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Linde investe €60 milhões na sua primeira fábrica

Por a 15 de Setembro de 2014 as 12:10

O primeiro empilhador fabricado pela Linde Material Handling (MH) saiu da fábrica de Aschaffenburg, na Alemanha, em 1959.

55 anos mais tarde, a 29 de Agosto de 2014, o fabricante europeu assinalou a montagem do empilhador número 750.000, um contrapesado eléctrico com capacidade de carga de cinco toneladas.

“Com investimentos na ordem dos 60 milhões de euros até 2021, expandiremos a nossa capacidade de produção em Aschaffenburg a médio prazo e simultaneamente optimizaremos ainda mais os nossos processos”, revela um comunicado da empresa.

O futuro proprietário desta máquina é o BMW Group, que utilizará o modelo E50, equipado com cabina, sistema de aquecimento, Blue Spot e garfos com 2,30m de comprimento, para a carga e descarga de camiões na sua fábrica de componentes de Wackersrdorf, na Alemanha.

Um pouco de história…

O primeiro modelo fabricado em Aschaffenburg e introduzido no mercado foi o Hubtrac, o antepassado de todos os empilhadores da marca. No início, o número de unidades produzidas deste modelo de empilhador era bastante limitado e parte da produção era vendida fora da Alemanha. Com o aumento da procura ano após ano, os modelos de empilhadores, que circulavam com motor diesel e com capacidade de carga de 2 a 2,5 toneladas, tornaram-se muito populares.

Em 1970, um ano depois da direcção abandonar por completo a produção de tractores, já se produziam mais de 2000 empilhadores anualmente. O crescimento acelerou quando, nos primeiros anos da década de 70, se acrescentaram os primeiros empilhadores contrapesados eléctricos ao programa de produção da empresa, com o objectivo de crescer nos anos seguintes com o alargamento da gama de modelos.

Em 1982, a gama de empilhadores diesel já incluía quatro séries distintas, com modelos com capacidade de carga de entre 1,2 e 7 toneladas. No caso dos empilhadores eléctricos, a capacidade de carga situava-se entre as 1,2 e as 3 toneladas. Lançada em 1985, a série de empilhadores diesel 351 contribuiu de forma decisiva para o êxito global da empresa e posicionou-se na “classe premium” entre as 2 e as 3,5 toneladas. Até ao ano de 2001, foram montadas 100.000 unidades destes modelos em Aschaffenburg.

A geração seguinte de empilhadores, os modelos 39X diesel e de GLP lançados em 2002, também garantiram a continuação destes sucessos. Simultaneamente, aumentava a proporção de empilhadores de tracção eléctrica fabricada em Aschaffenburg.

Com uma capacidade de carga de cinco toneladas, este empilhador 750.000 faz parte da actual gama dos modelos de tracção eléctrica Linde, podendo ser utilizado em sectores como a indústria alimentar, de bebidas e também no armazenamento de materiais de construção e indústria química.

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