A Padaria Portuguesa quer 40 lojas em Lisboa
A Padaria Portuguesa opera já 24 lojas na área da Grande Lisboa mas ainda há espaço para crescer, revela Nuno Carvalho, sócio d’ A Padaria Portuguesa

Rita Gonçalves
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A Padaria Portuguesa opera 24 lojas na área da Grande Lisboa mas ainda há espaço para crescer, revelou Nuno Carvalho, sócio d’ A Padaria Portuguesa, por ocasião da Conferência Comunicação em Debate, organizada pelo Meios&Publicidade.
“Não vamos parar. Queremos alcançar as 40 lojas na Grande Lisboa. O negócio está a correr bem. 16 das nossas lojas crescem a dois dígitos face ao ano passado”.
Nuno Carvalho e os sócios fizeram um investimento inicial com capital próprio que permitiu a abertura das quatro primeiras lojas, uma unidade fabril e financiar o ‘cash flow’ negativo até se tornar positivo. “Desde então, só abrimos lojas com o dinheiro gerado pelas anteriores”.
A Padaria Portuguesa tem vindo a apostar em lojas de rua. “Os ritmos de vida são cada vez mais acelerados e o paradigma familiar organizou-se em função da conveniência. Se tenho soluções no meu bairro a preços convidativos porque hei-de deslocar-me a uma grande superfície, numa altura em que o consumo se está a retrair? Há uma tendência para voltarmos às soluções de proximidade, à vida do bairro, para conhecermos os nossos vizinhos. O que fizémos foi aproveitar esta tendência, profissionalizar o negócio e acrescentando valor para o consumidor”.
O sócio da empresa considera o comércio tradicional pouco profissionalizado. “Que é diferente de ser pouco profissional. São negócios que funcionam com base na economia ilegal e, apesar do cerco que se tem vindo a apertar, a maioria continua a funcionar assim. E se isto tem uma série de vantagens a curto prazo, no desenvolvimento do negócio ao cliente tem uma série de limitações. Temos um exercício de gestão ultra rigoroso, controlamos todas as entradas e saídas da loja ao cêntimo, à micro-grama de farinha, quase”.