Destaque Distribuição Homepage Newsletter

As principais tendências do ‘shopper’ português em 2014

Por a 16 de Maio de 2014 as 16:17

Há sete tendências que se destacam no comportamento do ‘shopper’ português nos primeiros meses de 2014, segundo a consultora Nielsen.

#1 O gasto dos shoppers portugueses no primeiro trimestre do ano, em total ticket, caiu 2,8% face ao trimestre homólogo.

#2 A diminuição do gasto resulta de uma queda na frequência de compra: para o mesmo período, menos 2,1 ocasiões de compra, embora com um gasto/ocasião superior. Tendência em linha com os países da Europa Ocidental.

#3 Folhetos semanais não parecem contribuir para aumento da frequência de compra! O shopper em média faz compras a cada três dias, ou seja, duas idas às compras na vigência de um folheto semanal.

#4 Aumentou o número de shoppers que vão com menor frequência às lojas: shopper mais em modo de compra planeada? Folhetos promocionais são uma ajuda ao planeamento das compras destes shoppers?. A Nielsen deixa a pergunta.

#5 Continente e Pingo Doce mantêm a tendência de 2013: aumentam as respectivas quotas no primeiro de 2014, face ao período homólogo.

#6 Número de shoppers por cadeia está estável. Pingo Doce regista aumento de lealdade entre os seus clientes

#7 Contacto com a loja é cada vez mais critico, num contexto de redução de idas às lojas. Actualmente, apenas 29% das ocasiões de compra ocorrem na mesma insígnia que a ocasião anterior, conclui a Nielsen.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *