Distribuição Homepage Newsletter

Cinco tácticas psicológicas para influenciar o comportamento dos consumidores

Por a 10 de Julho de 2014 as 11:04

Apesar de a grande maioria dos ‘marketeers’ não ter formação em psicologia, é unânime entre os profissionais a importância do conhecimento do funcionamento da mente humana para definir estratégias mais impactantes.

A revista ‘Fast Company’ revela cinco tácticas psicológicas, “legais, éticas e responsáveis” que podem ajudar na hora de vender determinado produto, durante uma campanha.

1. Apelar às emocões

Muitos estudos já demonstraram que os recursos emocionais e psicológicos impactam com mais força os consumidores e a sua empatia. A publicidade que consegue vender mais produtos é aquela que vende um componente psicológico. Demostrar como um novo artigo melhora a vida do cliente, por exemplo, tende a ter mais influência do que simplesmente explicar como funciona.

2. Assinalar os defeitos

Não é segredo que os consumidores muitas vezes duvidam das alegações de marketing e têm as suas razões, porque muitas delas não são credíveis. Uma forma de aumentar a credibilidade do produto é assinalar de antemão os seus defeitos.

3. Reposicionar a concorrência

Mudar a percepção que os consumidores têm da concorrência é fundamental para colocar a empresa numa posição mais vantajosa num processo de reposicionamento da marca

4. Promover a exclusividade

Muito perto do topo da pirâmide das necessidades de Maslow está a auto-estima. As pessoas gostam de se sentir importantes e, para isso, não há nada como apostar em serviços exclusivos.

5. Contar com o medo, a incerteza e a dúvida

O medo, a incerteza e a dúvida (FUD, na sigla em inglês) é muitas vezes utilizado por empresas e organizações para levar o consumidor a pensar e alterar o seu comportamento de compra. É tão poderoso que um ataque da concorrência com FUD pode assemelhar-se a um ataque nuclear, garante a revista.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *