Distribuição Homepage Newsletter

Portugal é dos países europeus com menos feriados

Por a 12 de Setembro de 2014 as 14:08

Portugal ocupa a 9ª posição do ranking mundial em número de feriados por país, segundo estudo desenvolvido recentemente pela Mercer – Worldwide Benefit and Employment Guidelines.

Dos 14 feriados que existiam antes dos cortes do governo, os portugueses gozam actualmente de 10, o mesmo número que Espanha, Bélgica, Luxemburgo e Noruega. Abaixo estão Reino Unido, Países Baixos e Hungria, com oito feriados.

Diogo Alarcão, Partner da Mercer Portugal, sublinha que “cada vez mais, os países querem atrair investimento demonstrando a nível internacional que dispõem de uma força de trabalho produtiva, flexível e acessível. Portugal, por exemplo, ao suspender quatro feriados públicos procurou reforçar a sua imagem junto de potenciais investidores”.

O estudo fornece uma visão geral das práticas de benefícios, normas legais e condições de trabalho em 64 países. Pode ser utilizado pelos directores de recursos humanos de empresas multinacionais, como forma de ajudar a definir as políticas de benefícios para os empregados.

Mundialmente, a Índia e a Colômbia são os países com mais feriados (18) e os mexicanos são os menos beneficiados (7).

Por outro lado, um número reduzido de feriados também pode ser um impedimento para atrair investimento, segundo Tiago Borges, responsável da área de talento em Portugal. “O conhecimento das práticas referentes a feriados públicos é muito importante para quem lida com a expatriação de colaboradores para o exterior. A mobilidade dos colaboradores a nível internacional é essencial, por forma a ajudar a empresa a desenvolver-se em mercados locais. Se benefícios – como o tempo de férias – que um colaborador tem no seu país de origem não são comparáveis na sua nova localização, esse factor poderá dissuadir o colaborador de aceitar essa posição, por exemplo, e a empresa pode ressentir-se”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *