Homepage Logística Newsletter

Óculos interactivos guiam em tempo real operador no armazém

Por a 4 de Julho de 2014 as 16:56

A Generix Group lançou uma nova solução de realidade aumentada. Trata-se de uns óculos interactivos, desenhados para guiar, em tempo real, os operadores no armazém.

Inspirada nos ‘Goggle Glass’, a empresa do Norte de França teve a ideia de aplicar o conceito a um armazém. Pediu apoio a uma escola de engenharia francesa no desenvolvimento dos óculos, e tratou de desenhar o ‘software’.

O produto nasceu, em cerca de dois anos, e está actualmente em fase de testes. Leves e de fácil utilização, os óculos incorporam apenas o necessário: um emissor, um receptor e bateria. O operador está fisicamente no armazém e as imagens orientadoras do local para onde tem de se dirigir são projectadas nos óculos. Além de guiarem os operadores no armazém, através de um sistema indêntico ao do GPS, optimizando as rotas dentro da plataforma, fazem ainda a leitura de códigos de barras.

“Um operador de armazém utiliza, regra geral, um leitor de radiofrequência na mão para receber instruções sobre onde recolher e depositar os produtos. Evoluímos, entretanto, para o sistema de voz, onde as coordenadas ao operador são transmitida por voz, agilizando a operação e minimizando a margem de erro, mas a leitura da etiqueta do código de barras tem de ser feita à mesma com recurso ao equipamento portátil. O que esta nova tecnologia permite é libertar as mãos do operador. Uma vez que os óculos incorporam um leitor, basta olhar para o código de barras e esperar que a confirmação de leitura”, explica Marc Defretin, responsável da Generix Group.

“Ganha-se tempo sobretudo na leitura do código de barras – pegar no terminal, fazer a leitura e voltar a guardar o terminal, pode representar cerca de 10% do tempo de uma operação”.

Com esta solução, “uma das primeiras aplicações profissionais para óculos interactivos, a Generix Group visa melhorar a produtividade nos armazéns e as condições de trabalho dos operadores logísticos, oferecendo um novo interface que possibilita aos operadores obterem informação actualizada a cada momento. Ao combinar o conforto e produtividade, reduzindo ainda o tempo de formação de novos colaboradores, a solução de realidade aumentada promete revolucionar a vida dos operadores de armazém”.

Prémio de inovação

A solução de realidade aumentada foi distinguida com o 14º Prémio de Inovação Logística, atribuído no âmbito da Semana Internacional do Transporte e da Logística (SITL) 2014, em Paris, França.

“Esta tecnologia foi testada várias vezes em ambiente real e é uma verdadeira inovação. Demonstra a capacidade que a logística tem em integrar soluções de ponta e de grande valor acrescentado e agregar um elevado nível tecnológico às profissões do sector”, explica Laurent Thoumine, Vice-Presidente Supply Chain na Celio e membro do Painel do 14º Prémio de Inovação Logística.

“A logística unitária será a área que mais vai apostar nestes produtos, porque faz muita diferença a possibilidade de pegar nos artigos com as mãos, enquanto numa palete já não se coloca a situação. Numa palete a vantagem, em comparação com o leitor portátil, não será tão significativa porque o empilhador tem de ser utilizado. Se forem paletes composta por pequenas caixas, também pode ser vantajoso. Para as área de e-commerce e artigos unitários, preparação para loja, nomeadamente em cross-docking, será mais vantajoso. Desde que não haja necessidade de utilizar o empilhador é sempre vantajoso”.

A Generix fez uma parceria com a Oscar.com, para testar a tecnologia em condições reais, há cerca de um ano. Neste momento, ainda nem todos os códigos de barra são lidos. “Estamos a ver se trabalha em códigos menos bem impressos. Prevemos até ao final do ano ter o dispositivo em piloto, em cinco potenciais empresas, para lançar o produto no mercado em 2015.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *