FMCG Homepage Marcas Newsletter

Sardinha é a rainha das exportações de conservas

Por a 28 de Julho de 2014 as 11:39

As exportações de conservas cresceram quase 17% no último ano, face a 2012, e somaram quase 206 milhões de euros em vendas ao estrangeiro.

A sardinha é protagonista, revela à Lusa o secretário-geral da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP), Castro e Melo.

“Provavelmente, não sofreu os efeitos que outros sectores sofreram porque é uma indústria que esteve desde sempre muito voltada para a exportação. A indústria de conserva portuguesa viveu sempre muito, e continua a viver, dos mercados internacionais. Exporta-se para mais de 70 países, já há muito tempo”.

Em 2013, as exportações de conservas de peixe atingiram cerca de 50 mil toneladas, mais 16,3% face à quantidade vendida no ano anterior.

As conservas de sardinha representam cerca de um terço deste volume. Foram exportadas cerca de 18 mil toneladas em 2013 (+9,8%) com o valor a aumentar para 84 milhões de euros (mais 18,3%).

Seguem-se o atum, com 10 mil toneladas vendidas em 2013, no valor de 56 milhões de euros, e depois as conservas de sarda e cavala, das quais se exportaram pouco mais de 8 mil toneladas (37 milhões de euros).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *