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“O desafio hoje é optimizar a dimensão das lojas”

Mais eficiência na gestão do espaço nas lojas e conferir a cada categoria a dimensão estritamente necessária para oferecer um bom serviço, estão entre os principais desafios do sector grossista, sublinha Jose Maria Cervera, Director-Geral da Makro Ibérica

Rita Gonçalves
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“O desafio hoje é optimizar a dimensão das lojas”

Mais eficiência na gestão do espaço nas lojas e conferir a cada categoria a dimensão estritamente necessária para oferecer um bom serviço, estão entre os principais desafios do sector grossista, sublinha Jose Maria Cervera, Director-Geral da Makro Ibérica

Rita Gonçalves
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Mais eficiência na gestão do espaço nas lojas e conferir a cada categoria a dimensão estritamente necessária para oferecer um bom serviço, estão entre os principais desafios do sector grossista, sublinha Jose Maria Cervera, Director-Geral da Makro Ibérica

Não há muito tempo, muitos consideraram que o formato cash&carry tinha os dias contados. O que têm vindo a mudar para se adaptarem aos novos tempos e ao consumidor de hoje?

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O que se passou foi que o sector não evoluiu. O principal motivo que levou ao encerramento de muitos operadores, tristemente, aqui em Portugal, foi a falta de evolução para dar resposta às novas necessidades dos clientes. O tradicional formato de cash&carry, tal como foi pensado ao início, não podia viver para sempre.

Por outro lado, o sector da distribuição evoluiu com muitissíma rapidez. Os cash&carry não foram capazes de ver a tempo a necessidade de mudança e muitos ficaram pelo caminho. Se podemos falar de algo positivo neste processo, é que todos nos demos conta que temos de evoluir, e muito rápido, ou teremos a mesma sorte.

Não é só a Makro. Outros operadores estão a incrementar mudanças. Penso que estamos todos a evoluir na apresentação, nos produtos e no serviço. No serviço, estamos a acrescentar algo, para mim fundamental, que é o coração. Os nossos colaboradores de Portugal têm essa capacidade de dar o coração ao cliente para que este nos encare não apenas como um mero fornecedor mas um sócio em quem podem confiar para fazer negócios.

Este é o valor diferencial da Makro. Os produtos podem ser copiados, os preços também, assim como a apresentação. Mas, esta relação do cliente com os nossos colaboradores não. É quase uma relação de amizade.

A estratégia está a dar frutos?

Sim. Há pouco menos dois anos, a situação da Makro em Portugal era muito complicada. Durante os últimos oito a dez anos, praticamente todos os anos, perdemos vendas, lucros e quota de mercado. Há pouco mais de um ano, de forma sustentável, quase todos os meses, com uma ou outra excepção, estamos a ganhar quota de mercado e mudámos a tendência negativa das vendas. Em 2013, em alguns meses, crescemos entre oito a dez por cento, e este ano estamos à espera de uma situação muito similar à do ano anterior. Parámos a quebra das vendas e agora temos de ser capazes de recuperar os lucros que os nossos accionistas estão à espera da Makro Portugal.

Quais os resultados do último exercício?

Em 2012, facturámos 346 milhões de euros e, no ano passado, 258 milhões de euros. Mas, o nosso ano fiscal mudou no ano passado. Passou a ser de Outubro a Setembro. Ou seja, conseguimos parar a quebra das vendas e temos agora de acelerar o crescimento dos lucros, que crescem embora não tanto como gostaríamos.

 E a evolução da quota de mercado?

Este ano, aumentámos a quota em 5%. No último exercício fiscal, crescemos quase 2%.

Qual a contribuição do canal online no desenvolvimento deste formato?

Estamos a prestar um serviço de entrega da mercadoria no estabelecimento do cliente. É o embrião, o primeiro passo, do que poderá vir a ser o comércio electrónico dentro da Makro. Mas, ainda não temos vendas online. As vendas com entrega no espaço do cliente representam cerca de 10% do nosso negócio. No futuro, teremos que desenvolver o comércio electrónico, mas hoje ainda não temos sequer um plano para fazê-lo, porque acreditamos que ainda temos muito para desenvolver na loja.

Como imagina a loja cash&carry no futuro?

Imagino lojas mais pequenas, com um foco muito maior no cliente do dia-a-dia, com um sortido não-alimentar mais especializado do que vemos hoje nas lojas, com parceiros muito profissionais e funcionários que sorriem todos os dias.

Grandes lojas, como a de Alfragide, com cerca de 15 mil metros, hoje deixam de fazer sentido. Teremos de ser muito mais eficientes na gestão do espaço e, agora, ainda não o somos. Para prestar um bom serviço aos nossos clientes, não precisamos de tanto espaço. Podemos dar um serviço igualmente bom com menos espaço do que temos actualmente nas lojas. No futuro, todos teremos lojas mais pequenas.

 Qual a implicação das mudanças na localização das lojas?

Quanto mais perto estamos dos clientes, melhor. Em França, Itália e Espanha já se começaram a fazer lojas nos centros das cidades. Isto permite que o cliente, em praticamente dez minutos, saia e regresse ao estabelecimento com as compras. No dia em que possamos voltar a falar em expansão, esta será também uma tendência.

Quando poderemos voltar a falar em expansão?

Temos de dar aos accionistas aquilo que estão à espera. Afinal, este é um exercício de tu dás-me e eu dou-te.

O formato cash&carry está expandir mais nos mercados emergentes do que nos maduros.

É verdade. A parte mais importante do investimento em novas aberturas do grupo está nos mercados emergentes. Não podemos, no entanto, esquecer que uma parte importante do negócio está nos mercados maduros, e os mercados maduros podem vender mais, a mais clientes, e rentabilizar os seus negócios.

Se somos capazes de dar fomação aos clientes para que façam as coisas de forma diferente e ofereçam serviços e produtos diferenciados aos clientes, então, vamos gerar mais negócios. Os mercados maduros têm ainda muitas oportunidades de crescimento.

De que forma o sector tira partido das novas tecnologias?

Marcamos presença nas redes sociais. Estamos a fazer pequenas incursões para testar a nossa preparação para estar no canal digital. O que é claro é que cada vez mais os nossos clientes têm como ferramenta de trabalho estas plataformas. Temos de nos desenvolver para acompanhar os nossos clientes e para que a comunicão entre nós seja cada vez mais rápida e fluída.

Actualmente, temos um sistema, que designamos de sistema de reconhecimento do cliente, à entrada da loja. O cliente passa o cartão no leitor e um funcionário é alertado para acompanhá-lo ao longo da compra.

Segundo algumas estimativas, o sector cash&carry deverá crescer globalmente a uma média anual de 6,2% nos próximos anos, tendo como motor de crescimento o formato “Wholsale Club”. O que pensa deste formato?

O “Wholsale Club” é o modelo utilizado pela Cosco.

 Que entrou agora em Espanha.

Sim, está em Sevilha, desde 15 de Maio deste ano.

Eu tenho algumas dúvidas que o sector possa derivar num “Wholsale Club”, porque, afinal, este formato significa que cada um dos clientes dessa insígnia tem de pagar uma quota anual para poder fazer compras. Por outro lado, o conceito aposta num sortido muito reduzido. Nós temos um sortido com 30 mil referências e o formato “Wholsale Club” tem cerca de 3 mil. Mas, o que é claro é que são mais concorrentes e não podemos descurar o seu acompanhamento, mas o desenvolvimento será mais lento do que o plano que a Cosco havia desenvolvido inicialmente. Em Espanha, havia planos para abrir uma segunda loja ainda em 2014 e o projecto foi adiado para 2015.

Que impacto teve no sector a chegada da Cosco a Espanha?

Em primeiro lugar, é mais uma pessoa a comer da mesma tarte. Ou seja, alguém tem de sofrer com a sua chegada. Em segundo lugar, vai-nos obrigar a estar muito mais atentos à evolução. E a Cosco tem secções muito fortes. Primeiras marcas a preços agressivos, sobretudo na alimentação. E têm formatos grandes, muito grandes mesmo, em muitos artigos importados dos EUA e Canadá. Há alguns produtos que aqui não temos. O factor novidade e de exclusividade de sortido é algo que vai favorecer a Cosco. Mas, creio que para ter êxito vai levar tempo pelos condicionalismos que enumerei.

Em Portugal, uma parte importante das vendas em grande consumo é feita com promoções. Qual a vossa estratégia em preço?

Uma das primeiras medidas que tomámos quando o negócio ibérico se uniu foi adoptar os preços médios praticados pelo mercado. Nos últimos anos, havíamos perdido competitividade em preço e, por isso, no primeiro ano, investimos 5 milhões de euros só para repocisionar os preços. Hoje, estamos num nível competitivo razoável, não podemos nem queremos ser os mais baratos em tudo, mas precisamos de ter um preço competitivo, qualidade, serviço e um sortido que mais ninguém tenha.

Estamos convencidos que com um preço razoável e todo o valor acrescentado que o nosso pessoal e os nossos produtos oferecem, conseguimos diferenciar-nos da concorrência. A guerra de preços, afinal, não traz valor a ninguém. É verdade que na situação de crise que tivémos ajudou a que muitas famílias possam ter mantido o consumo, mas não é uma solução. Em Portugal, em Maio, as compras nas nossas lojas cresceram 5%. Isto quer dizer que as coisas estão a melhorar e o preço não pode ser a única razão que leve um cliente a comprar em determinado estabelecimento. Por que se é só o preço, isso é fácil de copiar. Se opto por cobrar mais um cêntimo mas ofereço um serviço diferenciador e personalizado, não vou deixar de ter clientes.

 A reorganização do sortido e das lojas em Portugal já está concluída?

A primeira fase de conversão das lojas para o novo modelo de negócio do grupo já está concluída. Em algumas das lojas mais pequenas, como a de Leiria e Cascais, não o fizémos porque representam um conceito diferente.

Qual principais desafios para a marca agora?

Entender se o espaço que temos hoje actualmente nas lojas é rentável. O que podemos fazer melhor para melhorar a gestão daquele espaço. E dar a cada uma das categorias o espaço que realmente necessitam para prestar um bom serviço. Em alguma ocasiões, quando entramos numa loja, aqui ou noutras insígnias, damos-nos conta de espaços vazios. E não pode ser. A apresentação da mercadoria tem de ser adequada para o cliente identifique rapidamente o que necessita. O próximo passo tem de ser a optimização dos metros quadrados do espaço comercial de acordo com as necessidades do cliente.

Como estima que evolua o negócio da Makro até ao final do ano?

Tenho boas vibrações. Portugal está ainda na ressaca da saída da Troika mas há um optimismo geral. Em Portugal, mas também em Espanha, as pessoas que mantiveram o seu emprego e não viram reduzido o seu poder de compra, pouparam mais. Em Portugal, mais ainda. E agora que a situação melhora, essa poupança que não tinha intenção de gastar, começam a gastar. E essa poupança que durante anos esteve parada entra na economia. Se o Governo tomasse a iniciativa de reduzir o IVA na restauração, por exemplo, certamente dinamizaria o sector da hotelaria.

Quais as categorias que mais beneficiam com a animação do consumo?

Os frescos. É também a categoria que mais nos ajuda a crescer. As lojas, por volta das 8h da manhã, parecem verdadeiros mercados com imensa gente a circular entre os corredores dos percíveis.

 Makro Portugal em números

Metros quadrados….. 79.164 m2

Área de venda alimentar….. 50.960 m2

Área de venda não alimentar…… 28.204 m2

Plataformas logísticas…. Torres Novas (8.180 m2) e Malveira (10.100m2)

Caixas de Saída….. 137

Nº de referências…. 35.000

Vendas… €258 milhões (Janeiro a Setembro)

Clientes registados em 2013… 275.316

Peso das marcas próprias… 21%

Colaboradores…. 1.190

 

 

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

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Adega Mayor celebra 17 anos com o lançamento de novos vinhos

A Adega Mayor está a apresentar novos vinhos e novas ofertas de enoturismo.

Para assinalar os 17 anos de produção de vinhos a Adega Mayor está a lança novos vinhos: o monocasta Adega Mayor Touriga Nacional Rosé, o Adega Mayor Maestro Rabigato e duas novas colheitas 100% biológicas.

“Um aniversário é sempre um momento importante para fazermos um balanço sobre o caminho percorrido até aqui e, sobretudo, para perspetivarmos o tanto que ainda queremos fazer. O que agora apresentamos como novidades acaba por refletir os três eixos que nos movem e onde colocamos o nosso foco: as pessoas, o ambiente e a qualidade”, define Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor.

O Adega Mayor Maestro Rabigato apresenta-se como “um néctar superior, que resulta do trabalho de rigor da equipa de enologia”. Carlos Rodrigues, enólogo da Adega Mayor, sublinha que ete é um vinho “para ser desfrutado gota a gota, nota a nota, numa melodia ímpar”. Já o monocasta Adega Mayor Touriga Nacional Rosé é um vinho cor rosa melancia, “muito expressivo e sedutor” no nariz, que apresenta “fruta vermelha delicada que lembra morango e groselha”.

A Adega Mayor está a apresentar também novas colheitas 100% biológicas, que agora conquistam certificação Vegan – o Seleção Bio Rosé 2023 e o Seleção Bio Branco 2023. “Frutos de vinhas biológicas e com a mínima intervenção humana, estes refletem o compromisso com a sustentabilidade e com as gerações futuras”, sublinha a empresa.

A par do lançamento dos dois vinhos, a Adega Mayor criou novas ofertas de enoturismo, a ‘Visita Mayor com prova de Vinhos e Chocolates’,, o ‘Curso Vínico’ ministrado por Donatília Vivas, sommelier WSET3, e a ‘Prova com o Enólogo’, com curadoria pessoal e condução pelo enólogo residente, Carlos Rodrigues.

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Auchan divulga gama de gelados vegan

As opções estão disponíveis em formato cornetto e de mini bombón

A Auchan está a divulgar a sua gama de gelados vegan, com base de soja, base de coco ou com cobertura de chocolates.

Sem nenhum produto de origem animal, estas opções estão disponíveis em formato cornetto que além da ausência de leite, são ainda sem glúten, destaca a empresa.

A Auchan lançou também os mesmo sabores em formato de mini bombón à base de leite de coco, numa embalagem de seis unidades, e à base de soja em formato gelado de palito, numa embalagem de três unidades.

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Lidl abre nova loja em Torres Vedras e reabre a loja do Bombarral

O Lidl Portugal abriu uma nova loja em Torres Vedras, agora na freguesia de Silveira, e reabriu a loja do Bombaral, implantada num edifício histórico.

A abertura de um novo supermercado em Torres Vedras vem reforçar a aposta da insígnia naquele concelho. A loja na freguesia de Silveira resulta de um investimento de mais de 7,5 milhões de euros, que incluiu alterações no espaço público e criou 18 postos de trabalho, informa o Lidl.

Com mais de 1400m² de área de loja, e um variado portefólio de produtos alimentares e não alimentares, o espaço conta com uma máquina de sumo de laranja, uma máquina de corte de pão, frango assado pronto a levar e seis caixas de pagamento rápido para cestos e carrinhos, para os clientes que preferem esta opção.

Lidl abre loja em Silveira

O parque de estacionamento inclui lugares dedicados a autocaravanas, bem como dois postos de carregamento para veículos elétricos, que possibilitam uma recarga de 80% da bateria em 30 minutos. Aos 18 novos colaboradores recrutados, juntam-se oito colaboradores provenientes de outras lojas, perfazendo um total de 26.

Já a loja do Lidl no Bombarral, instalada num edifício histórico, reabriu com mais espaço e com novas opções. Para além de novos serviços na zona de padaria, como uma máquina de corte de pão e uma máquina de sumo de laranja natural, inclui uma zona de bacalhau a corte e de frango assado, pronto a levar.

A par dos artigos de alimentação, a loja conta com artigos não alimentares, entre os quais ferramentas, têxteis e utensílios de cozinha. Das 11 caixas de pagamento, seis são de pagamento rápido. “Esta é a única loja do concelho e emprega um total de 27 colaboradores, tendo sido criados oito novos postos de trabalho“, informa o Lidl.

Com uma área de mais de 1400 m2, a loja do Lidl no Bombarral está implantada no antigo armazém de vinho que pertencia à Sociedade Abel Pereira da Fonseca e foi considerada, em 2021, pelo jornal britânico ‘The Sun’, como um dos supermercados mais bonitos do mundo.

A nova loja de Silveira irá colaborar com o Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Luz, em A-dos-Cunhados, parceiro do Lidl desde 2017 no âmbito do programa ‘Realimenta’, que faz chegar diariamente, mediante a doação de artigos em perfeitas condições de consumo, higiene e segurança, produtos a quem mais precisa.

Já a loja do Bombarral irá beneficiar o Centro Social Paroquial Senhora da Luz A-dos-Cunhados, instituição a quem o Lidl presta apoio também desde 2017 e que, no ano de 2023, recolheu um total de 22,31 toneladas de bens para um total de 70 beneficiários.

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Ervideira fecha primeiro semestre com 1,37 milhões de euros de faturação

O crescimento representou 1,37 milhões de euros de faturamento e deveu-se, em especial, aos resultados alcançados pelas marcas Conde D’Ervideira, Vinho da Água e Invisível

A Ervideira anunciou um crescimento de 13,2% nos primeiros seis meses de 2024, face ao período homologo de 2023.

Em valor, o crescimento representou um faturamento de 1,37 milhões de euros e deveu-se, em especial, aos resultados alcançados pelas marcas Conde D’Ervideira, Vinho da Água e Invisível, “que apostam no fator inovação a cada ano que passa”, informa a empresa.

“Claro que nem tudo é um mar de rosas, e há exigência que o mercado traz consigo que temos de enfrentar e ver a melhor forma de as combater. No entanto, o primeiro semestre terminou e os objetivos foram atingidos, algo que nos deixa, enquanto equipa, muito satisfeitos”, afirma Duarte Leal da Costa, diretor executivo da Ervideira.

O ano passado foi marcado por um crescimento da empresa, em particular, no segmento do enoturismo, que atingiu um crescimento de mais de 20%, face aos anos anteriores.

Implantada em Reguengos de Monsaraz, a Ervideira produz vinho desde 1880. Atualmente possui 110 hectares de vinha, distribuídos pelas sub-regiões da Vidigueira (60 ha) e Reguengos (50 ha).

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Grupo Celeste lança novos menus de degustação

As menis vão estar disponíveis nas lojas Celeste do Marquês, Baixa e Lapa, no Porto.

O Grupo Celeste está a lançar um conjunto de menus de degustação, com vista a aumentar o leque de clientes.

Os menus Bread Lovers 1 (bebida quente + padaria + sumo do dia), Sweet Lovers 2 (cappuccino ou chocolate quente + pastelaria + sumo do dia), Special Lovers 4 (cappuccino ou chocolate quente + ovos mexidos com bacon + pastelaria especial + sumo do dia), Salgado Premium (sopa ou salada do dia + salgado premium + bebida quente) e o do Dia (sopa ou salada do dia + sumo do dia + sandes do dia + bebida quente), vão estar disponíveis nas lojas Celeste do Marquês, Baixa e Lapa, ambas na cidade do Porto.

O Grupo Celeste é um grupo português com mais de 55 anos de experiência na área da indústria de panificação e pastelaria. Possui três unidades fabris e uma rede de lojas próprias em Portugal e está presente no Luxemburgo há mais de 10 anos.

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Continente celebra um ano da marca de nutrição com novos lançamentos

Até ao final do ano, a marca perspetiva lançar novos produtos, distribuídos pelas categorias ‘alimentação’, ‘energia e resistência’ e ‘desenvolvimento muscular’

A marca de suplementação e nutrição desportiva Way Up, desenvolvida numa parceria entre o Continente e a Solinca, celebra este ano representando já mais de 1/3 das vendas da categoria de nutrição desportiva nas vendas da MC.

De acordo com a empresa do grupo Sonae para o retalho alimentar, até ao final do ano, a marca perspetiva lançar mais de 30 novos produtos, distribuídos pelas categorias categorias ‘alimentação’, ‘energia e resistência’ e ‘desenvolvimento muscular’. A marca conta com mais de 300 pontos de venda, “onde oferece produtos que passam por rigorosos e exigentes testes de qualidade, analíticos e sensoriais, realizados em laboratórios certificados”, informa a empresa.

“Acreditamos que o sucesso da Way Up se deve, sobretudo, ao nosso compromisso com a qualidade e a inovação”, destaca Miguel Mateus, diretor comercial Way Up.

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Guia Completo de SEO para Pequenas Empresas: Estratégias Poderosas para o Sucesso

Explorar o SEO pode ser desafiador para pequenas empresas, mas com estratégias eficazes, é possível aumentar a visibilidade online. Este artigo apresenta cinco táticas poderosas, incluindo otimização on-page, construção de backlinks e marketing de conteúdo, para maximizar seus esforços de marketing digital.

 

O mundo do SEO (Search Engine Optimization) pode parecer complexo e desafiador, especialmente para pequenas empresas com recursos limitados. No entanto, ao adotar estratégias eficazes e bem planeadas, é possível aumentar significativamente a visibilidade do seu site, atrair tráfego orgânico e melhorar a sua presença online. Este artigo mergulha em cinco estratégias poderosas de SEO adaptadas para pequenas empresas, cobrindo aspetos essenciais como otimização on-page, construção de backlinks e marketing de conteúdo. O nosso objetivo é fornecer insights práticos e acionáveis, para ajudá-lo a maximizar os seus esforços de marketing digital.

1. Otimização On-Page: A Base do SEO

A otimização on-page refere-se às práticas que você pode implementar diretamente no seu site para melhorar o seu ranking nos motores de busca, tais como realizar pesquisa de palavras-chave, otimizar títulos e meta descrições, criar conteúdo de qualidade, e estruturar URLs de forma adequada, entre outras práticas que vamos abordar a seguir. Aqui estão algumas dicas essenciais:

Pesquisa de Palavras-Chave

A pesquisa de palavras-chave, é o primeiro passo para qualquer estratégia de SEO bem-sucedida. Utilize ferramentas como o Google Keyword Planner, SEMrush ou Ahrefs para identificar palavras-chave relevantes para o seu negócio. Procure por termos que tenham um bom volume de pesquisa, mas que não sejam excessivamente competitivos.

Títulos e Meta Descrições

Crie títulos (title tags) e meta descrições atraentes e otimizadas para as suas páginas. Esses elementos, são os primeiros que os usuários vêm nos resultados de pesquisa, por isso devem ser persuasivos e conter as suas palavras-chave principais. Lembre-se de manter os títulos abaixo de 60 caracteres, e as metas descrições abaixo de 160 caracteres.

Conteúdo de Qualidade

O conteúdo é rei no SEO. Produza conteúdo original, relevante e de alta qualidade que atenda às necessidades e interesses de seu público-alvo. Inclua as suas palavras-chave de maneira natural e evite a prática de keyword stuffing, que pode resultar em penalizações pelos motores de busca.

URLs Amigáveis

Crie URLs curtos e descritivos, que incluam as suas palavras-chave principais. URLs amigáveis, ajudam tanto os usuários quanto os motores de busca a entenderem o conteúdo da página.

Otimização de Imagens

As imagens podem melhorar significativamente a experiência do usuário no seu site. Certifique-se de que todas as imagens estejam otimizadas, utilizando descrições de texto alternativo (alt text), que incluam palavras-chave relevantes e reduzindo o tamanho dos arquivos, para garantir tempos de carregamento rápidos.

2. Construção de Backlinks: Autoridade e Credibilidade

A construção de backlinks, é crucial para aumentar a autoridade e a credibilidade do seu site. Backlinks são links de outros sites que apontam para o seu. O processo de link building envolve diversas estratégias para adquirir esses links valiosos. Aqui estão algumas estratégias eficazes:

Guest Blogging

Escrever artigos como convidado em blogs relevantes do seu nicho, é uma excelente maneira de obter backlinks de alta qualidade. Certifique-se de que os blogs onde você escreve, tenham uma boa autoridade de domínio e que o conteúdo seja relevante para o seu público-alvo.

Parcerias e Colaborações

Formar parcerias com outras empresas e influenciadores, pode levar a oportunidades de backlinks. Essas colaborações podem incluir co-criação de conteúdo, menções em blogs ou redes sociais e links de recursos partilhados.

Diretórios e Listagens Locais

Inscreva o seu site em diretórios online e listagens locais, como Google My Business, Yelp e Bing Places. Esses sites não apenas fornecem backlinks, mas também ajudam a aumentar sua visibilidade local.

Conteúdo Linkável

Crie conteúdo que outros sites queiram linkar, como infográficos, estudos de caso, pesquisas originais e guias detalhados. Esse tipo de conteúdo tende a atrair backlinks naturalmente.

3. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo, é uma estratégia poderosa para atrair e fidelizar o seu público-alvo, ao mesmo tempo em que melhora seu SEO. Aqui estão algumas dicas para maximizar seu impacto:

Blog Corporativo

Mantenha um blog ativo no seu site, e publique regularmente artigos informativos e úteis. Aborde tópicos relevantes para o seu setor, e otimize cada artigo com palavras-chave apropriadas.

Conteúdo Multimédia

Diversifique o seu conteúdo incluindo vídeos, podcasts, webinars e infográficos. Conteúdos multimídia, são altamente procurados e podem melhorar o tempo de permanência dos usuários no seu site, um fator importante para o SEO.

Calendário Editorial

Planeie o seu conteúdo com antecedência, utilizando um calendário editorial. Isso ajuda a garantir uma publicação consistente, e permite que você aborde uma variedade de tópicos importantes para o seu público.

Reaproveitamento de Conteúdo

Maximize o valor do seu conteúdo existente, reaproveitando-o em diferentes formatos. Por exemplo, transforme um artigo do blog em um vídeo, ou uma série de partilhas nas redes sociais.

4. SEO Local: Conquistando o Mercado Regional

Para pequenas empresas, o SEO local é uma oportunidade valiosa para atrair clientes na sua área geográfica. Aqui estão algumas estratégias para dominar o SEO local:

Google My Business

Certifique-se de que a sua ficha no Google My Business, esteja completamente preenchida e atualizada. Inclua informações precisas sobre seu endereço, horário de funcionamento, número de telefone e site. Incentive os seus clientes a deixarem avaliações, pois isso pode melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa locais.

Palavras-Chave Locais

Incorpore palavras-chave locais no seu conteúdo e metadados. Por exemplo, se você possui uma padaria em no Porto, use termos como “padaria no Porto” ou “melhor pão artesanal no Porto”.

Diretórios Locais

Inscreva-se em diretórios e listagens locais relevantes. Isso não só ajuda no SEO local, mas também aumenta a sua visibilidade para potenciais clientes na sua área.

Conteúdo Localizado

Crie conteúdo que seja relevante para a sua comunidade local. Isso pode incluir notícias locais, eventos, histórias de clientes e colaborações com outras empresas locais.

5. Análise e Ajuste Contínuo: Monitorização e Melhoria

O SEO é um processo contínuo e exige monitorização e ajustes constantes, para garantir os melhores resultados. Aqui estão algumas práticas para manter o SEO sempre otimizado:

Ferramentas de Análise

Utilize ferramentas de análise como Google Analytics, Google Search Console e SEMrush, para monitorizar o desempenho do seu site. Acompanhe métricas como tráfego orgânico, taxa de rejeição, tempo de permanência e comportamento dos usuários.

Auditorias de SEO

Realize auditorias regulares de SEO, para identificar e corrigir quaisquer problemas que possam estar a afetar o desempenho do seu site. Isso inclui verificar a velocidade de carregamento, links offline, erros de rastreamento e conteúdo duplicado.

Atualizações de Conteúdo

Atualize regularmente o seu conteúdo para mantê-lo relevante e atualizado. Adicione novas informações, remova dados desatualizados, e otimize novamente com base em novas palavras-chave ou tendências do setor.

Adaptação às Mudanças

Mantenha-se informado sobre as atualizações de algoritmos dos motores de busca e, adapte as suas estratégias conforme necessário. As práticas de SEO estão sempre evoluindo, e estar atualizado com as melhores práticas é crucial para manter a sua vantagem competitiva.

Conclusão

Implementar estratégias eficazes de SEO pode ser um divisor de águas para pequenas empresas, aumentando a visibilidade online, atraindo mais tráfego orgânico e, finalmente, gerando mais clientes. Ao focar na otimização on-page, construção de backlinks, marketing de conteúdo, SEO local e análise contínua, você estará bem posicionado para maximizar os seus esforços de marketing digital e alcançar o sucesso a longo prazo. Comece a implementar essas estratégias hoje, e veja a sua presença online crescer de forma consistente e significativa.

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Purina cria marca virtual de ração para jogo Web3

A Purina anunciou a criação de uma ração virtual em parceria com a Dogami, jogo de corridas de cães para dispositivos móveis.

Chama-se Purina Dogasnax, é uma marca virtual de ração para cães e surge de uma parceria entre a Purina, marca mundial de petcare, e a Dogami, o principal jogo Web3 para dispositivos móveis de corrida de cães.

“Os jogadores da Dogam Academy podem alimentar os seus cães virtuais com Purina Dogasnax para ajudá-los a treinar melhor, a melhorar as suas habilidades e a vencer corridas”, apresenta a marca do grupo Nestlé.

No jogo, os jogadores treinam e competem com os seus companheiros virtuais, os Dogamí, em corridas de obstáculos, de forma a subirem nas tabelas de classificação. Para os treinar, os jogadores podem agora dar aos seus animais virtuais, o primeiro snack também virtual do género.

“Esta iniciativa tem como objetivo apresentar formas diferentes e envolventes de entretenimento, que transformam a maneira como as pessoas que gostam de cães interagem com animais de companhia virtuais”, apresenta Fabio Degli Esposti, diretor de marketing do Grupo NPPE da Nestlé Purina.

O responsável revela ainda que a marca vê esta iniciativa como o começo da “jornada no espaço virtual para animais de companhia” e sublinha o entusiasmo “com o potencial de ampliar ainda mais o nosso compromisso de enriquecer a vida dos animais de companhia e dos seus tutores, tanto reais como virtuais.”

A parceria surge após a participação da Dogami no programa Unleashed, uma aceleradora de start-ups da Nestlé Purina. A marca virtual de ração está disponível no jogo Dogam Academy, com download gratuito para iOS e Android.

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A nova edição do Antónia Adelaide Ferreira DOC Douro Tinto 2020 está limitada a apenas 4.346 garrafas

A Sogrape fez chegar ao mercado o Antónia Adelaide Ferreira DOC Douro Tinto 2020, a nova colheita de um vinho que celebra Dona Antónia e é lançado anualmente por altura do seu aniversário.

Limitada a apenas 4.346 garrafas esta edição especial reúne os terroirs Cima Corgo e Douro Superior.

“Antónia Adelaide Ferreira Tinto 2020 tem uma cor rubi, um aroma elegante e de grande complexidade, com fruta vermelha bem madura, notas de especiarias, a pimenta e a cravinho, notas balsâmicas a trufas e sous-bois, ligeiramente pedregoso, com uma madeira discreta e bem integrada”, apresenta a Sogrape.

Em 2011, deu-se início a um tributo para celebrar o 200º aniversário do nascimento de Antónia Adelaide Ferreira, uma das personalidades incontornáveis à história da Região do Douro Vinhateiro, através da criação de um vinho com o seu nome.

“Este é um vinho intenso, encorpado, volumoso e com grande complexidade. Após vinificação, os lotes finais foram criteriosamente escolhidos, de modo a mostrar a qualidade de cada terroir e, desse modo, podermos engarrafar o melhor do Douro, prestando o devido tributo a Dona Antónia que tanto fez por esta região”, refere Luís de Sottomayor.

A par deste lançamento, a Sogrape atribui anualmente os Prémios Dona Antónia, que destacam mulheres portuguesas com percursos de vida associados aos valores de liderança, empreendedorismo, inovação, humanismo e responsabilidade social.

Fundada em 1942 por Fernando Van Zeller Guedes, a Sogrape está presente em mais de 120 mercados, detendo hoje mais de 1.600 hectares de vinha distribuídos por Portugal, Espanha, Chile, Argentina e Nova Zelândia.

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