Bebidas Homepage Newsletter

Carga fiscal pode levar a compra de bebidas espirituosas no estrangeiro

Por a 11 de Dezembro de 2014 as 14:28

A Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) alertou para a possibilidade de os consumidores portugueses optarem por comprar no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, devido ao aumento da carga fiscal, segundo a Lusa.

No final de uma conferência ‘Conversas ANEBE – Destilar a Realidade’, o secretário-geral daquela associação, Mário Moniz Barreto, admitiu que a diferença de taxa de imposto sobre as bebidas espirituosas entre Portugal e o país vizinho pode levar “a que muitos consumidores passem a abastecer em Espanha”.

Mário Moniz Barreto explicou que a taxa de imposto aplicável às bebidas espirituosas é mais baixa em Espanha, rondando os cerca de 900 euros por hectolitro. Com o Orçamento do Estado para 2015, a taxa de imposto aplicável em Portugal sofreu um aumento de 2,9%, passando para os 1.289,27 euros por hectolitro já no próximo ano.

O secretário-geral da ANEBE assegurou que as empresas “vão tentar não fazer repercutir” este aumento no preço cobrado ao consumidor final e que, assim, vão assumir perdas de “pelo menos 2,9%”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *