Produtos tecnológicos crescem a duplo dígito no trimestre
O mercado português de produtos tecnológicos registou um crescimento de 12% no primeiro trimestre de 2014
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
O mercado português de produtos tecnológicos registou um crescimento de 12% no primeiro trimestre de 2014, quando comparado com o período homólogo, para 563 milhões euros, segundo o índice GfK TEMAX.
Os sectores de Telecom e Informática continuam a ser os motores do crescimento, seguidos dos electrodomésticos pequenos e grandes que registam também um trimestre positivo.
As áreas da Fotografia e Equipamento de Escritório continuam em queda.
Telecomunicações
No primeiro trimestre de 2014, assistimos ao sector das Telecomunicações a superar o da Informática em termos de facturação. Os smartphones continuam a ser o driver deste sector, que no seu todo apresenta uma tendência crescente relativamente ao período homólogo, representado perto de 40% em valor. De realçar o facto de que os phablets, smartphones com dimensão de ecrã entre 5,5 e 6,9 polegadas, estão a ter uma boa aceitação pelos consumidores, revela o estudo.
Pequenos Electrodomésticos
As escovas de dentes eléctricas e os processadores de alimentos, nomeadamente, os que apresentam função de cozedura, foram os principais responsáveis pelo crescimento de 5,8% do mercado no primeiro trimestre. Os modeladores de cabelo apresentaram também um crescimento de dois dígitos e todos eles resistiram à queda que o mercado registou no mês de Março. As máquinas de café continuam a apresentar quebras na facturação, tendo acumulado neste trimestre perdas de 19% face ao período homólogo.
Grandes Electrodomésticos
Impulsionado pelos resultados do primeiro bimestre, o mercado de grandes electrodomésticos apresentou um crescimento de 9,6 por cento. As máquinas de lavar roupa e as secadoras foram os produtos com as taxas de crescimento mais elevadas.
Tecnologias de Informação
O sector da Informática cresceu 6% em valor quando comparamos com o período homólogo de 2013. A contribuir com uma tendência de 16% em valor, os tablets continuam a ser o produto estrela deste mercado. Contudo, ainda são os portáteis o produto mais importante, pois a título de exemplo, neste trimestre, representaram cerca de 46% cento em valor. O estudo destaca ainda, no mercado de informática em Portugal, as boas performances dos desktops e dos teclados. Ambos a apresentaram tendências muito positivas, quer em unidades, quer em valor.
Electrónica Consumo
Apesar de o segmento de televisão estar positiva neste início de ano, o 1.º trimestre do ano passado foi muito negativo. São alguns segmentos novos os que se destacam como Action Cams e Loudspeakers a darem alguma dinâmica a um sector que está muito negativo noutras famílias de produto. O resultado final é uma tendência para a estagnação ou um ligeiro crescimento.