Distribuição Homepage Newsletter

Apesar das pressões, Espanha não aumenta IVA

Por a 19 de Setembro de 2014 as 10:33

O ministro da Fazenda espanhol, Cristóbal Montoro, garantiu que o executivo não vai subir o IVA porque isso é “desnecessário” e seria “contraproducente” para os esforços de reativar a economia, citado pela Lusa.

Montoro falava no plenário do Congresso de Deputados durante o debate dos diplomas de reforma fiscal aprovados em Junho e com os quais o executivo estima que cerca de 9 mil milhões de euros voltarão aos bolsos dos contribuintes nos próximos dois anos.

Em causa estão reduções ao imposto sobre o rendimento das famílias (IRPF) e também ao imposto sobre as empresas, e ainda alterações ao IVA.

Espanha tem uma taxa máxima do IVA de 21% desde Setembro de 2012, tendo o FMI e a Comissão Europeia recomendado que o nível seja aumentado, algo que o Governo espanhol rejeitou fazer.

Montoro insistiu que o Governo “rejeita” as posições a favor de aumentos do IVA, já que “as receitas de IVA vão bem, muito bem”.

“Subir o IVA é não só desnecessário, mas seria contraproducente para fomentar o consumo e propiciar a recuperação da procura, como parte do motor para o crescimento económico”.

Manter o IVA nos níveis atuais beneficiará muitos sectores económico e, nesse sentido, destacou o turismo e a hotelaria e restauração (com um nível de IVA de 10%) e que “estão a fomentar o arranque da economia”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *