Bebidas Homepage Newsletter

Os 10 finalistas do Super Bock Prémio Nacional Indústrias Criativas

Por a 12 de Junho de 2014 as 13:27

Beesweet, Boox, Calligraphy Practice, Casas em Movimento, WESO, Fahr 021.3, Lumicroma, Origama, Sensorial Fit e Viral, são os finalistas da 6.ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves.

Deste grupo, sairá o vencedor da melhor ideia de negócio, revelado em Outubro, no Super Bock Laboratório Criativo.

25 mil euros será o prémio do vencedor que, entre outras vantagens, terá também a oportunidade de representar Portugal no ‘Creative Business Cup’, na Dinamarca.

Este ano, candidataram-se 285 projectos, distribuídos quase equitativamente pelas quatro categorias.

Na categoria Conteúdos e Novos Media encontram-se dois finalistas. O Calligraphy Practice, um software inovador de desenho para iPAD que proporciona uma forma fácil, intuitiva e lúdica de praticar caligrafia; e o Viral que se apresenta como a agenda de eventos mais completa, actualizada e intuitiva de Portugal, possibilitando organizar o imenso fluxo de informação cultural disperso na web.

Em Música e Artes do Espectáculo destacou-se WESO (Western European Symphony Orchestra), uma orquestra especializada na gravação de bandas sonoras para a indústria cinematográfica internacional.

Já na categoria Arquitectura e Artes Visuais, a que reúne mais finalistas (seis), encontra-se o Boox, uma caixa/moldura em acrílico projectada para exibir páginas de livros, revistas ou outras publicações escolhidas pelo utilizador, com a inovação a residir no dispositivo de suspensão das publicações abertas dentro da caixa alcançado através da utilização de bolas de espuma. Já o Casas em Movimento é uma solução de arquitectura sustentável que apresenta um novo conceito de casas que interagem e reagem ao meio ambiente, como as às variações de luminosidade ao longo do dia.

O Fahr 021.3, por sua vez, consiste num projecto criativo colaborativo que desenvolve conceitos que geram impacto, intitulados de “arquitectura comunicativa”. Já o Origama apresenta um conceito inovador que combina uma toalha de praia, uma cadeira e uma espreguiçadeira num objecto fácil de transporte, bastante funcional e cómodo.

Com o Lumicroma, os promotores pretendem desenvolver uma gama de produtos para reprodução de imagem fotográfica que tem como conceito base o devolver a magia à fotografia enquanto obra de arte, única e pessoal. E o Sensorial Fit consiste em vestuário funcional e inovador, interactivo e terapêutico, para crianças com necessidades especiais, transportando para as peças muitos dos estímulos sensoriais que são geralmente utilizados em contextos de terapia.

O último finalista da edição deste ano do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock / Serralves é o Beesweet, integrado em Turismo e Património, em que os promotores propõem lançar no mercado uma nova linha de produtos inovadores onde o mel é o protagonista e cujas aplicações vão desde o consumo directo até à incorporação em pratos gastronómicos.

Depois da selecção do júri, segue-se agora uma nova fase com os dez finalistas a desenvolverem o seu modelo de negócio. Já na próxima semana, a organização promove um ‘workshop’ de empreendedorismo criativo para o grupo.

À semelhança das edições anteriores, a Super Bock e a Fundação de Serralves estão a acolher e a avaliar produtos, serviços e marcas portuguesas, com o objectivo de distinguir os que contribuem para o desenvolvimento económico e social do País.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *