Como transformar dados numa vantagem competitiva para o seu negócio
Como podem as empresas extrair valor dos dados gerados pelo crescente número de conexões entre pessoas, processos, dados e objectos

Rita Gonçalves
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A Cisco, por ocasião do seu evento anual ‘Global Editors Conference’ em São Francisco, revelou os principais pilares da sua estratégia de ‘Big Data’, anunciando um portefólio de soluções analíticas de dados.
“Concebido para ajudar as organizações a extrair valor dos dados gerados pelo crescente número de conexões entre pessoas, processos, dados e objectos”, o portefólio Cisco Connected Analytics para a Internet of Everything (IoE) inclui pacotes de software de fácil implementação que movem a capacidade analítica dos dados, independentemente da sua localização.
“Até agora, as soluções analíticas concentravam-se apenas em extrair valor dos dados criados dentro das organizações e quase sempre guardados em bases de dados centralizadas. Este modelo está a sofrer uma transformação significativa em consequência dos dados gerados de forma massiva pelas conexões da IoE – em qualquer lugar, provenientes de qualquer fonte e frequentemente originados em movimento e no extremo da rede, em sensores e dispositivos móveis”, revela a tecnológica em comunicado.
De acordo com um novo estudo da Cisco, 40% dos inquiridos referem uma “inacessibilidade” e a “incapacidade” de interpretar os dados como o principal obstáculo para converter as conexões entre processos, dados, pessoas e objectos em valor de negócio. “A Cisco Consulting Services também estima que, dos 14,5 biliões (europeus) que a IoE poderia gerar durante os próximos 10 anos, a capacidade analítica atingirá um valor próximo dos 6 biliões de euros. Para tirar partido do mesmo, é necessária uma nova abordagem”.
Redes inteligentes e infra-estrutura com virtualização de dados facilitam às organizações o acesso a dados ‘altamente’ distribuídos, acrescentando capacidade analítica para extrair valor de negócio. “Esta combinação permite correlacionar dados históricos armazenados com a analítica em tempo real no extremo da rede, ajudando as organizações a optimizar as suas operações, reagir de forma imediata às ameaças e proporcionar aos seus colaboradores e clientes a melhor experiência possível”.
Suite Cisco Connected Analytics para a Internet of Everything
Connected Analytics para Eventos: recorre aos dados sobre a utilização dos dispositivos móveis e da rede WiFi para proporcionar visibilidade imediata como, por exemplo, para analisar o comportamento dos fãs num evento desportivo. Conhecer o que os aficcionados estão a fazer, a sua localização no estádio e a sua forma de desfrutar desse tempo livre permite tomar decisões em segundos para optimizar a experiência dos fãs, tais como aumentar o pessoal de atenção ao cliente em determinadas zonas ou reforçar a segurança onde for necessário.
Connected Analytics para Retalho: correlaciona os dados das câmaras de vídeo do comércio e da rede WiFi com dados operativos já existentes, como os dados de inventário. Os comerciantes podem assim monitorizar padrões e utilizar a tecnologia de vídeo para determinar, por exemplo, os lugares onde os clientes se detêm mais tempo ou os expositores que devem ser repostos. Esta informação pode melhorar de forma imediata a experiência dos consumidores e as operações de comércio.
Connected Analytics para Fornecedores de Serviços: proporciona inteligência baseada em padrões sobre redes, operações e dados de clientes. A visibilidade end-to-end permite aos fornecedores de serviços melhorar a planificação de rede e tirar partido da infraestrutura em termos de utilização/adopção de serviços e dinâmica de mercado. Esta visibilidade ajuda os fornecedores de serviços a oferecer uma experiência optimizada e mais personalizada como, por exemplo, realizando recomendações mais acertadas sobre os filmes que podem interessar aos clientes ou a possibilidade de enviar alertas sobre a utilização da rede antes de fechar o ciclo de facturação.
Connected Analytics para TI: proporciona inteligência e visibilidade para alinhar funções de TI como gestão e administração de dados com os objectivos de negócio. Por exemplo, a analítica pode ser utilizada para optimizar a implementação de novas capacidades de TI – como a implementação de tecnologias de colaboração em novos escritórios ou compreender em tempo real os requisitos de segurança em constante mudança – de forma a que as organizações possam mitigar os riscos melhorando a cibersegurança.
Connected Analytics para Implementações de Rede: analisa a rede para melhorar a eficiência operativa, a resolução de incidentes e a visibilidade sobre as implementações, permitindo às organizações detectar incidências antes de acontecerem para resolvê-las de forma pró-activa e tomar decisões estratégicas sobre como conseguir a máxima estabilidade e rendimento pelo menor custo possível.
Connected Analytics para a Mobilidade: utiliza a analítica baseada na localização para analisar as redes sem fios e proporcionar visibilidade sobre os clientes que utilizam a solução Cisco Service Provider WiFi. Ao conhecer a adopção e os padrões de utilização da rede WiFi, os fornecedores podem planificar de forma pró-activa a capacidade da rede, melhorar as operações de negócio e explorar novas fontes de receita, como a possibilidade de personalizar os planos de preços em função do consumo de utilizadores.
Connected Analytics para a Colaboração: mede a adopção de tecnologias de colaboração internamente. Por exemplo, uma empresa pode monitorizar quantos colaboradores estão a adoptar as tecnologias de colaboração, como as utilizam e qual é o retorno do investimento ou qual a redução de custos em resultado do menor número de viagens de trabalho.
Connected Analytics para Contact Center: proporciona visibilidade através de todos os serviços de call center de uma organização para compreender melhor os clientes, optimizar os serviços oferecidos e melhorar a satisfação. Por exemplo, as organizações podem realizar ajustes para garantir que as consultas chegam às pessoas responsáveis de serviço de forma oportuna.