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Susana Costa e Silva

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Os QR CODES e o contexto português

O QR CODE é uma poderosa ferramenta de marketing com um baixo custo de utilização, mas em Portugal o seu potencial está pouco explorado

Rita Gonçalves

Susana Costa e Silva

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Os QR CODES e o contexto português

O QR CODE é uma poderosa ferramenta de marketing com um baixo custo de utilização, mas em Portugal o seu potencial está pouco explorado

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Susana Costa e Silva

Por Francisca Moreira, aluna do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia e Gestão da UCP – Porto e Susana Costa e Silva, professora, investigadora e directora do Departamento de Marketing da mesma escola

Há muito que o homem vem lidando com a problemática do espaço, a sua distribuição e arrumação. A complexificação do mundo na era industrial, dada pela produção massiva maquinizada, trouxe consigo o problema da gestão das referências dos respectivos artigos.

O código de barras deu o primeiro passo ao conferir às referências numéricas uma imagem gráfica e, com o apoio de máquinas de leitura óptica, acelerou-se o processo de registo dos produtos e resolveu-se o problema do cansaço provocado nos funcionários das caixas, que antes disto precisavam de digitar os números manualmente.

Contudo, o armazenamento de referências técnicas que o código de barras permite, revelou-se insuficiente perante um simples desafio linguístico na língua japonesa.

De facto, a limitação do código de barras a 20 caracteres, limitava o Japão no processamento de dados mais complexos, como o seu sistema linguístico – KANJI1 e o KANA2 . O código de barras não seria a melhor solução para este país em grande desenvolvimento económico.

Nasce no Japão

Foi uma subsidiária da Toyota, a DENSO-WAVE, que iniciou a procura de uma solução. Masahiro Hara terá sido o responsável pela criação do novo sistema gráfico – o QR CODE. Esta criação foi rapidamente reconhecida, em 1999, como um novo código industrial que foi aprovado pela ISO (organização que estabelece regras e standards para serem cumpridos internacionalmente pela indústria).

A sintetização de informação condensada no código gráfico começou uma vez mais na indústria, mas a consciência da sua utilidade cívica levou-a a ser posteriormente introduzida no âmbito público, processo só possível pelo recurso ao aplicativo do leitor dos QR CODE nos smartphones, ponto este que valeu o prémio da GOOD DESIGN AWARD3 ao QR CODE (Instituto de Promoção do Design Japonês) em 2012.

No entanto, a grande mais-valia do QR CODE é o facto de o código não nos transportar apenas para a referência de um artigo, mas antes, ligar-nos virtualmente a qualquer tipo de conteúdos, sejam estes em forma de texto, imagens, vídeos, links para sites e até posições geográficas, tirando assim partido, da hiperligação para obtenção de informação. O QR CODE ampliou, portanto, a capacidade de armazenamento disponível e ainda incorporou sistemas que garantem uma leitura correcta deste. A lógica unidirecional: utilizador-código-informação ganhou outra dimensão com este sistema, que torna assim a interactividade com os dados, um ponto-chave da utilização.

A utilidade permitida pelo QR CODE em Portugal, não tem tido todavia o impacto observado noutros países. Talvez porque as pessoas não conhecem ainda o seu potencial e talvez porque ainda nem toda a gente possui um smartphone para tirar partido do QR CODE. Isto acaba por satisfazer apenas os mais atentos ou os mais curiosos ou quem, por acidente, chocou com um novo aplicativo que lê aqueles quadradinhos pixelizados.

Não que o símbolo mereça em todos os casos o lugar de destaque no suporte mediático, mas o marketing teria de associar-se a outros campos de criatividade para conseguir atingir as pessoas de uma forma especial, marcante e integrante e assim tirar melhor partido da “novidade” para que não só o QR CODE se torne um recurso didático e divertido, mas mais efetivo nas nossas vidas.

Outro factor que torna o QR CODE uma poderosa ferramenta de marketing é o seu baixo custo de utilização. A sua utilização tem vindo a crescer, nomeadamente em publicidades, revistas, cartões-de-visita, etiquetagem de artigos, entre outros. As suas potencialidades passam pela sua utilização em categorias como o ‘e-payment’ e o ‘e-ticketing’, como sistema de fidelização de clientes ou como fonte de informações sobre cidades ou eventos. São vários os exemplos que ilustram o sucesso que esta ferramenta pode ter se for bem explorada e que devem servir de fonte inspiração para outros que procurem melhorar resultados de visibilidade, de impacto social e de outro tipo de objectivos. Vejamos alguns exemplos.

Exemplos de utilização

A Tesco, rede de supermercados da Coreia do Sul, como forma de aumentar o seu volume de vendas face ao seu maior concorrente, sem ter de aumentar o seu número de lojas, realizou uma campanha onde o consumidor deixou de perder tempo a deslocar-se ao supermercado. Foram colocados dezenas de placares com imagens de prateleiras de supermercado espalhados pelas diferentes estações de metro de Seul, onde todos os produtos estavam identificados com um QR CODE. As pessoas puderam fazer as suas compras durante o seu trajecto quotidiano fazendo scan dos códigos que acompanhavam os produtos recebendo-os mais tarde nas suas casas.

A Starbucks implementou o QR CODE no seu sistema de pagamento. Após terem a aplicação, os clientes apenas se têm de preocupar em passar o código gerado na caixa que o valor a pagar é automaticamente debitado da sua conta Paypal ou cartão de crédito.

O potencial do QR CODE vai muito além de obter uma simples informação sobre um produto ou marca. Este deve potencializar a experiência do cliente, as informações que este contem devem ser sempre relevantes e não repetitivas relativamente ao suporte que o acompanha, devem ao máximo ser conteúdos que interajam com o utilizador e lhe ofereçam funcionalidades inéditas para as suas rotinas ou interesses pessoais.

No caso de Portugal, o potencial do QR CODE ainda está pouco explorado. O primeiro passo será tornar esta ferramenta mais presente na vida das pessoas. A integração da aplicação de leitura dos códigos nos smartphones (de raiz) seria um grande ponto a favor. Por parte das empresas, o QR CODE deverá sempre ser utilizado a pensar na utilidade que o conteúdo por trás do código terá para o utilizador.

 

Bibliografia

Lourenço, J. (2013), Os qr codes como ferramenta de partilha de informação. Manuscript submitted for publication, Instituto Politécnico de Gaya, Retrieved from http://www.slideshare.net/justinolourenco/qrcodes-15788730

Netgrafia

Vidal, R. (2012, 05 15). [Web log message]. Retrieved from http://www.jwave.com.br/2012/05/jm11.html

Dicas profissionais para o uso de qr-codes:

Entrevista com lasse lüders (2012, 03 08) Retrieved from http://br.jimdo.com/2012/03/08/dicas-profissionais-para-o-uso-de-qr-codes-entrevista-com-lasse-lüders/

Código qr. Retrieved from http://pt.wikipedia.org/wiki/Código_QR

History of qr code. Retrieved from http://www.qrcode.com/en/history/

Último acesso aos websites: 26 de Novembro de 2013

Sobre o autorRita Gonçalves

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Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo

Disponível em garrafa de 0,75 cl, este vinho clarete, feito a partir da casta baga da colheita 2023, DOC Bairrada, está à venda na loja online do Rocim.

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A mais recente referência clarete da Bairrada já chegou ao mercado e volta a ter como protagonista a personagem de animação Bruno Aleixo. Um vinho que reforça a parceria entre a Herdade do Rocim e a Quinta da Lagoa Velha.

“Tornou-se um vinho obrigatório no nosso portfólio, não só pela frescura que o torna uma companhia imprescindível nos dias e noites quentes de verão, como pela ligação ao icónico Bruno Aleixo, que continua a ser uma personagem incontornável”, sublinha Pedro Ribeiro, enólogo da Herdade do Rocim.

 

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Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas

A rede reforçou a sua presença em Oeiras, com a inauguração prevista de duas lojas, Santo Tirso, Cascais, Seixal, Sintra, Vila do Bispo, Santa Maria da Feira e Almada.

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A Melom Obras continua a reforçar a sua rede de lojas de franchising Melom e Querido Mudei a Casa Obras. Com nove lojas em oito concelhos do país, a rede que opera em modelo de franchising, reforçou a sua presença em Oeiras, com a inauguração prevista de duas lojas, Santo Tirso, Cascais, Seixal, Sintra, Vila do Bispo, Santa Maria da Feira e Almada.

Com um total de 127 franchisados e mais de 600 colaboradores, as insígnias que abriram 19 novas unidades em território nacional em 2023, reforçaram a sua rede no primeiro semestre do ano com a abertura de nove lojas e uma equipa de 20 colaboradores, sendo duas da Melom e sete da Querido Mudei a Casa Obras.

“Depois do termos fechado o ano de 2023 como um dos melhores anos das marcas de atividade dos seus franchisados, continuamos a reforçar a nossa rede de lojas a nível nacional. Temos concentrado os nossos esforços no apoio às unidades de franchising e redefinimos novas regras para a seleção e admissão de franchisados. Continuamos focados no nosso negócio core no setor das obras e remodelações, e nos nossos franchisados, com a aposta no recrutamento de novos profissionais e na formação profissional de mão-de-obra especializada, capacitando-os de melhores ferramentas de apoio”, sublinha João Carvalho, o co-fundador da Melom Obras.

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Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho

Cada embalagem de 400g contém quatro filetes, e estão à venda nos pontos de venda habituais

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A Pescanova está a lançar os Filetes forno com tomilho e sal marinho, como uma opção para o verão. Os filetes são feitos “exclusivamente com 100% filete de pescada” envolvidos num panado, temperado com tomilho e sal marinho.
No forno, ficam prontos em 15 minutos, na frigideira em 4-5 minutos e na Air Fryer em 12 minutos, divulga a Pescanova, que apresenta este novo produto como “uma fonte natural de Ómega 3 EPA e DHA”.
Cada embalagem de 400g contém quatro filetes, e estão à venda nos pontos de venda habituais, incluindo Auchan e El Corte Inglés.

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Logística

26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro

Duração de dois dias o congresso será palco de sessões para keynote speakers, apresentação de estudos e mesas redondas temáticas dedicadas à reflexão e debate.

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A Associação Portuguesa de Logística (APLOG) vai realizar o seu 26º congresso, nos dias 15 e 16 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa.

“Às disrupções nas cadeias de abastecimento acrescem hoje desafios enormes: desde a transição energética até às mudanças nas políticas de sourcing que têm implicações na relocalização da produção, passando pelo reforço da digitalização e a crescente aposta na robótica e automação, destaca a APLOG na comunicação sobre o evento.

A Associação alerta ainda que “novas e exigentes dimensões” surgem com a logística urbana, cibersegurança e inteligência artificial e, perante este contexto vivido pela logística e transportes, o programa do 26º congresso vai contar com a perspetiva e a reflexão de palestrantes que irão abordar questões atuais e emergentes.

O evento destína-se a players da indústria, operadores logísticos, transporte, distribuição, grossistas, retalhistas, autoridades públicas, consultoras, equipamentos tecnológicos e soluções para logística, fabricantes de veículos e tecnologias.

Duração de dois dias, com coffee breaks, almoços incluídos e jantar de networking, o congresso será palco de sessões para keynote speakers, apresentação de estudos e mesas redondas temáticas dedicadas à reflexão e debate.

As informações sobre o congresso estão disponíveis em www.aplog.pt

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Logística

Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché

A Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché, de norte a sul do país. A expansão da maior rede de cacifos inteligentes reforça a estratégia de inovação dos CTT, com total conveniência para o cliente final.

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A Locky sublinha que além de serem uma solução prática para a receção de encomendas ao longo de todo o ano, os seus cacifos assumem especial relevância nesta altura do verão, em que muitos destinatários se encontram ausentes dos seus domicílios. Assim, a receção das compras online em horário alargado, sem necessidade de o cliente apresentar qualquer documento para levantamento ou contacto com outras pessoas continua totalmente assegurado, seja qual for a localização do comprador.

Lista dos supermercados Intermarché, insígnia do Grupo Mosqueteiros, que já têm cacifos Locky:

Albufeira
Anadia
Armamar
Arrifana
Arruda dos Vinhos
Celorico da Beira
Charneca da Caparica
Gandara
Lagos
Massamá Norte
Mêda
Merceana
Oliveira de Azeméis
Pombal
Proença-a-Nova
São Bartolomeu de Messines
São João da Pesqueira
Seia
Taipas
V.N. Barquinha
Vieira de Leiria
Vila do Bispo
Vila Nova de Santo André

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Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal

Espanha, Reino Unido, Itália, Brasil e Japão são alguns dos principais mercados com presença confirmada em Viseu, de 15 a 17 de novembro, para os World Cheese Awards 2024.

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Portugal recebe pela primeira vez os World Cheese Awards. A edição 2024 decorre em em Viseu e tem já mais de 20 expositores internacionais confirmados.

Espanha, Reino Unido, Itália, Brasil e Japão são alguns dos principais mercados com presença confirmada em Viseu, de 15 a 17 de novembro, para os World Cheese Awards 2024. A primeira edição da competição em Portugal tem já mais de duas dezenas os expositores internacionais com espaço reservado.

A representação portuguesa da organização avança que a procura perspetiva uma forte presença internacional, com produtores, profissionais da indústria, compradores e imprensa de todo o mundo, “abrindo uma janela de oportunidade única para a divulgação e promoção dos produtores nacionais junto de importantes players internacionais, com potencial para alavancar as exportações na fileira do queijo português”.

“Estar presente nos World Cheese Awards 2024, quer através da inscrição de queijos na competição, quer enquanto expositores no espaço do evento, é uma oportunidade única para os produtores nacionais. Estamos a falar de uma iniciativa de âmbito mundial, que oferece uma visibilidade inigualável, potenciando a promoção dos nossos queijos além-fronteiras e, consequentemente, contribuindo para o incremento das exportações”, afirma Bruno Filipe Costa, food expert e representante dos World Cheese Awards em Portugal, sublinhando que “a qualidade e a diversidade dos queijos portugueses merecem ser reconhecidas globalmente, e este é o palco ideal para destacar a excelência da nossa produção”

“O evento reúne o trade mundial do queijo e é único na promoção das relações internacionais na indústria dos laticínios. Irá, mais uma vez, reunir os mais importantes especialistas internacionais em queijo e os melhores queijos do mundo”, salienta, por sua vez, John Farrand, managing director da Guild of Fine Food, entidade organizadora da competição.

O evento, conhecido como os Óscares do Queijo, é organizado há mais de três décadas pela britânica Guild of Fine Food e promete reunir em Viseu os maiores produtores e afinadores mundiais, com mais de 4.500 queijos oriundos de mais de 40 países avaliados por um júri composto por 250 especialistas de cerca de 40 nacionalidades. Neste júri, destaque para o maior contingente de jurados portugueses na história da competição, com 35 profissionais, abrangendo especialistas em queijo, críticos gastronómicos, chefs, entre outros profissionais da indústria.

As inscrições para os World Cheese Awards 2024 decorrem até ao dia 16 de setembro.

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Retalho

Pingo Doce abre nova loja em Lisboa

Com uma área de 775 m2, a nova loja situa-se na Rua Madame Curie, junto à Praça de Espanha, e tem a comida no centro da experiência de compra.

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O Pingo Doce tem uma nova loja em Lisboa, que proporcionou a criação de 46 novos postos de trabalho.

Na nova loja, aberta diariamente das 8 às 21 horas. os clientes vão encontrar o restaurante Comida Fresca com 60 lugares sentados; cafetaria e padaria em livre-serviço, com fornadas de pão quente ao longo do dia e uma variedade de produtos frescos, incluindo  secções de Talho e de Peixaria com atendimento personalizado e ecrãs digitais com informação dos produtos.

A nova loja vai, igualmente, ao encontro de uma maior preocupação ambiental e apresenta alternativas que permitem uma experiência de compra mais sustentável, através da disponibilização de sacos reutilizáveis e trolleys e um posto de reenchimento de água filtrada ECO, um serviço inovador e exclusivo do Pingo Doce, mais sustentável e económico, e que contribui para a redução do uso de plástico descartável. Os clientes podem também levar as suas próprias embalagens e caixas para utilizarem nos balcões de atendimento, como na Charcutaria ou no Take Away.

Com o objetivo de reduzir o consumo de energia e reforçar o compromisso com a sustentabilidade, a nova loja está equipada com iluminação integralmente em LED; claraboias para iluminação natural; sistemas de gestão e controlo de energia; equipamentos autónomos de frio com propano e central de frio CO2 (gases naturais) e torneiras eficientes.

No âmbito da política de responsabilidade social e de apoio às comunidades locais do Pingo Doce, a nova loja estabeleceu uma parceria com a VITAE – Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional – para a doação de bens alimentares.
A VITAE tem o compromisso de promover a dignificação das pessoas em situação de vulnerabilidade e de risco social, respeitando as suas escolhas individuais e veiculando opções de mudança e apoia, diariamente, mais de 1.200 pessoas.

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Nova gama de gelados familiares Olá

A Olá acaba de lançar uma nova gama de gelados familiares que já podem ser encontrados nas cadeias de grande distribuição.

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A gama de gelados de colher é apresentada como o mais económica com os sabores preferidos dos portugueses e chegam  num formato familiar de 900ml e em três variedades diferentes: caramelo salgado, frutos exóticos e bolacha com chocolate.

O sabor de Caramelo Salgado tem uma deliciosa base de nata, envolvida num molho de caramelo salgado e em pedaços de caramelo. Já o Frutos Exóticos tem uma base de baunilha, molho de frutos exóticos e pedaços de merengue. Por fim, o sabor Bolacha com Chocolate é um gelado de bolacha com molho de chocolate e maravilhosos pedaços de bolacha de manteiga estilo shortcake.

Com desenvolvimento criativo da WYcreative, o resultado final foi desenvolvido com foco em 3 pontos diferenciadores: as cores fortes da marca para uma identificação direta da Marca Olá, a textura do gelado para promover o apetite appeal com recurso ao coração icónico da Olá e os pedaços para transmissão direta do perfil de sabor.

 

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Retalho

Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan

A iniciativa ‘Carrinhos Surpresa’ da Auchan arranca este sábado em todos os hipermercados da retalhista, de norte a sul do país.

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tagsAuchan

Desta vez, e depois do sucesso da ação nos outros país, o palco é Portugal.

Estes carrinhos contêm produtos não alimentares com um desconto de 65% sobre o valor de referência em loja.

Segundo a retalhista, vão ser colocados cerca de 20 carrinhos em cada hipermercado Auchan e todos estarão tapados. Dentro de cada carrinho podem estar produtos de têxtil, artigos de casa, de bricolage, ou mesmo de tecnologia, e o objetivo é que o cliente se surpreenda.

O projeto piloto ocorreu em Coimbra e foi um sucesso – em pouco mais de 30 minutos, todos os ‘carrinhos surpresa’ disponíveis no hipermercado foram vendidos.

 

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Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental

As entregas estavam limitadas aos distritos de Lisboa e Setúbal, mas agora a Izidoro passa a assegurar entregas refrigeradas de 0 a 4ºC em todo o território continental.

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A Izidoro reforça estratégia omnicanal e a proximidade com os consumidores ao expandir as suas entregas online para todo o território de Portugal continental. A partir de agora, os consumidores de norte a sul do país podem receber os produtos Izidoro em casa, beneficiando do transporte refrigerado, assegurado por um parceiro logístico: a DPD Fresh.

As entregas estavam limitadas aos distritos de Lisboa e Setúbal, mas agora a Izidoro passa a assegurar entregas refrigeradas de 0 a 4ºC em todo o território continental, garantindo que os produtos chegam aos consumidores em perfeitas condições.

“A nossa prioridade é oferecer uma experiência de compra superior aos consumidores. Esta expansão a nível nacional permite-nos estar ainda mais próximos deles, garantindo que recebem os nossos produtos com a qualidade e frescura que nos distingue. Além disso, reforçamos a nossa estratégia omnicanal, integrando a loja online com os canais tradicionais para oferecer uma experiência de compra completa e conveniente”, acrescenta Marco Andrade, diretor de marketing da Izidoro/Grupo Montalva.

Para celebrar esta expansão a todas as regiões de Portugal continental, a loja online oferece entrega grátis na primeira encomenda (valor mínimo de 20 euros).

 

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