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6 passos para tirar partido da mobilidade no retalho

João Girardi, general manager da Verifone Portugal, revela 6 passos essenciais para ajudar os retalhistas a garantirem o “sucesso do negócio nesta nova realidade móvel”

Rita Gonçalves
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6 passos para tirar partido da mobilidade no retalho

João Girardi, general manager da Verifone Portugal, revela 6 passos essenciais para ajudar os retalhistas a garantirem o “sucesso do negócio nesta nova realidade móvel”

Rita Gonçalves
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João Girardi, general manager da Verifone Portugal, revela 6 passos essenciais para ajudar os retalhistas garantirem o “sucesso do negócio na nova realidade móvel e dar resposta ao novo perfil de consumo dos utilizadores”

 1. NFC (Near Field Communication)

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Os retalhistas devem estar preparados para explorar as plataformas de NFC (Near Field Communication). A concretização de parcerias estratégicas com ‘players’ chave desta indústria é essencial antes de o mercado ficar saturado

2. POS não se esgota nos pagamentos

O potencial dos POS não se esgota nos pagamentos. A tecnologia NFC tem capacidade de oferecer comunicações bidireccionais e em tempo real entre o comerciante e o consumidor

3.Explorar o POS

Explore as possibilidades que o POS tem para oferecer. Pode pensar em programas que permitam: o uso de cartões presente virtuais, de fidelização e de descontos no POS; Materiais e aplicações que permitam explorar o potencial de comunicação entre a tecnologia NFC na loja, os dispositivos móveis e o POS para oferecer vouchers, ofertas de fidelização, mensagens promocionais, entre outras coisas; A recolha de informação sobre os consumidores através de dispositivos de pagamento; e a introdução de métodos de pagamento alternativos para criarem POS móveis, que podem ser usados dentro e fora da loja.

4.Ser socialmente activo

Os social media podem ajudar as empresas a criar e a promover ‘brand awareness’

5. Escolher parceiros de negócio flexíveis

É necessário um ‘upgrade’ em termos de software para que o POS possa interagir com os clientes e gerir um modelo de negócio centrado nos serviços, nas novas aplicações e em futuras integrações.

6. Optimizar os gastos

Muitos retalhistas estão actualmente a substituir os seus POS para suportarem os mais recentes standards PCI (Payment Card Industry). As lojas com grandes volumes de transacções de baixo valor em dinheiro poderão também investir em equipamentos contactless. Todos os investimentos feitos actualmente em termos de infra-estrutura para POS deverão contemplar o suporte para a tecnologia NFC, sob pena dos retalhistas ficarem comprometidos em termos competitivos. As empresas poderão ainda ser obrigadas a aceitar compromissos contratuais que prevêem actualizações futuras e que, por regra, envolvem custos bastante mais elevados do que um projecto de implementação planeado e gradual, que tem em conta a actualização e evolução dos POS existentes.

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Yoco dá vida a Vaiana na sua nova edição limitada

A coleção de 14 garrafas apresenta diversas personagens conhecidas do mundo de Vaiana.

tagsYoco

A marca de iogurtes líquidos Yoco, celebra a estreia do filme de animação Vaiana 2 com uma nova edição limitada de garrafas colecionáveis. Através de uma parceria entre a Longa Vida – Lactalis e a The Walt Disney Company, os fãs poderão escolher entre 14 garrafas diferentes com várias personagens do filme.

A coleção de 14 garrafas apresenta diversas personagens conhecidas do mundo de Vaiana: os próprios protagonistas, Vaiana e Maui, mas também outros membros da comunidade de Motunui, como Loto, Kele, Heihei, Piia, Simea, entre muitos outros, que dão cor a um momento de sabor com Yoco. Desta vez, cada garrafa traz uma viagem ao mundo da Vaiana e de Yoco, juntando uma personagem e uma frase que a caracteriza

“Vaiana é uma história inspiradora sobre família, aventura e coragem”, afirma Joana Dias, Group Brand Manager de Kids. “Com esta nova edição, pretendemos que as crianças embarquem nesta aventura, desfrutando de um lanche saboroso e nutritivo”, acrescenta ainda. A edição limitada de Yoco Vaiana 2 já está disponível nos super e hipermercados, em packs de seis e doze unidades.

Yoco é uma marca de iogurtes da Longa Vida Lactalis Nestlé dedicada às crianças, entre os 2 e os 6 anos. As embalagens Yoco são totalmente recicláveis, desde as tampas, aos packs em cartão e às garrafas, cujo ‘sleeve’ é totalmente removível, garantindo assim a totalidade do processo de reciclagem.

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Casa de Santar apresenta novas colheitas Vinha dos Amores

A Casa de Santar acaba de lançar no mercado duas novas colheitas provenientes da Vinha dos Amores, onde nascem vinhos já distinguidos pela crítica nacional e internacional.

Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado 2021 e Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional 2019 são as novidades, com assinatura do enólogo Paulo Prior. A Casa de Santar totaliza 103 hectares de vinha no Dão e a Vinha dos Amores é a parcela mais conhecida.

Nuno Abreu, diretor comercial e de marketing da Global Wines, afirma que “a Vinha dos Amores é, sem dúvida, uma parcela muito especial para a Casa de Santar, sinónimo de qualidade e que, ao longo dos anos, tem conseguido afirmar a sua personalidade e consolidar o seu ADN”. “Os vinhos que nascem na Vinha dos Amores têm, efetivamente, características muito próprias e um patamar de elevada qualidade, já indissociável deste terroir, e que a marca tem continuadamente mantido”, define, acrescentando que estas duas novas colheitas “fazem jus a isso mesmo, contribuindo para o posicionamento destes vinhos excecionais.”

Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado 2021 é um vinho branco de aspeto cristalino e uma cor citrina intensa com tom esverdeado. A maturação é feita ao longo de 12 meses, em barricas de carvalho francês, dos quais três meses sobre borras finas (Bâtonnage). Seguem-se seis meses de estágio em garrafa. “O aroma é complexo e igualmente intenso, com nuances de geleia de frutos de polpa branca. De sabor fresco, elegante, complexo, harmonioso e com longa persistência, é ideal para acompanhar iguarias à base de peixes e carnes de confeção estruturada da cozinha mediterrânica, chinesa, indiana e africana”, apresenta o produtor.

Já o tinto Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional 2019, estagiou em barricas de carvalho francês e seis meses em garrafa. De aspeto límpido e cor granada intensa com notórios tons violáceos, o aroma é complexo e sentem-se frutos do bosque e frutos vermelhos bem maduros. “Apresenta também notas de especiarias e frutos secos. O sabor é assumidamente frutado, macio, bem estruturado e com notória persistência final. À mesa acompanha bem queijos maturados e iguarias de confeção estruturada à base de peixes gordos e carnes vermelhas”, define a Casa de Santar.

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Bebidas

Primeiro Pai Chão Branco da Adega Mayor chegou ao mercado

A Adega Mayor apresenta, pela primeira vez, um Pai Chão branco Grande Reserva 2022. Ao mercado chega também a nova colheita do Adega Mayor Pai Chão tinto Grande Reserva 2020.

Produzido a partir das castas Arinto e Sercial, de tom amarelo citrino, o Adega Mayor Pai Chão branco Grande Reserva 2022 “apresenta boa profundidade aromática, impactante com uma impressão mineral que se envolve com notas de casca de citrinos (lima, tangerina), flores frescas e apontamentos resinosos”. “Na boca é sofisticado, com equilíbrio perfeito entre frescura, acidez, mineralidade e sensação de volume, e com final persistente e arrebatador”, define a Adega Mayor.

Após a vindima manual, com uma seleção criteriosa de cachos, a fermentação ocorreu em barricas de 500 l novas de carvalho francês e austríaco, seguindo-se um estágio de seis meses com ‘battonage’ sobre borras finas e outro redutivo por mais seis meses sem qualquer tipo de intervenção. Após 12 meses de evolução foram selecionadas barricas de ambas as variedades de modo a compor o lote final, e já em garrafa, deu-se um último estágio por mais 12 meses.

Já, o Adega Mayor Pai Chão tinto Grande Reserva 2020, foi criado a partir das castas Alicante Bouschet (80%) e Touriga Nacional (20%) e apresenta-se visualmente concentrado e cremoso, de cor de cereja, retinto e polido. “O nariz é assertivo e sedutor, revela toque de compota de frutos vermelhos e de chocolate negro, bem como alguma fruta preta esmagada e trufa fresca. Na boca é enorme, uma estrutura de ‘ferro’ com tanino redondo e envolta na elegância de um manto de seda. Um vinho possante, que desperta sensações, termina longo e convida a uma nova e intrigante viagem pelos sentidos”.

“O Adega Mayor Pai Chão representa a essência do que deveria ser um grande vinho: autêntico, expressivo e intemporal. Cada garrafa reflete o terroir alentejano, traduzido na frescura vibrante do branco e na complexidade imponente do tinto.”, explica o enólogo da Adega Mayor, Carlos Rodrigues. 

“É com orgulho que apresentamos o primeiro Pai Chão branco, que não é apenas um vinho; é uma celebração da vida e do legado do meu avô, Rui Nabeiro, e a materialização do seu amor pela nossa terra, do respeito pelas raízes, e de quem cuida de um sonho com Pai Chão”, refere, por sua vez, Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor.

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Logística

Luís Simões introduz duotrailers nas operações de distribuição na Península Ibérica

A empresa está a operar sete duotrailers no mercado ibérico, com previsão de chegar aos 20 em 2025, promovendo a eficiência operacional na cadeia logística dos seus clientes.

A Luís Simões incorporou duotrailers, veículos combinados que permitem o transporte simultâneo de dois reboques, nas suas operações de distribuição na Península Ibérica. Com uma capacidade de carga útil de 48 toneladas, ou 180m³ de volume, este tipo de veículo reduz significativamente as viagens necessárias para o transporte de um volume equivalente.

A utilização de duotrailers permite assim à Luís Simões “aumentar significativamente a capacidade de carga, ao mesmo tempo que reduz de forma efetiva as emissões de CO2”, refere o operador logístico ibérico. Em comparação com os reboques convencionais, a utilização de duotrailers reduz as emissões de CO2 até 25%, conseguindo uma redução de até 90% quando combinada com a utilização de combustíveis sustentáveis como o HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado)”, acrescenta.

Atualmente, a Luís Simões tem sete duotrailers em circulação nas suas operações na Península ibérica, com planos para ampliar a frota com mais quatro veículos até ao final do ano, prevendo que ultrapasse os 20 veículos no segundo semestre de 2025.

“A incorporação de duotrailers nas nossas operações é um exemplo claro de como a tecnologia atual pode transformar o nosso modelo de negócios, tanto em termos de emissões, como de otimização de recursos. Estamos comprometidos com a descarbonização das nossas operações, e este é apenas um passo num processo mais amplo que nos vai permitir continuar a liderar o setor no que toca à responsabilidade ambiental e à competitividade,” comentou Tiago Garcia, diretor de Transportes da Luís Simões em Portugal.

A Luís Simões gere uma frota de 1.712 viaturas homologadas, próprias e subcontratadas, e conta com mais de 2.400 colaboradores. Presta serviços integrados de logística em toda a Península Ibérica, em mais de 25 armazéns em 10 regiões diferentes da Península Ibérica. A empresa iniciou atividade em Loure em 1948, e está no mercado espanhol há mais de 30 anos.

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Retalho

Pingo Doce junta-se ao IPO de Lisboa na campanha solidária ‘Este Natal digo Presente’

Já estão disponíveis, em exclusivo nas lojas Pingo Doce, etiquetas autocolantes, com desenhos feitos por crianças seguidas no Serviço de Pediatria do IPO.

O Pingo Doce junta-se ao Instituto Português de Oncologia (IPO) Lisboa na campanha solidária ‘Este Natal digo Presente’.

Disponíveis nas lojas Pingo Doce de Portugal Continental e Madeira, cada conjunto é composto por 12 etiquetas autocolantes para presentes, com 12 desenhos diferentes, feitos por 12 pequenos autores que estão ou estiveram em tratamento na Pediatria do IPO Lisboa.

Com um donativo de 2,5€ por cada conjunto, este pretende ser um contributo de relevo para o projeto de modernização do Serviço de Pediatria do IPO Lisboa, a realizar através da renovação de percursos e de infraestruturas.

“No Pingo Doce estamos muito próximos das comunidades onde estamos presentes, procurando contribuir para diferentes causas, mas também damos a oportunidade de envolver os nossos clientes através de campanhas como esta que estamos a realizar com o IPO Lisboa.” afirma Filipa Pimentel, diretora de desenvolvimento sustentável e impacto local do Pingo Doce.

“Esta campanha lembra o essencial do Natal: mais importante do que o presente, é mesmo uma oferta com sentido”, reforça a diretora do serviço de Pediatria, Ana Lacerda. “É muito estimulante ver como as crianças e jovens gostam destas atividades e como ficaram contentes quando viram os seus desenhos usados nestas etiquetas. É como um prémio para elas e, de certa forma, também para as nossas educadoras, que sempre as incentivam a serem criativas nos seus tempos lúdicos.” acrescenta.

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ESG

‘Natal à mesa’ da Cáritas apela à generosidade para as famílias mais vulneráveis

A campanha da Cáritas Diocesana de Lisboa convida a doações para proporcionar um Natal à mesa mais digno e acolhedor para os mais vulneráveis.

Neste Natal, a Cáritas Diocesana de Lisboa convida todos a juntarem-se à Campanha Solidária ‘Natal à Mesa’, uma campanha que apela à generosidade e solidariedade para proporcionar, a famílias em situações vulneráveis, um Natal à Mesa digno e acolhedor.

“É através da angariação de fundos monetários que a Cáritas Diocesana de Lisboa consegue transformar o Natal destas famílias, promovendo a esperança e o conforto a quem mais precisa. Fazer-nos refletir sobre o verdadeiro espírito do Natal é a principal missão da Cáritas Diocesana de Lisboa com esta campanha, alimentando a ideia de que, todos juntos, através de uma solidariedade coletiva, é possível fazer a diferença. Todas as contribuições irão  permitir uma mesa de Natal para muitas famílias”, explica a Cáritas Diocesana de Lisboa num comunicado.

Em 2023 este organismo oficial da igreja católica e IPSS de utilidade pública, apoiou mais de duas mil famílias, cerca de cinco mil pessoas, contando com 900 crianças. Cerca de 200 famílias deixaram de precisar de apoio, graças ao contributo da sociedade e com a ajuda de muitos voluntários.
A contribuição para a campanha deste ano, pode ser feita através do MBWay para o número 925401406 ou no site
https://lojadedonativos.caritaslisboa.pt/

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Fonte: Unsplash

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As Slots Mais Populares nos Casinos Online

As slot machines são um dos jogos mais procurados no casino online, oferecendo uma combinação de entretenimento e potencial de ganhos atrativos.

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As slot machines são um dos jogos mais procurados no casino online, oferecendo uma combinação de entretenimento e potencial de ganhos atrativos.

Com uma variedade imensa de temas, funcionalidades e mecânicas, os casinos online têm catálogos de slots para todos os gostos e estilos.

Em Portugal, existem algumas slots que arrebatam a preferência dos jogadores. Quais serão?

O Fascínio das Slots nos Casinos Online

As slots destacam-se pela sua simplicidade e diversidade de experiências que proporcionam.

Desde temas clássicos, a aventuras inspiradas em séries de TV, cada jogo oferece uma narrativa única, gráficos imersivos e funcionalidades especiais (ex: megaways, rondas de bónus, jackpots, etc.) que mantêm os jogadores envolvidos.

Além disso, a possibilidade de ganhar prémios significativos com apostas relativamente baixas aumenta a procura por este tipo de jogo de casino.

As 5 Slots Mais Populares em Portugal

Com base em análises recentes e indicadores de jogabilidade, destacam-se as seguintes slots entre as preferências dos jogadores portugueses:

  1. Starburst

Desenvolvida pela NetEnt, esta slot de 5 rolos e 10 linhas de pagamento é conhecida pelos seus gráficos coloridos e jogabilidade fluida. É uma das slots mais populares do mundo (sim, leu bem!).

  1. Book of Dead

Criada pela Play’n GO, transporta os jogadores para o antigo Egito numa aventura com Rich Wilde.

Com 5 rolos e 10 linhas de pagamento, apresenta um RTP de 96,21% e a possibilidade de ganhos elevados durante as rodadas grátis.

  1. Gates of Olympus

Desenvolvida pela Pragmatic Play, esta slot de 6 rolos e 20 linhas de pagamento transporta os jogadores para o mundo da mitologia grega, onde Zeus pode conceder multiplicadores aleatórios de até 500x.

  1. Dead or Alive 2

Esta slot da NetEnt, alusiva ao velho oeste americano, com 5 rolos e 9 linhas de pagamento, é conhecida pela sua alta volatilidade e potencial de ganhos elevados, especialmente durante as rodadas grátis.

  1. Sweet Bonanza

Desenvolvida pela Pragmatic Play, oferece uma mecânica de pagamentos em qualquer posição e multiplicadores elevados nas rodadas grátis, especialmente quando as scatters são ativadas.

Com um RTP de 96,51%, é apreciada pela sua volatilidade média-alta. Sendo, igualmente, das mais vistas nos top 10 dos casinos online.

Fatores a Considerar para Escolher as Melhores Slots

Quem pensa que basta apenas chegar a um casino e escolher uma slot para jogar, não tirará partido da experiência de jogo ao máximo. 

Para melhorar as hipóteses de sucesso, deve ter em conta fatores como:

  • RTP (Return to Player): Percentagem que indica o retorno teórico ao jogador. Slots com RTP acima de 96% podem ser mais favoráveis.
  • Volatilidade: Determina a frequência e o valor dos pagamentos. Slots de alta volatilidade oferecem ganhos maiores, mas menos frequentes. Já as de baixa volatilidade proporcionam ganhos menores, porém mais regulares.
  • Funcionalidades Bónus: Rodadas grátis, multiplicadores e jackpots podem aumentar significativamente os potenciais ganhos.
  • Temática e Gráficos: Escolher uma slot com um tema que lhe agrade torna a experiência mais envolvente e divertida.

Notas Finais

Em Portugal, os jogadores têm acesso a diversos casinos online licenciados que oferecem uma vasta gama de slots.

Muitos destes casinos oferecem bónus de boas-vindas e promoções que podem incluir rodadas grátis, proporcionando oportunidades adicionais para experimentar diferentes jogos.

É importante analisar os casinos do ponto de vista de segurança, da mesma forma como deve fazer compras online seguras, onde as políticas de segurança são essenciais para garantir transações justas e transparentes.

As slots continuam a ser a primeira escolha nos casinos online em Portugal, combinando entretenimento e desafio constante. As mencionadas neste artigo são apenas um exemplo do que se pode encontrar ao explorar. 

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Alimentar

Eduardochi é a mascote virtual da KFC neste Natal

À venda em todos os restaurantes KFC, a mascote virtual inspirada nas mascotes digitais dos anos 90, surge numa edição limitada de quatro mil unidades.

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A KFC acaba de lançar o Eduardochi, uma mascote virtual inspirada nas mascotes digitais dos anos 90.

Esta mascote digital é uma homenagem aos amantes do frango da KFC “e por isso a sua forma é, nem mais, nem menos, do que uma perna de frango”, destaca a marca.

O Eduardochi está equipado com um ecrã digital e quatro botões e os donos podem interagir com a mascote virtual Eduardochi, cuidar dela, alimentá-la e vê-la crescer, entre outras funcionalidades.

À venda em todos os restaurantes KFC, a edição limitada do Eduardochi terá uma tiragem limitada de quatro mil unidades e poderá ser adquirida com qualquer menu, não sendo vendida separadamente.

Presente em Portugal desde 1996, a KFC, líder mundial em menus exclusivos de frango. É operada em Portugal pelo Grupo Ibersol.

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ESG

Isabel Barros entre os 100 melhores responsáveis de sustentabildiade da Europa

Esta nomeação coloca Isabel Barros como a única portuguesa a integrar a prestigiada lista dos CSO Awards 2025, que distingue os líderes visionários em Sustentabilidade Corporativa.

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Isabel Barros foi distinguida como uma das 100 Chief Sustainability Officers (CSO) mais influentes da Europa, uma nomeação que  Esta nomeação que coloca a administradora executiva da MC e responsável pelo pelouro da sustentabilidade como a única portuguesa a integrar a prestigiada lista dos CSO Awards 2025, que distingue os líderes visionários em Sustentabilidade Corporativa.

Os CSO Awards, promovidos pelo instituto europeu Futur/io, são um dos mais prestigiados galardões no campo da Sustentabilidade Empresarial e têm como objetivo destacar os responsáveis de grandes empresas que estão a liderar com impacto e inovação o caminho para um futuro mais sustentável. A cerimónia onde se ficará a conhecer o vencedor deste
prémio terá lugar no dia 20 de janeiro de 2025, em Davos, na Suíça, no âmbito do Fórum Económico Mundial.

“Esta nomeação reflete o trabalho contínuo e a dedicação incansável da MC para assegurar que a Sustentabilidade está cada vez mais no centro da nossa estratégia, da gestão dos nossos negócios e da proposta de valor que entregamos diariamente. Pessoalmente, é uma honra estar nomeada ao lado de líderes tão inspiradores, que admiro profundamente. Apenas um compromisso conjunto dos diferentes elos da cadeia e de cada um de nós, permitirá uma resposta efetiva aos desafios da agenda da Sustentabilidade. Este tipo de iniciativa é fundamental para acelerar esta transformação”, afirma Isabel Barros, Administradora Executiva da MC.

A MC congratula-se com esta nomeação, que distingue o sério compromisso da empresa com práticas sustentáveis e reconhece a evolução que tem sido realizada no desenvolvimento de iniciativas que promovem o equilíbrio entre o crescimento económico, a responsabilidade ambiental e o impacto social.

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ESG

Nestlé doa ao projeto Terras de Cascais o primeiro composto biológico gerado através das cápsulas Neo

São 10 toneladas de um composto classificado como Classe 1, apto para agricultura biológica e regenerativa, que resulta das primeiras cápsulas do inovador sistema Neo, da marca Nescafé Dolce Gusto, lançadas no início deste ano.

Das primeiras cápsulas do sistema Neo, feitas à base de papel, consumidas em Portugal, foi gerado um composto biológico que a Nestlé Portugal doou agora ao projeto Terras de Cascais criado pela autarquia cascalense.

São 10 toneladas de um composto classificado como Classe 1, apto para agricultura biológica e regenerativa, e que vai ser distribuído aos hortelãos que trabalham as hortas comunitárias do projeto. O excedente, será usado na vinha para a produção de Vinho de Carcavelos Biológico, plantada no Mosteiro de Santa Maria do Mar.

“Este é um composto de classe 1, o melhor composto que poderíamos ter e passível de ser aplicado em hortas e campos agrícolas com agricultura regenerativa e ou biológica. Esta cápsula tem cá dentro um café de origem responsável, também ele, por meio de práticas no âmbito do compromissos da Nestlé de ter, até 2030, 50% da matéria-prima originária de agricultura regenerativa”, explicou Hugo Silva, Sustainability Delivery Manager Nestlé, durante a cerimónia de entrega do composto, que teve lugar a 10 de dezembro, no Mosteiro de Santa Maria do Mar.

As cápsulas Neo, da gama Nescafé Dolce Gusto, foram lançadas no início deste ano. Representam o sistema mais avançado da Nescafé Dolce Gusto até à data, e são o resultado de mais de cinco anos de desenvolvimento no Nestlé R&D Center for Systems, tendo recebido a certificação, para compostagem doméstica e industrial, pela TÜV Áustria. As cápsulas utilizadas durante o lançamento da gama Dolce Gusto Neo foram recolhidas e tratadas pela Tratolixo, que as transformou no composto entregue agora pela Nestlé à Câmara de Cascais.

“Há 17 anos começamos uma revolução. Com a Nescafé Dolce Gusto trouxemos as cápsulas a todos os portugueses, o que permitiu terem acesso de forma bastante democrática a um café de altíssima qualidade. Este ano decidimos voltar a revolucionar. Porque os tempos são outros, e nós queremos estar preparados para o futuro. Lançámos um novo sistema, que é o Nescafé Dolce Gusto Neo, que está assente em três grandes pilares. Um é entregar um café de altíssima qualidade, o segundo é uma tecnologia de ponta, que permite tirar vários formatos de café. E depois, um terceiro pilar muito importante, uma cápsula feita à base de papel”, destacou Miguel Abreu, Coffee Portion Manager na Nestlé Portugal.

Capsulas totalmente compostáveis

Por serem totalmente compostáveis, permitem transformar uma pequena embalagem de café num produto compostável, através do processo de compostagem industrial. O composto gerado foi classificado como sendo de Classe I, a mais alta classificação. As cápsulas foram compostadas com resíduos verdes, orgânicos, chegando, assim, às dez toneladas entregues pela Nestlé Portugal ao Terra de Cascais.

Lançado pela Cascais Ambiente, a empresa municipal de ambiente de Cascais, o projeto Terras de Cascais teve início em 2009, com a criação das primeiras hortas comunitárias no concelho, dinamizadas essencialmente por particulares. Com o objetivo de incentivar o cultivo da terra em contexto urbano, com base na agricultura biológica, engloba atualmente 36 hortas comunitárias, trabalhadas por 765 famílias. Existem hortas associativas, hortas de produção e de integração social, hortas nas escolas, pomares comunitários, vinhas comunitárias e a Vinha do Mosteiro de Santa Maria do Mar, uma vinha de grande escala para a produção de Vinho de Carcavelos Biológico.

A Horta da Quinta do Pisão, com uma produção biológica e sazonal, e a Horta do Brejo, em parceria com o Estabelecimento Prisional de Tires, são exemplos que nasceram deste projeto. “Muitos dos produtos que fazemos no Estabelecimento Prisional de Tires são doados às IPSS. São toneladas de alimentos doadas mensalmente a muitas famílias que, se não fosse assim, não tinham acesso a estes produtos, que além de serem sustentáveis, além de serem locais, além de serem sazonais, além de serem provenientes de agricultura biológica, são, acima de tudo, saborosos”, destacou Luís Almeida Capão, diretor municipal de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Cascais, na cerimónia de entrega do composto, durante a qual agradeceu à Nestlé Portugal a doação das 10 toneladas.

Luís Almeida Capão (esq.), Miguel Abreu e Hugo Silva durante a cerimónia de entrega do composto

Ao Hipersuper, Luis Almeida Capão, Hugo Silva e Miguel Abreu falaram sobre esta parceria e a importância do investimento em sustentabilidade.

Luís Almeida Capão, diretor municipal de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara de Cascais

Como chegaram a esta parceria?

Chegámos a esta parceria porque a Câmara Municipal de Cascais tem na economia circular uma responsabilidade da qual não abdica. Tudo o que nós produzimos deve ser desenvolvido de forma a que possa ser reincorporado o mais possível no nosso sistema de economia de consumo ou de aproveitamento, seja energético, seja para outro tipo de coisas. Neste caso, quando criámos a primeira rede de ecocentros móveis do país, achámos por bem incluir a linha das cápsulas de café e a partir daí criámos, de facto, um movimento novo a nível nacional com os produtores de café. E que permitiu perceber que havia um grande manancial na comunidade, que, paralelamente aos retalhistas ou às lojas próprias, podia ter uma forma de ir recolher as cápsulas usadas.

Paralelamente a isso, a Nestlé teve a capacidade de inovar com uma cápsula nova em papel, que pode ser reintroduzida diretamente nos sacos verdes, nos restos de comida de Cascais e rapidamente ser transformada num composto de altíssima qualidade. Que neste caso foi doado à Câmara Municipal de Cascais e que a câmara doou aos hortelãos das mais de 760 famílias que têm hortas no concelho. Reaproveitando algo que iria parar ao aterro, e que neste momento volta a ver a luz do dia, permitindo que se promova uma agricultura mais sustentável e mais amiga até da comunidade, ao mesmo tempo que a Nestlé também tem aqui um grande papel na sua responsabilidade social e ambiental. E estamos muito felizes por temos sido escolhidos para a doação destas 10 toneladas de composto.

Hugo Silva, Sustainability Delivery Manager Nestlé

A Nestlé é um dos players que integram o projeto Recaps. Mas este projeto de compostagem, surgiu por ter criado uma cápsula à base de papel?

O que está dentro da cápsula de café é exatamente o mesmo: é café torrado e moído. A grande diferença é o material da cápsula. No projeto Recaps, nós temos cápsulas de plástico e de alumínio e que podem ser recicladas. Aqui, a diferença desta cápsula, é que é feita à base de papel e é compostável, não é reciclável. Portanto é um processo completamente diferente e que deve ser colocado no fluxo de bioresíduos em casa dos consumidores, nos tais sacos verdes. Nós decidimos avançar com o projeto porque conseguimos desenvolver esta tecnologia, este material. O nosso grande objetivo era dar uma alternativa aos consumidores, que começavam a deixar de consumir o café em cápsula pela preocupação ambiental de não conseguirem reciclar nem o plástico nem o alumínio. E demos uma alternativa muito mais fácil, porque em casa dos consumidores na área de Cascais, Oeiras, Lisboa, é possível colocar estas cápsulas no fluxo de bioresíduos que já está implementado.

No fundo, como se processa?

Os dois materiais são compostáveis, tanto o papel como o que parece ser plástico, mas não é: é um biopolímero compostável feito à base da polpa da madeira. Isto tudo vai para uma pilha e através do processo de compostagem doméstica ou industrial, transforma-se em composto. A diferença dos dois processos, doméstico ou industrial, é o tempo: uma compostagem doméstica demora até seis meses e uma industrial até três meses. Depois, dependendo da quantidade de humidade que se adiciona ao processo, do calor que se adiciona ao processo, este pode ser mais ou menos acelerado. Portanto, a estas cápsulas, são misturados outros resíduos orgânicos, como casca da banana, cascas de maçã, restos de comida, tudo o que é resíduo orgânico, o que vai acelerar o processo de compostagem da cápsula e que depois, passados três meses, no caso da compostagem industrial, transforma-se no composto que podemos ver aqui.

Miguel Abreu, Marketing Manager Coffee Portion Nestlé

Para a Nestlé, e para a marca Nescafé, este é um exemplo prático de investimento em sustentabilidade?

Sim, em tudo o que fazemos, levamos a sustentabilidade muito a sério. Em todos os nossos segmentos de cafés, fazemos a prática da agricultura sustentável como mais valia. Sabemos que em Portugal os consumidores estão cada vez mais atentos, mas ainda não é o seu principal foco. No entanto, nós não abdicamos desse pilar. O Neo é exatamente a última demonstração disso. Nós sabemos que o consumidor tem o direito a ter um café de altíssima qualidade, não tem que abdicar dele, por isso não aumentámos o preço. O que queremos é democratizar o acesso a práticas sustentáveis. Queremos que o consumidor, de uma forma muito fácil, consiga ter acesso ao melhor produto, ao produto que ele merece, sustentável e de uma forma menos disruptiva para a sua vida. E com esta cápsula, a única coisa de que o consumidor tem que se lembrar é “onde é que eu deito o meu lixo orgânico, no dia a dia?”. No futuro nós queremos que as pessoas pensem e tenham práticas sustentáveis na sua vida. Mas naquelas em que nós pudermos facilitar, e o café é uma delas, queremos que as pessoas nem sequer pensem muito nisso. Queremos que elas simplesmente desfrutem de um grande café de uma forma mais fácil e sem qualquer tipo de preocupações.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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