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“Os portugueses são muito dependentes da generosidade e da proposta de valor”

Por a 21 de Outubro de 2014 as 12:03

“A mobilidade está a mudar o mundo do retalho. Neste momento cerca de 2 mil milhões de pessoas têm um canal de distribuição no bolso. No entanto, é preciso ter em conta a dependência que a realidade virtual tem do espaço físico. As opções offline moldam as necessidades online”.

Esta é uma das principais conclusões de David R. Bell – especialista e investigador em comportamento do consumidor da Wharton School, Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América – por ocasião da conferência ’The Everywhere Store’, na Porto Business School no passado dia 10.

“O consumidor português está alerta para o mundo digital, tem apetência para a compra online, mas demonstra alguma resistência e conservadorismo. Os portugueses são clientes curiosos, prudentes, minuciosos e muito dependentes da generosidade e da proposta de valor – conhecidos descontos e promoções – das marcas. Hoje, o consumidor espera que as marcas venham ter com ele. As lojas online são mais do que um espaço de compra, já que permitem recolher informação, fidelizar e satisfazer melhor as necessidades do cliente”, salienta, por sua vez, João Dionísio, docente da Porto Business School e especialista em comportamento e psicologia do consumidor.

Com base nos grandes desafios do retalho, foram lançadas para discussão questões como a relação entre os consumidores, a realidade virtual e os espaços físicos. Segundo David R. Bell, “o comportamento do consumidor é local. Entre outros fatores, a presença de lojas físicas próximas desempenha um papel fundamental no processo de tomada de decisão quando se trata de comprar online, como tal, a vontade de o consumidor procurar e consumir informação depende do local onde vive”.

A conferência “The Everywhere Store” reuniu no Porto entre 9 e 10 de Outubro especialistas internacionais e algumas das maiores cadeias do sector do retalho do mundo. Organizado pela Tlantic e com o apoio da Porto Business School o evento, moderado no segundo dia por Daniel Corsten – consultor de marcas como a Procter&Gamble, Walmart e Unilever e professor do Instituto de Empresa, Madrid, contou com a apresentação de casos de sucesso internacionais como Tesco, Lojas Marisa, Sonae, Dufry e Leroy Merlin.

 

 

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