Distribuição Homepage Newsletter

Exportação aumenta procura de perfis comerciais

Por a 25 de Agosto de 2014 as 17:55

A Michael Page Commercial & Marketing registou um aumento na procura de perfis comerciais durante o primeiro semestre de 2014 e um crescimento de 47% da facturação da divisão proveniente deste tipo de perfil, em relação ao período homólogo de 2013.

“Depois de um período marcado pela incerteza económica, surgem os primeiros indicadores que apontam para uma progressiva recuperação e expansão dos mercados. Em Portugal, muitas empresas têm crescido graças à aposta na internacionalização e são os perfis comerciais os que têm vindo a ser mais solicitados”, explica um comunicado da empresa.

“O recente crescimento económico da Europa de Leste, África do Norte e Subsariana, assim como da América Latina, implicou também a expansão de empresas e de profissionais para estes novos mercados. Consequentemente, as funções especializadas em exportação são cada vez mais valorizadas, com o recrutamento de perfis comerciais de exportação a registar bons níveis de crescimento”.

Para enfrentarem os novos desafios, as empresas exigem “cada vez mais um elevado nível de especialização. Em geral, as oportunidades oferecidas para perfis comerciais solicitam uma grande capacidade de propor e decidir alternativas de distribuição mais rentáveis, para desenvolver a fase inicial de inserção em novos mercados. É ainda requerido o conhecimento técnico prévio e o domínio de vários idiomas, nomeadamente inglês e francês”.

A grande maioria das organizações procura candidatos “com um amplo conhecimento sobre o produto/serviço comercializado, assim como sobre o tipo de cliente a quem o produto é dirigido e o canal de venda. Este nível de experiência influencia de forma notória os salários do perfil a recrutar”.

O maior número de posições comerciais disponíveis concentra-se no sector de Grande Consumo e Retalho (24%). Por sua vez, o sector dos Serviços registou um aumento de 20,4% na procura de profissionais qualificados, em comparação com o período homólogo no ano anterior. Já o sector da Indústria registou um crescimento de 12,1%. Outros sectores em franco crescimento, como as Tecnologias de Informação e Logística representam 18% do total das oportunidades disponíveis.

O nível salarial fixo para um ‘Export Area Manager’ ronda os €40.000-50.000 brutos anuais, ainda que em determinados sectores possa ser superior.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *