FMCG Homepage Marcas Newsletter

Embalagem pronta para venda: um “canal multimilionário” para as marcas

Por a 11 de Dezembro de 2014 as 11:35

A embalagem pronta para venda é uma ferramenta de marketing muitas vezes desaproveitada pelas marcas, revela um estudo da fabricante de embalagens em papel Smurfit Kappa.

“Apesar de 76% dos consumidores tomar as decisões na loja, as marcas deixam passar a oportunidade de marketing que esta cifra representa. As marcas ainda não estão a tirar partido das embalagens pronta para venda (embalagens criadas para remover facilmente os produtos da caixa e colocá-los diretamente na prateleira, sem desempacotar unidades individuais), em crescente tendência, como um meio quantificável para influenciar a decisão de compra no ponto de venda.

Segundo a Smurfit Kappa, 40% da visibilidade dos produtos nas prateleiras depende da embalagem secundária, canal de marketing muitas vezes não considerado pelos os departamentos de marketing, apesar de, em comparação com outros meios de publicidade, se adaptar rapidamente às campanhas de marketing mais recentes.

Segundo Arco Berkenbosch, Vice-Presidente de Marketing, Investigação e Desenvolvimento do Grupo Smurfit Kappa, citado pela InfoRetail, “o estudo constatou que os supermercados europeus dispõem de cerca de 125 metros quadrados para as marcas publicitarem os seus produtos através de embalagens prontas para venda. Em termos de custos, se compararmos com o custo médio de um outdoor, equivale a € 424.320 por ano por loja. Em toda a Europa, equivale a um canal multimilionário para as marcas”.

A vantagem destas embalagens reside nos custos logísticos na loja, fazendo com que o produto passe do armazém para o ponto de venda de forma mais rápida e eficaz. “Com os processos e a tecnologia correctos, os marketers podem tirar partido dos 76% de compradores que se fixam nestas embalagens”.

O marketing no linear deve estar totalmente integrado na estratégia e actividades de marketing da marca, com uma missão clara e bem definida, dirigida ao comprador. Cabe ao departamento de marketing, a responsabilidade de considerar o marketing no linear tanto para o comprador como consumidor desde o início do trajecto da marca.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *