Distribuição Homepage Newsletter

Vitrinismo e exposição interactiva

Por a 12 de Dezembro de 2014 as 15:53

“No vitrinismo pode-se evoluir na forma de apresentação e exposição do produto, utilizando novas tecnologias”. Esta é a distinção que Helena Prista faz entre a simples decoração de montras e a nova forma de cativar os clientes através das vitrinas, surgida da necessidade de tornar o ponto de venda mais apelativo. Potencializando o novo modelo de negócio, que alia a criatividade e a tecnologia, Helena fundou a “Q’ria ideias”, no Porto. As montras do futuro potencializam “tudo o que influencie e mexa com o sensorial do consumidor”, além de “posicionarem a marca, tornando-a quase que inesquecível, ao gerar buzz”.

A especialista prevê que “o que será mais explorado nas montras e nos pontos de venda será a realidade aumentada onde o cliente pode participar e transmitir algum tipo de emoções”. No futuro, “a montra não pode ser apenas uma extensão do computador ou tablet que temos em casa”, a “característica de interacção e participação do consumidor” nunca pode ser perdida. Sendo o primeiro ponto de contacto com a loja, “há montras que já integram todo o tipo de tecnologia”. Desde “projecções, hologramas, realidade aumentada, diversos tipos de mecânicas para dar movimento, iluminação sequencial, entre outras tecnologias”, estão presentes nos projectos já realizados pela vitrinista.

A Mike Davis reabriu recentemente a sua loja no Norteshopping, integrando montras digitais. Gonçalo Soares Franco, responsável de Marketing da marca, revelou que o espaço “aumentou para o dobro”, apostando em ”inovação na forma de comunicar e foco na exposição do produto”. O mobiliário também marca pela diferença “por estar suspenso na loja, que tem quatro metros de pé direito”. O responsável afirma ainda que “uma loja dificilmente vive sem montra, por isso tem de ter o seu espaço e a sua importância na gestão da imagem de uma loja”.

Comentando este caso, Helena Prista considera que esta foi uma reformulação “100% digital de uma marca que já existe há muitos anos no mercado e continua actual, acompanhado as novas tecnologias”. Helena Prista, sublinha que “por ser totalmente digital não significa que uma montra vai ser melhor, que vai captar mais a atenção dos consumidores, mas ganha antes pela interacção”, apesar de acreditar que no futuro serão poucas as lojas a integrar o digital nas montras em Portugal. “Vejo mais isso a acontecer no interior do ponto de venda do que propriamente na comunicação para o exterior da loja”.

“O mais importante é fazer o percurso com o consumidor”. O restante ponto de venda tem que acompanhar a mesma linguagem. “Se o consumidor conseguir de alguma forma interagir com a montra e gostar da mesma, inconscientemente ele vai querer entrar e, se a compra for igualmente dinâmica e apelativa, através de recursos como catálogos digitais na loja, ou mecanismo, pelos quais conseguimos ver como vai ficar aquela peça de roupa sem ter de a experimentar, com certeza vai fascinar o cliente e fazê-lo voltar”.

Garantindo que “uma imagem mais actual vai por si só captar o consumidor”, a tecnologia “facilita a procura de um determinado produto e contem mais informações sobre o que o cliente procura, como é o caso dos muppies tácteis no interior de loja”. O atendimento, o facto de poder tocar, cheirar e ver ao vivo as peças são “factores muito valorizados por quem compra e que não é possível numa compra online”. O consumidor tem de se sentir “único e importante para uma marca e nada melhor do que o ponto de venda para lhe transmitir esse tipo de emoções”. Exemplo disso são “as FlagshipStores que permitem ao consumidor uma experiência única e em que nada se pode comparar a uma compra online. Neste tipo de lojas, o consumidor vive a marca, sente a marca”. Helena não considera que “o mercado online possa ameaçar as lojas físicas”, já que o consumidor valoriza a experiência de compra, especialmente em Portugal, um dos países que “possui maior taxa de aversão à incerteza e tem ainda alguns receios em comprar online”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *