Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

Nova legislação para os rótulos dos alimentos

Por a 21 de Novembro de 2014 as 17:41

A partir de Dezembro, os rótulos dos alimentos presentes no mercado português têm de conter toda a informação nutricional e a lista de ingredientes completas.

Informações como o valor energético, lípidos, ácidos gordos saturados, hidratos de carbono, açúcares, proteínas e sal, terão de estar obrigatoriamente indicada nos rótulos de todos os alimentos, explica um notícia da agência Lusa.

As composições dos produtos passam a estar mais claras, para uma melhor informação dos consumidores. O sal passa a ser especificado como tal, ao invés de estar nomeado de sódio, como acontece actualmente.

Os produtos que podem provocar reacções alérgicas passam a constar também na listagem, de forma especificada, e não sob uma simples chamada de atenção. A data de congelação da carne passa a ser obrigatória para se indicar na embalagens de carne, produtos à base de carne e produtos de pesca congelados.

A dimensão dos caracteres passa a ter um tamanha mínimo obrigatório para facilitar a leitura dos rótulos.

A Bastonária dos Nutricionistas prevê que a medida tenha impacto positivo na saúde dos consumidores. Em declarações à Lusa, Alexandra Bento revelou esperar “um impacto positivo na saúde dos consumidores, com informação mais clara, precisa e objectiva. Acreditamos que os consumidores possam fazer escolhas mais acertadas e, eventualmente, a longo prazo e mais esclarecidos, possam fazer a substituição de alimentos menos saudáveis para mais saudáveis”.

A nova legislação contém ainda normas para a venda as vendas online.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *