Distribuição Homepage Newsletter

Metade dos produtos embalados comercializados em Espanha são marcas brancas

Por a 28 de Julho de 2014 as 14:22

Quase metade dos produtos embalados (49,5%) que se compram em Espanha são da marca da distribuição, tendência mais acentuada na área da alimentação, segundo dados citados pela InfoRetail, fornecidos no simpósio internacional “Advances in National Brands & Private Labels in retaling (NB & PL).

Segundo Juan Carlos Gázquez, professor da Universidade de Almeria e presidente do simpósio, citado pela revista espanhola, “as marcas brancas já tinha o seu espaço no mercado antes da chegada da crise, mas esta ajudou na sua consolidação”.

Uma das consequências desta consolidação é a dificuldade, cada vez maior, para as marcas de fabricante em consolidar os seus produtos nos mercados. Segundo a professora e investigadora Barbara Deleersnyder, a chave para a sobrevivência e expansão destas marcas é o investimento em inovação de forma a impedir a entrada de novos concorrentes.

No entanto, o crescimento das vendas de produtos de marca branca tem vindo a acelerar desde o início de 2013, o que pode ser explicado pelo aumento da confiança dos consumidores. As cadeias de distribuição devem apostar forte na diferenciação, em categorias como frescos e produção local, por exemplo, para poderem consolidar-se entre as preferências dos consumidores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *