Produtos ópticos voltam a perder vendas
As vendas a retalho de produtos ópticos alcançaram 390 milhões de euros em 2013, uma queda de 1,3% face a 2012, segundo o estudo Sectores Portugal “Distribuição de Óptica” publicado pela Informa D&B.
“Esta tendência foi marcada tanto pela ampliação dos prazos de reposição dos produtos como pela forte pressão sobre os preços, derivada das contínuas campanhas de promoções e ofertas lançadas pelas principais cadeias.
A conjuntura desfavorável conduziu a uma maior concentração das vendas nas principais cadeias, que ganharam quota de mercado aos estabelecimentos independentes, graças à sua maior solidez financeira e capacidade de ajustar os preços dos produtos”, explica a mesma fonte.
As previsões apontam para um crescimento “moderado” da despesa das famílias no biénio 2014-2015, “ligeiramente acima dos 390 milhões de euros em 2014, representando uma taxa de crescimento de 0,5%, face a 2013”.
A facturação das 24 cadeias principais atingiu, em 2013, os 371 milhões de euros, representando cerca de 95% do total do sector.
Em Maio de 2014 operavam no mercado português cerca de 1530 estabelecimentos ópticos, dos quais cerca de metade nos distritos de Lisboa, com 315, Porto, com 225 e Setúbal, com 150.