Quercus instala “estendal” de sacos de plástico na AR
Por Rita Gonçalves a 3 de Julho de 2014 as 17:50
A Quercus vai instalar um “estendal” em frente à Assembleia da República, alertando os deputados para o problema ambiental e económico da utilização de sacos de plástico descartáveis, e propõe a suspensão gradual da sua oferta nas lojas.
“Vamos apresentar a todos os grupos parlamentares da AR um parecer sobre o uso excessivo dos sacos de plástico e uma proposta para legislar a redução da distribuição gratuita dos sacos descartáveis no grande e pequeno retalho”, explicaram à Lusa os ambientalistas.
As estimativas apontam para que cada português utilize cerca de 466 sacos descartáveis por ano, uma média que desce para 198 no total da Europa.
Miguel
7 de Julho de 2014 at 17:57
Mas já alguém investigou a veracidade deste número (466 sacos)? A verdade é que o estudo de onde foi retirado este valor assume para Portugal o pior cenário, dado que alega a não existência de dados de consumo de sacos de plástico no nosso país. Alguém acredita mesmo que cada pessoa consome por ano 466 sacos de plástico? Façam umas pequenas contas e verão que este valor não faz qualquer sentido… Estaremos certamente na média europeia (198 sacos por pessoa por ano). Já agora, quem é que usa os sacos uma única vez? Por norma, são utilizados como sacos de lixo, para embalar os nossos resíduos domésticos. O problema não está no material mas no uso que lhe damos… Normalmente, este tipo de associações quando contam uma história não contam a história completa…