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Opinião

Crowdfunding: Uma ideia original e transversal a todos os mercados

É uma forma simples e totalmente transparente de angariação de fundos para um determinado projecto através de uma comunidade online que partilha os mesmos interesses

Rita Gonçalves
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Crowdfunding: Uma ideia original e transversal a todos os mercados

É uma forma simples e totalmente transparente de angariação de fundos para um determinado projecto através de uma comunidade online que partilha os mesmos interesses

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Por Rita Sampaio, CEO do Centro de Empresas Maquijig

Se acha que conceitos como o networking, o coworking ou até mesmo incubadoras de start ups não podem fazer muito pelo seu negócio, que o seu projecto é alternativo, simples, arriscado ou complicado demais e que muito dificilmente iria conseguir reunir um número de parceiros favorável ao crescimento do mesmo…então descubra ou saiba mais sobre o Crowdfunding (ou financiamento colaborativo) e como tudo está interligado.

Desde o mais tradicional e revivalista ao contemporâneo e futurista, o Crowdfunding dá voz aos projectos, ajudando-os a sair do papel. É ainda uma excelente ferramenta de marketing, mais precisamente de prospecção de mercado, ajudando os empreendedores a saber se o projecto tem ou não realmente pernas para andar. Desde o mercado da música, ao das belas artes, passando por projetos cinematográficos ou teatrais, de defesa dos animais, ao lançamento de um livro, de um serviço ou de uma aplicação, o Crowdfunding é uma solução inteligente de financiamento colaborativo.

O que é o Crowdfunding?

É uma forma simples e totalmente transparente de angariação de fundos para um determinado projecto através de uma comunidade online que partilha os mesmos interesses, que se identifica tal como acontece no networking. Existem várias plataformas de Crowdfunding em Portugal e no resto do Mundo que permitem reunir esta rede de promotores e os seus apoiantes.

Quais as vantagens?

Através desta plataforma, os empreendedores têm acesso a capitais de investimento, à criação de produtos e serviços inovadores, e a contribuírem para o desenvolvimento da sociedade e crescimento económico com a criação de novos postos de trabalho.

Sendo um mecanismo de investimento de confiança e a longo prazo, o Crowdfunding ajuda estabilizar o sistema financeiro, assim como as comunidades locais e globais a modelarem e serem parte ativa no desenvolvimento da economia.

Existe alguma rede de Crowdfunding a nível europeu com provas dadas?

Sim. O Crowdfunding é um conceito que tem mexido o Mundo, trazendo à luz do sucesso muitos projectos guardados em gavetas e tudo graças às comunidades que investem nas ideias por se identificarem e também devido às várias plataformas que têm surgido que potenciam a disseminação deste conceito, como as nacionais PPL e a Massivemov.

Usufruindo de uma alta visibilidade, o European Crowdfunding Network (ECN) promove e apoia o desenvolvimento de mecanismos de Crowdfunding como uma fonte viável para empreendedores europeus, projectos e investidores. Este é como um ecossistema pan-Europeu que tem representações em Portugal, Espanha, Itália, Grã Bretanha, Áustria, França, Bélgica, Alemanha, Polónia, Suécia e na Holanda.

O que ganha a comunidade?

Em qualquer campanha de Crowdfunding, as pessoas que dão dinheiro recebem algo em troca. No caso do lançamento do CD dos Primitive Reason, por exemplo, consoante o montante oferecido à banda, era possível receber diversas recompensas, como um CD autografado, entre outros.

O Networking faz parte integrante deste conceito e toma maior consciência quando quem acredita na ideia, no projecto, o partilha. Porque uma ideia em processo de Crowdfunding, por melhor que seja e mais apetecíveis que sejam as recompensas, não vai ter sucesso se não for divulgada. A criação deve chegar aos canais mais relevantes para a mesma. O “financiamento da multidão” está dependente da multidão. É por isso que é importante vender a ideia a todos e é aqui que o networking cresce. Tal não significa que todos invistam nela, mas que a partilhem pelos seus contactos que podem querer participar investindo.

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Sabe bem neste verão: a sugestão de Raul Silva, diretor da Manzwine

Para os dias mais quentes, Raul Silva, diretor da Manzwine, sugere dois vinhos: o Manz Rosé 2023 100% Castelão e o Dona Fátima 2022.

O Verão traz-nos o sol, a praia e as reuniões de amigos, geralmente com comidas mais leves como peixes grelhados, marisco e saladas. Para estes dias, Raul Silva, diretor da Manzwine, sugere dois vinhos: o Manz Rosé 2023 100% Castelão e o Dona Fátima 2022.

“É em cima desse cenário que buscamos chamar a atenção do consumidor para a frescura natural que os vinhos feitos em Cheleiros (Mafra) proporcionam. Vinhas apenas a 6 km do mar da Ericeira, com um solo cheios de vestígios marinhos (ostras, mexilhão e ameijoas fossilizadas), permitem-nos fazer um vinho Rosé de alta qualidade, como o Manz Rosé 2023 100% Castelão”, afirma. “Uvas colhidas manualmente no ponto ótimo de acidez e um processamento muito rápido, garantem pouca transferência de cor das películas para o mosto e, mais importante ainda, permite-nos fazer um vinho completamente seco e naturalmente refrescante” acrescenta o diretor da Mazwine.

“Para o jantar de verão mais especial, temos o único vinho do mundo certificado como 100% Jampal, o Dona Fátima 2022”, acrescenta. “Motivo de artigo na Forbes USA e selecionado pela Bloomberg como um dos ’10 Vinhos mais Memoráveis de 2021′”, enaltece.

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ESG

Academia Ponto Verde de regresso com a maior edição de sempre

O objetivo é chegar a 300 escolas a nível nacional, levando, pela primeira vez, as sessões formativas aos alunos dos Açores e da Madeira. 

A Sociedade Ponto Verde (SPV) acompanha o novo ano letivo e arranca com a maior edição de sempre do roadshow da Academia Ponto Verde, “Reciclar é na boa”.

O roadshow “Reciclar é na boa” pretende sensibilizar e consciencializar os alunos dos 2.º e 3.º ciclos para a importância de separarem e depositarem, onde quer que se encontrem, as suas embalagens nos ecopontos, dando o seu contributo na preservação do Ambiente e para ajudarem o país a alcançar as metas da reciclagem.

Durante as formações da Academia Ponto Verde, com 45 minutos de duração, os alunos têm a oportunidade de esclarecer e desmistificar todas as dúvidas relacionadas com a reciclagem de embalagens, e depois, mais informados, poderão ter um papel mais ativo e participativo neste tema, levando as aprendizagens para junto da família e amigos. Já às escolas e aos professores, a SPV oferece ferramentas e materiais didáticos para continuarem a impulsionar a ação junto da comunidade escolar.

“Este ano letivo queremos chegar ainda a mais escolas e a mais alunos, por isso, vamos levar o roadshow da Academia Ponto Verde de norte a sul do país e, pela primeira vez, aos Açores e à Madeira. Vai ser a maior de sempre e as escolas interessadas já se podem candidatar.”, sublinha o coordenador de marketing e comunicação da Sociedade Ponto Verde, Ricardo Sacoto Lagoa.

“Estamos cientes que alcançar os 300 estabelecimentos de ensino é ambicioso, mas também são ambiciosas as metas da reciclagem que o país tem de alcançar e, portanto, é fundamental continuar a apostar na literacia ambiental. A SPV vai prosseguir com a sua estratégia, de ajudar a preparar as gerações mais novas para estes temas ligados ao Ambiente, onde a reciclagem de embalagens tem um papel fundamental.”, acrescenta.

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Retalho

Continente chega a Aljustrel

Esta abertura reforça a aposta da insígnia no distrito de Beja, que fica a contar com 5 lojas da marca.

Aljustrel recebe a partir desta quarta-feira a primeira loja Continente com 1046 m2 de área de venda e cerca de 90 lugares de estacionamento. Localizado na Estrada Nacional 2, o Continente Bom Dia Aljustrel conta com 22 colaboradores e funciona, diariamente, das 8h00 às 21h00, seguindo a estratégia de expansão das lojas de proximidade da MC em localidades e bairros urbanos.

“A abertura do Continente Bom Dia Aljustrel reforça o compromisso que mantemos há mais de 38 anos, focado em oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis. Esta nova loja representa mais uma aposta na proximidade com os nossos clientes, proporcionando-lhes uma experiência de compra conveniente e uma vasta gama de produtos, desde marca própria até às marcas habituais no cabaz das famílias”, explica o gerente de loja, Marcos Antônio Júnior, na empresa há 4 anos.

O novo Continente Bom Dia Aljustrel tem painéis solares fotovoltaicos na cobertura e no parque de estacionamento, o que representa cerca de 45% do consumo total da loja, garantindo a sua autossuficiência num período superior a 8 horas, num dia de boa radiação solar. A loja dispõe também de carregadores elétricos Plug&Charge, lâmpadas de baixo consumo, 100% LED, para iluminação e equipamentos de controlo e redução de consumos excessivos de água.

Para assinalar a chegada à região, a Missão Continente ofereceu carrinhos de compras de bens essenciais às instituições apadrinhadas pela nova loja: Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, Associação de Solidariedade Social de S. João de Negrilhos e Associação Cantinho dos Animais de Beja. Estas instituições vão ser permanentemente apoiadas pela Missão Continente, através dos excedentes alimentares diários da nova loja Continente Bom Dia Aljustrel.

No Continente Bom Dia Aljustrel, os consumidores podem ainda utilizar sacos reutilizáveis na compra de fruta, legumes ou padaria, como também caixas reutilizáveis na charcutaria e take-away, avança a retalhista.

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Bebidas

Pingo Doce reforça garrafeira com quatro novos lançamentos

Estes lançamentos, a par de uma seleção de vinhos de excelência, queijos e enchidos estão em destaque no Especial de Vinhos e Sabores de Portugal em loja até 30 de setembro.

O Pingo Doce reforçou a sua gama de vinhos selecionados e exclusivos com o lançamento de quatro novas referências: Rabigato Beira Interior, Sangiovese Touriga Nacional Alentejo, Pinot Noir Lisboa e uma edição limitada de Negra Mole Algarve.

Os Vinhos Selecionados Pingo Doce, reconhecidos há mais de 25 anos, já receberam cerca de 200 as distinções, e são elogiados pela sua qualidade fruto de parcerias com produtores nacionais e adegas regionais.

 

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Inteligência Artificial na Black Friday: Guia Grátis da E-goi Reúne Especialistas e Dicas Exclusivas

O conteúdo, disponível no site da plataforma, conta com a participação de especialistas de diferentes áreas, além de incluir desafios e dicas práticas.

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“Black FrAIday” – Guia Prático é o novo material gratuito disponibilizado pela E-goi, plataforma de automação de marketing. O conteúdo reúne dicas de especialistas de diversas áreas para a Black Friday, com um foco especial em como utilizar a inteligência artificial para otimizar as estratégias.

Neste material, o nome inovador resulta de uma combinação entre a palavra Black Friday e Inteligência Artificial (AI), evidenciando a proposta do guia, que é fornecer boas práticas de Inteligência Artificial nas estratégias de marketing e, assim, auxiliar na criação de campanhas eficientes para a Black Friday, explica o Head de Marketing da E-goi, Marcelo Caruana.

O lançamento é especialmente oportuno tendo em conta as tendências atuais. Um estudo recente da Gartner prevê que até 2026, 80% dos negócios estarão a utilizar AI regularmente nas suas operações de marketing.

De acordo com Caruana, “a ideia de reunir diferentes especialistas surgiu para trazer mais diversidade ao conteúdo, mostrando como profissionais de diversas áreas estão a utilizar a AI para otimização do trabalho”.

Além dos especialistas da E-goi, o guia também conta com a participação de Lívia Faustino, Marketing Leader da Agência e-Plus, Marco Gouveia, Consultor de Marketing Digital, Thiago Falanga, Performance Marketing Manager da Corebiz e Vanessa Zimmermann,  General Manager  EMEA & APAC da Corebiz.

Adicionalmente ao conteúdo teórico aprofundado, o guia oferece dicas práticas, checklists detalhados e desafios interativos. Os recursos foram desenvolvidos para ajudar empresas de todos os tamanhos a criar estratégias de sucesso para a data comercial mais importante do ano.

O guia “Black FrAIday” está disponível gratuitamente no site da E-goi e oferece uma oportunidade única para as empresas se prepararem para a Black Friday com estratégias baseadas em AI. Este lançamento reafirma o compromisso da E-goi em fornecer recursos valiosos e inovadores para o sucesso dos negócios.

Para aceder ao material, faça o download gratuito aqui:  Black FrAIday – Guia Prático

Sobre a E-goi

A E-goi é uma plataforma de automação de marketing omnicanal projetada para ajudar empresas a aumentar as suas vendas e economizar tempo. Com mais de 20 funcionalidades avançadas, a E-goi permite-lhe conquistar novos clientes, fidelizar a sua base existente e impulsionar as vendas do seu e-commerce em até 34%, tudo isso utilizando uma única plataforma integrada.

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Retalho

Aldi Portugal lança campanha “Stop Stress”

Até 5 de novembro, esta iniciativa pretende aliviar o impacto financeiro das famílias durante o regresso à rotina, num período tradicionalmente marcado por despesas extra, com o regresso às aulas e ao trabalho.

A Aldi Portugal lança esta quarta-feira a campanha “STOP Stress”. Até 5 de novembro, esta iniciativa pretende aliviar o impacto financeiro das famílias durante o regresso à rotina, num período tradicionalmente marcado por despesas extra, com o regresso às aulas e ao trabalho.

A campanha, com o lema “STOP Stress (Aqui Poupas)”, oferece uma baixa de preço em centenas de produtos alimentares e não alimentares das marcas próprias Aldi, abrangendo categorias como carne e peixe, congelados, mercearia, lacticínios, pastelaria, snacks e refeições prontas.

Esta é mais uma iniciativa de apoio ao consumidor sublinha o retalhista discounter. Em janeiro, com o fim da medida “IVA zero” anunciada pelo Governo, a Aldi lançou a campanha “Stop IVA”, que descontou o valor do IVA em mais de 300 produtos de marcas próprias. Esta foi seguida pela campanha “Sempre a Encher”, que ofereceu um cabaz económico com mais de 50 produtos essenciais.

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I&D

ID Logistics implementa sistema de picking inovador

Esta solução representa um avanço significativo no processo de picking, aumentando a produtividade e contribuindo para o bem-estar dos colaboradores, sublinha a ID Logistics.

A ID Logistics deu mais um passo rumo à inovação com a implementação de um sistema de picking para unidades, caixas completas e paletes. O sistema “3 Jumps” permite reforçar os requisitos de alta qualidade e desempenho, gerindo de forma mais eficaz a preparação de várias encomendas, enquanto otimiza as deslocações e elimina erros através da validação do peso por linha, avança a empresa.

Esta tecnologia permite processar até 16 pedidos em simultâneo, reduzindo em média 30% o tempo de preparação e as deslocações dos colaboradores, com menor esforço, graças ao equipamento motorizado. Equipada com um sistema LED e uma câmara frontal que, através da cor, identifica o estado da encomenda e alerta para qualquer ocorrência durante o processo de picking, o ecrã apresenta todas as informações relativas ao pedido, como a quantidade de artigos por caixa, facilitando o trabalho do colaborador ao longo de todo o processo.

Além disso, o sistema integra um registo fotográfico e de peso por cada quantidade agregada ao pedido.

“Mantemos firme o compromisso de melhorar continuamente a forma como executamos as nossas tarefas, simplificando o trabalho dos nossos colaboradores e reforçando a eficiência junto dos nossos clientes”, afirma Gonçalo Silveira, site manager pharma da ID Logistics. “Com o sistema ‘3 Jumps’, reafirmamos o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação, enquanto nos preparamos para enfrentar as exigências de mercado que os nossos clientes encaram diariamente”, acrescenta.

Este novo sistema de picking oferece uma melhoria significativa no trabalho dos colaboradores, sendo manobrável e proporcionando total liberdade de movimentos. Comparado com sistemas anteriores, o sistema “3 Jumps” destaca-se pela sua ergonomia, redução do esforço na movimentação da carga, validação de peso, confirmação de etapas e um esquema de cores para distinguir os diferentes estados de preparação da encomenda.

Após a validação do artigo e leitura do código com o scanner ótico portátil, o sistema determina o lote e informa as quantidades necessárias. O colaborador, então, coloca as unidades nas caixas, valida o peso e, se não houver divergências, atualiza a nova localização do picking.

Além de beneficiar os colaboradores, esta inovação também melhora a experiência do cliente. A qualidade da entrega é aprimorada graças à validação da carga, à eficiência na ocupação dos volumes enviados e ao registo de peso e fotográfico por linha, que permite detetar divergências de forma célere, destaca a ID Logistics.

Sobre o autorHipersuper

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Yang Zhonghua (vencedor geral e da categoria ‘Champagne Taittinger Food for Celebration’ em 2024) | World Food Photography Awards

Alimentar

Bimi patrocina o maior prémio de fotografia de comida do mundo

Anteriormente conhecido como Pink Lady Food Photographer of the Year, o concurso passa a chamar-se World Food Photography Awards e é patrocinado por Bimi. As inscrições para a edição de 2025 do maior prémio de fotografia de comida do mundo estão abertas até 09 de fevereiro do próximo ano.

O World Food Photography Awards, anteriormente conhecido como Pink Lady Food Photographer of the Year, está aberto a fotógrafos amadores e profissionais que demonstrem “a sua competência técnica e criatividade”, celebrando histórias de comida de todo o mundo, “seja através de fotografia de paisagem, retrato, viagem, casamento, fotojornalismo ou qualquer outro estilo”, informa a organização do WFPA. Haverá um prémio principal de 5936 euros (5.000 libras esterlinas) e todas as imagens finalistas serão exibidas nas Mall Galleries, em Londres.

“Esta mudança de nome é uma grande e feliz evolução para nós, feita para refletir o prestígio, alcance, gravitas e dimensão global dos Prémios, que entram agora no seu 14º ano”, explica Caroline Kenyon, fundadora dos Prémios.

WFPA Bimi

Em 2025, a Bimi será o patrocinador principal do concurso que inclui mais de 25 categorias e reconhece “que a comida toca vidas de formas diversas – desde o cultivo, colheita e confeção, até ao consumo, celebração e sobrevivência”, destaca a organização. Na edição de 2025 o Prémio apresenta uma nova categoria – a ‘World of Drinks’, que celebra fotografia de bebidas. Esta categoria junta-se à Errazuriz Wine Photographer of the Year, dedicada a imagens sobre tudo o que envolve a área vinícola.

Outra novidade é o ‘Prémio Bimi’, que será atribuído apenas à imagem mais deslumbrante, selecionada da lista de finalistas, que melhor represente as frutas e/ou vegetais frescos.

Caroline Kenyon afirma o entusiasmo “por ter como parceiro uma marca global tão respeitada, que pertence à prestigiada empresa japonesa de sementes Sakata, com 111 anos de existência, ainda de gestão familiar”.

Azim Khan Ronnie (2024) | World Food Photography Awards

Já Dave Samuels, diretor global da Bimi, destaca o prazer da marca em ser o patrocinador principal dos World Food Photography Awards. “Estes prestigiados Prémios são uma celebração única da forma como a comida toca vidas em todo o mundo, e uma iniciativa que, como marca global de alimentos, é crucial que apoiemos. Estamos ansiosos por colaborar com a Caroline e a sua equipa, com quem partilhamos valores como qualidade, integridade e sustentabilidade”, sublinha.

Edição 2024 premiou três fotógrafos portugueses

O prestigiado fotógrafo de comida David Loftus preside o  juri dos World Food Photography Awards 2025. O painel global de jurados inclui ainda Henrique Sá Pessoa, Chef galardoado com estrelas Michelin, Claire Reichenbach, CEO da James Beard Foundation, Tom Athron, CEO da Fortnum & Mason e Rein Skullerud, fotógrafo sénior e editor de fotografia do World Food Programme.

Recorde-se que a edição de 2024 distinguiu três fotógrafos portugueses: André Boto, António Bernardino e Ana Misskind. André Boto destacou-se com o segundo lugar na categoria ‘Hotel Art Group Cream of the Crop’ e com duas distinções ‘Highly Commended’ na categoria de ‘MPB Award for Innovation’. António Bernardino obteve o prémio ‘Highly Commended’ na categoria ‘Food in the Field’ e Ana Misskind foi distinguida com a posição ‘Highly Commended’ na categoria ‘Production Paradise Previously Published’.

“Significa muito estar entre os finalistas e receber uma distinção nesta competição, pois é o concurso de fotografia de comida mais prestigiado do mundo”, sublinha André Boto, finalista português, para quem “o desafio em si é extremamente inspirador”. “Na fotografia de alimentos, às vezes parece que tudo já foi feito. O que me inspira é exatamente o uso da criatividade para criar imagens fora do comum, surpreendendo o público e os jurados. Criar um efeito de surpresa e uma estética diferente é, para mim, o grande desafio, e acredito que há espaço no mercado para grandes e novas ideias”, acrescenta.

Mais informações sobre o WFPA e sobre como concorrer estão disponíveis em www.worldfoodphotographyawards.com As inscrições encerram a 06 de fevereiro de 2025.

Sobre o autorHipersuper

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Bebidas

Henkell Freixenet adquire a totalidade do capital da Vinicom

A Henkell Freixenet reforça a sua posição em Portugal ao adquirir a totalidade do capital da distribuidora nacional Vinicom. A transação aconteceu na semana passada.

Francisco de Sousa Coutinho e Henkell Freixenet fundaram a Vinicom em 2004, com a Henkell Freixenet a deter 49,5 % das acções. Desde então, a Vinicom tem sido o parceiro de distribuição das marcas da Henkell Freixenet no mercado português. Com esta aquisição, a Henkell Freixenet assume o controlo total da empresa.

Além da distribuição de vinhos espumantes e tranquilos da Henkell Freixenet, a Vinicom distribui marcas portuguesas como os Lavradores de Feitoria, a Quinta do Vale Meão, a Quinta de Sto António, a Howard’s Folly e os vinhos do Porto Blackett, entre muitas outras.

“Expressamos o nosso sincero agradecimento a Francisco de Sousa Coutinho e a toda a equipa da Vinicom pela parceria de confiança e pelo excelente trabalho ao longo de todos estes anos”, afirma Alfred Oetker, Presidente do Conselho de Supervisão da Henkell Freixenet.

Andreas Brokemper, CEO da Henkell Freixenet, acrescenta que “vemos grandes oportunidades de desenvolvimento no mercado para as nossas marcas e parceiros, como a Freixenet e a Mionetto, em conjunto com o excelente portefólio de marcas de vinhos portugueses”.

Já Francisco de Sousa Coutinho, da Vinicom, sublinha a importância da missão de desenvolver o mercado português “através da construção das marcas dos nossos parceiros e da oferta de produtos de excelente qualidade”. “Estamos satisfeitos pelo facto de a Henkell Freixenet continuar este trabalho árduo e explorar novas oportunidades de crescimento para o mercado”, refere em comunicado.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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Adega de Monção espera “uma ótima produção vitivinícola”

A Adega de Monção perspetiva “uma ótima produção vitivinícola”, como resultado da maturação e qualidade da uva nas vindimas de 2024

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A Adega Cooperativa Regional de Monção já começou a receber as uvas dos seus associados.

“Já começaram as entregas de uva na Adega de Monção no âmbito da campanha das vindimas de 2024, que decorre de 5 a 24 deste mês, feitas por 26 profissionais que fazem da vindima uma arte, 13 em Monção, 13 em Melgaço, a cujo trabalho se junta o das três dezenas de colaboradores da Adega de Monção, totalizando mais de meia centena de pessoas envolvidas no processo das vindimas de 2024”, destaca a Adega de Monção num comunicado.

Além destes, são centenas os sócios e familiares que se juntam a este trabalho no território de Monção e Melgaço.

As primeiras uvas a chegar à Adega de Monção foram das castas Alvarinho e Trajadura mas, nas próximas semanas vai receber, das mãos dos produtores, mais uvas destas castas e de Alvarinho e Tinto.

As vindimas fazem-se e simultâneo em ambos os polos da Adega, Monção e Melgaço, mas em dias separados consoante conforme sejam Trajadura, Alvarinho ou Tinto, “para que possam ter a dedicação que cada conjunto vindimado merece”, sublinha a Cooperativa.

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