Distribuição Homepage Newsletter

Confiança dos consumidores no valor mais alto desde 2009

Por a 30 de Abril de 2014 as 11:05

O indicador de confiança dos consumidores aumentou “ligeiramente” em Abril para o valor mais alto desde dezembro de 2009 e o indicador de clima económico subiu “de forma ténue”, mantendo a recuperação iniciada em 2013, divulgou o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a “ligeira recuperação” do indicador de confiança dos consumidores – que, desde o início do ano passado, mantém um “acentuado movimento positivo” – deveu-se ao contributo positivo das expectativas sobre a evolução da situação económica do País e da situação financeira do agregado familiar, “mais expressivo no segundo caso”.

Em Abril, o indicador de confiança aumentou no setor do comércio, mas diminuiu na indústria transformadora e na construção e obras públicas, tendo estabilizado nos serviços.

A diminuição “ténue” da confiança da indústria transformadora suspendeu o perfil ascendente observado desde o final de 2012, penalizado pelo contributo negativo das apreciações sobre a evolução dos ‘stocks’ de produtos acabados e das perspectivas de produção, “mais significativo no segundo caso, uma vez que as opiniões sobre a procura global contribuíram positivamente”, referem.

Já a subida do indicador de confiança do comércio prolongou a “acentuada trajetória crescente” iniciada em Fevereiro de 2012, sendo que abril registou o valor mais elevado desde maio de 2002.

Com Lusa

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *