FMCG Homepage Marcas Newsletter

Produtos tecnológicos crescem a duplo dígito no trimestre

Por a 14 de Julho de 2014 as 13:12

O mercado português de produtos tecnológicos registou um crescimento de 12% no primeiro trimestre de 2014, quando comparado com o período homólogo, para 563 milhões euros, segundo o índice GfK TEMAX.

Os sectores de Telecom e Informática continuam a ser os motores do crescimento, seguidos dos electrodomésticos pequenos e grandes que registam também um trimestre positivo.

As áreas da Fotografia e Equipamento de Escritório continuam em queda.

Telecomunicações

No primeiro trimestre de 2014, assistimos ao sector das Telecomunicações a superar o da Informática em termos de facturação. Os smartphones continuam a ser o driver deste sector, que no seu todo apresenta uma tendência crescente relativamente ao período homólogo, representado perto de 40% em valor. De realçar o facto de que os phablets, smartphones com dimensão de ecrã entre 5,5 e 6,9 polegadas, estão a ter uma boa aceitação pelos consumidores, revela o estudo.

Pequenos Electrodomésticos

As escovas de dentes eléctricas e os processadores de alimentos, nomeadamente, os que apresentam função de cozedura, foram os principais responsáveis pelo crescimento de 5,8% do mercado no primeiro trimestre. Os modeladores de cabelo apresentaram também um crescimento de dois dígitos e todos eles resistiram à queda que o mercado registou no mês de Março. As máquinas de café continuam a apresentar quebras na facturação, tendo acumulado neste trimestre perdas de 19% face ao período homólogo.

Grandes Electrodomésticos

Impulsionado pelos resultados do primeiro bimestre, o mercado de grandes electrodomésticos apresentou um crescimento de 9,6 por cento. As máquinas de lavar roupa e as secadoras foram os produtos com as taxas de crescimento mais elevadas.

Tecnologias de Informação

O sector da Informática cresceu 6% em valor quando comparamos com o período homólogo de 2013. A contribuir com uma tendência de 16% em valor, os tablets continuam a ser o produto estrela deste mercado. Contudo, ainda são os portáteis o produto mais importante, pois a título de exemplo, neste trimestre, representaram cerca de 46% cento em valor. O estudo destaca ainda, no mercado de informática em Portugal, as boas performances dos desktops e dos teclados. Ambos a apresentaram tendências muito positivas, quer em unidades, quer em valor.

Electrónica Consumo

Apesar de o segmento de televisão estar positiva neste início de ano, o 1.º trimestre do ano passado foi muito negativo. São alguns segmentos novos os que se destacam como Action Cams e Loudspeakers a darem alguma dinâmica a um sector que está muito negativo noutras famílias de produto. O resultado final é uma tendência para a estagnação ou um ligeiro crescimento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *