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Twitter e IBM tornam-se parceiros em analítica empresarial

Por a 3 de Novembro de 2014 as 10:00

O Twitter e a IBM formaram uma parceria que “promete transformar a forma como as empresas e as instituições vêem os seus clientes, os mercados e as novas tendências”.

Com o objectivo de ajudar a tomar decisões de negócio mais informadas, a iniciativa reúne os volumes de dados produzidos diariamente no Twitter, o software de analítica da IBM, as plataformas colaborativas e serviços de consultoria.

O acordo procura integrar os dados da plataforma de social media, que “mede o pulso do planeta”, com os serviços de analítica da IBM baseados na cloud.

A IBM e o Twitter vão disponibilizar um conjunto de novas aplicações empresariais para ajudar a melhorar as decisões de negócio, em todos os sectores e actividades profissionais. A primeira solução conjunta é dedicada ao relacionamento com clientes, como a plataforma IBM ExperienceOne, que permite aos profissionais de vendas, marketing e atendimento ao cliente registarem o comportamento dos consumidores para um melhor acompanhamento e atendimento.

A parceria terá ainda uma vertente de consultoria empresarial especializada. Os profissionais da IBM terão acesso a dados do Twitter, oferecendo um melhor serviço de consultoria aos clientes. A partilha de dados permitirá também desenvolver soluções para sectores específicos, como serviços bancários, do retalho e transportes.

As novas soluções permitirão integrar dados das redes sociais com dados de uma empresa. A partir da previsão das tendências a longo prazo, o sistema ajuda a acelerar o desenvolvimento de novos produtos, ou a antecipar, em tempo real, qual será a procura num determinado momento, tendo em conta factores como os padrões climatéricos.

“Quando falamos da capacidade de transformação de uma empresa, a IBM permite às organizações usufruírem de tecnologias e plataformas emergentes”, sublinhou Dick Costolo, CEO do Twitter, acrescentando que “esta importante parceria com a IBM vai mudar a forma como as decisões empresariais serão tomadas, como é o caso da identificação de novas oportunidades de mercado para melhorar o relacionamento com clientes, parceiros e colaboradores”.

 

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