 15 principais cadeias de distribuição em Espanha, entre 2007 e 2013
Ana Catarina Monteiro
Sabe bem neste Verão: a sugestão de Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia
Auchan de Setúbal reabre com conceito inovador e sustentável
Os desafios da alimentação animal vão ser debatidos pelos industriais do setor
Presidente da ADENE nomeado para o CDAP
AEP organiza congresso sobre as tendências e o futuro das empresas
Brother estende para cinco anos a garantia das impressoras TJ
Associações da UE pedem ação urgente e estratégia a longo prazo para a água
Empresas querem aumentar receitas com vendas online para novos mercados
Sabe bem neste verão: a sugestão de João Basto, diretor-geral da Centazzi
Bebidas lácteas em pó ‘Yogoody Shake’ no Continente Food Lab
A crise fez cair a oferta nos pontos de venda. No total, o número de referências diminuiu 3%, nas 15 principais cadeias de distribuição em Espanha, entre 2007 e 2013.
Os dados da Kantar Worldpanel, para a empresa espanhola Esade Brand Institute, foram divulgados pela InfoRetail.
Os distribuidores do país vizinho, passaram de um total de 59 130 unidades disponíveis para 57 535, nos últimos seis anos. Esta redução levou a que os retalhistas prosseguissem com uma expansão espacial, sendo que o número de pontos de venda aumentou 6%. Também as suas superfícies registam uma ampliação de 15%, no mesmo período.
Por categorias, o sortido de produtos de limpeza foi o que perdeu mais, com um decréscimo de 19% da oferta. A alimentação empacotada registou uma perda de 7%. Por outro lado, os produtos frescos não perecíveis aumentaram 16% da oferta, no linear dos distribuidores espanhóis. Nos últimos seis anos, também o sector das bebidas conseguiu mais 1% de referências.
Das marcas de fabricantes, pertencentes às 15 cadeias analisadas pelo estudo, 12 reduziram 9% a oferta, no mesmo período. O contrário aconteceu com as marcas de distribuição, cujos produtos cresceram em 15%. Dez dos 15 distribuidores aumentaram a oferta deste tipo de marcas no linear.