Promoções valem 19% das compras no grande consumo
As vendas com promoção alcançaram um peso de 19% no total do mercado de bens de grande consumo
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Rita Gonçalves
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A pressão promocional está ao rubro na distribuição. As vendas com promoção alcançaram um peso de 19% de todo o mercado de bens de grande consumo (sem frescos), revela um estudo da Kantar Worldpanel.
“O nível de desconto médio obtido pelos compradores chegou aos 24%. Ou seja, parece claro que as promoções podem estar a ajudar o consumidor a comprar mais e mais barato. Mas, como consequência há uma redução do valor do mercado FMCG em Portugal. E estamos a considerar neste estudo somente as promoções presentes em folhetos”, revela um comunicado da consultora.
“Se nos focarmos apenas no mercado dos bens de grande consumo sem frescos concluímos que o valor bruto regrediu 1,7%”.
Mas, “se retirarmos o valor promocional a este mercado, podemos concluir queda do valor, descontando o valor das promoções, foi de 2,1%. Uma clara depreciação deste mercado, ainda sem contar com a inflação”, conclui a Kantar.