Análise Data Center Newsletter

Empresas portuguesas adoptam abordagens tradicionais nas iniciativas de mobilidade

Por a 24 de Julho de 2014 as 12:43

A grande maioria das empresas portuguesas continua a adoptar abordagens tradicionais nas iniciativas de mobilidade ou de projectos de implementação de soluções de mobilidade na infra-estrutura da organização, segundo o estudo Mobility Survey 2014 da CIONET.

Quase setenta por cento (69%) dos inquiridos confessam ter uma abordagem tradicional, em que a mobilidade é adotada apenas como resposta ao que o mercado procura, face a 31%, que aposta em inovadoras iniciativas de mobilidade, antecipando necessidades do mercado, e envolvendo-se, por exemplo, no desenvolvimento e implementação de aplicações móveis.

De resto, apenas um dos inquiridos refere a mobilidade como principal preocupação na sua organização, muito embora, de um total de 49 entrevistados, 13 coloquem a mobilidade no Top 3 de prioridades (27%) e 17 a refiram como uma das principais cinco preocupações (35%).

Mais de metade das empresas consultadas (57%) refere ter uma estratégia de mobilidade implementada. “Esta decisão tem que ver sobretudo com imposições do sector de negócio onde estão envolvidas (90%), assim como com necessidades relacionadas com os clientes (60%), indicações do departamento de TI (30%), necessidades dos colaboradores (32%) ou dos fornecedores (4%) ou, por fim, aspetos ligados à concorrência (8%)”, conclui o estudo.

Questionados acerca dos serviços/aplicações móveis mais utilizadas na empresa, os inquiridos estabeleceram uma clara ordem de prioridades. Em primeiro lugar, é o acesso ao e-mail que aparece como serviço mais usado (92%), seguido de ferramentas de colaboração (47%), suporte às vendas (34,5%) e suporte ao cliente (34,5%). Depois, podem encontrar-se as ferramentas de consulta e edição de documentos (32,5%), ferramentas de ERP (22,5%) e de CRM (20,5%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *