FMCG Homepage Marcas Newsletter

Produção de azeite aumenta em 60 toneladas por ano

Por a 9 de Outubro de 2014 as 15:28

A Herdade Maria da Guarda investe meio milhão de euros na plantação de 50 mil oliveiras. Plantadas no Monte da Alcaria, em Serpa, ocupam um total de 30 hectares de plantação.

O investimento na produção de azeitonas traduz duas toneladas de azeite por hectare/ano. Pela primeira vez, a propriedade da Casa Agrícola Cortez Lobão planta em terrenos de terceiros, para aumentar a capacidade de produção. A colheita está prevista para Novembro de 2016.

O Monte da Alcaria, pertence a uma família de agricultores de Serpa, a família Pulido Garcia, e passa a integrar o perímetro de produção de azeitonas para azeite gerido pela Herdade Maria da Guarda, que emprega 30 colaboradores no processo de plantação.

Desta forma, são acrescentadas 60 toneladas à produção anual de azeite da Casa Agrícola Cortez Lobão, que conta com 600 hectares de terras da Herdade Maria da Guarda e, mais de 1,1 milhões de oliveiras plantadas em sebe (cerca de 1800 kms de linhas de oliveira), capazes de produzir anualmente mais de um milhão de quilos de azeite.

A quase totalidade de produção destina-se à exportação. Mais de 95% do azeite segue para Brasil, EUA e China, sendo o principal mercado de destino Itália. A produção da herdade tem permitido vendas anuais entre os quatro e os seis milhões de euros, consoante a flutuação de valor de azeite nos mercados internacionais, e um EBITA a rondar os quatro mil euros por hectare/ano.

João Cortez de Lobão, accionista da Casa Agrícola Cortez Lobão, explica que “esta é a primeira vez que trabalhamos neste modelo, como outra forma de rentabilizar a capacidade de produção do lagar, além do processamento de azeitona de primeira qualidade, adquirida por olivicultores da região. Só o ano passado foram comprados cerca de 1,5 milhões de quilogramas, o equivalente a um quarto do total processado”.

Desde 2006, já foram investidos 14,5 milhões de euros na Herdade Maria da Guarda, reforçando-a como uma das maiores produtoras independentes de azeite, em Portugal.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *