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Portugueses preferem sites de distribuidores especializados

Por a 27 de Maio de 2014 as 12:02

Metade dos consumidores europeus efectuou a última compra online em sites de distribuidores especializados em electrodomésticos, TV, vídeos e produtos de bricolagem ou jardim, segundo uma análise do Observador Cetelem.

Este tipo de site é privilegiado pelos consumidores “pela oferta de um maior leque de escolha ao consumidor e pela integração de múltiplos critérios de comparação entre vários produtos”.

Na análise, os sites das marcas e dos fabricantes são os menos utilizados pelos portugueses. Produtos e serviços de TV, hi-fi, vídeo e de bricolagem e jardinagem nem têm registos suficientes para entrar na análise. Apenas os eletrodomésticos são adquiridos neste tipo de site por 24% e a decoração e mobiliário por 13%. Apesar dos portugueses não serem muito adeptos deste tipo de site, os europeus colocam-no na terceira posição de escolhas de sites para compras online. Segundo o estudo, as marcas e os fabricantes estão muito atentos ao fenómeno das vendas de ocasião e começam a ponderar a integração de ofertas deste tipo nos seus sites, conscientes de que este mercado atrai cada vez mais consumidores.

 

 

 

Outro tipo de site analisado pelo estudo foi o de compras em grupo e/ou de vendas privadas. Nesta análise específica, o Observador Cetelem encontrou grandes disparidades entre os países do Norte (Alemanha, Reino Unido, França), mais renitentes à utilização destes sites (não chega a 10% na maioria dos itens), e os países do Sul, com a Espanha à cabeça e onde se inclui Portugal – Espanha a chegar aos 31% no item da decoração e mobiliário e Portugal aos 13% neste e nos eletrodomésticos e artigos de bricolagem/jardinagem –, que se manifestaram particularmente adeptos da compra dita inteligente. Os sites de compra em grupo beneficiam de preços atrativos, com a condição de constituir um grupo bastante consistente. Por seu lado, os sites de vendas privadas oferecem claramente uma promessa de preço e uma determinada forma de exclusividade, em termos de valorização do cliente (fazer parte de um clube reduzido de associados) e de oferta de produto (quantidade muitas vezes limitada).

 

 

Ficha técnica

 

Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridas cerca de 8.000 pessoas (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da Internet, em 12 países Europeus: Alemanha, Bélgica, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia. Os inquéritos foram realizados em entre 17 de outubro e 5 de novembro de 2013 pelo Observador Cetelem, em parceria com o gabinete de estudos e de aconselhamento BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido por TNS Sofres.

 

 

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