FMCG Homepage Marcas Newsletter

Portugal não vai importar bacalhau com fosfatos

Por a 6 de Junho de 2014 as 11:06

A Ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, que se encontra na Islândia, assinou um acordo para garantir que o bacalhau vendido a Portugal não contém fosfatos, à semelhança do que fez com a Noruega em Dezembro.

Assunção Cristas esclareceu que há garantias e um “mecanismo de observação que tem salvaguardado o bacalhau” que se destina ao mercado português, que é “esmagadoramente importado da Noruega”, e acrescentou que vai ser criada uma lista de empresas certificadas pelas entidades islandesas e que respeitam a cura tradicional portuguesa.

O objectivo é dar garantias adicionais ao consumidor português, já que a utilização destes aditivos no bacalhau foi aprovada pela Comissão Europeia, em Julho de 2013, com o voto favorável de Portugal.

Assim os “nossos importadores sabem que estão salvaguardados”, salientou a Ministra.

Assunção Cristas assinou, em dezembro de 2013, um acordo sem prazo com a sua homóloga norueguesa, Elisabeth Aspaker, para garantir a cura tradicional no bacalhau vendido a Portugal.

Os polifosfatos são um aditivo químico que retém a humidade do peixe, sendo a sua utilização contestada pela Associação dos Industriais do Bacalhau que alega que estes fazem aumentar o tempo de cura, implicando um agravamento dos preços, para além disso, modificam a textura, a cor e o sabor do bacalhau.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *