Agenda Homepage Newsletter

Novas tendências da Agricultura em debate

Por a 24 de Abril de 2014 as 10:42

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em parceria com a Associação de Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAP LVT), vão dinamizar o seminário “Novas Tendências na Agricultura”, no dia 7 de Maio, às 14h, no Tecnopolo do Vale do Tejo, em Alferrarede (Abrantes).

O seminário, gratuito e aberto ao público em geral, está inserido na semana do desenvolvimento local, da Rede Rural Nacional e tem como objectivo apresentar alguns exemplos de negócios agrícolas que centram a sua produção nos cogumelos, frutos vermelhos e ervas aromáticas. Assim como dar a conhecer alguns instrumentos de apoio existentes.

Para partilhar as suas experiências no cultivo de morangos e hortícolas em processo da hidroponia estará presente Carlos Costa, da Plântula. O responsável pelo projecto, instalado em Torres Novas, irá explicar os benefícios da utilização desta técnica de produção sem solo.

Já António Paisana, da Casa Lino Neto, Sociedade Agrícola, em Abrantes, irá falar sobre as oportunidades de negócio e as condicionantes das framboesas.

A micologia será apresentada por Rui Coelho, da Quadrante Natural, de Lisboa, sob o tema produção de cogumelos sapróbios.

O enquadramento e as oportunidades no cultivo de plantas e ervas aromáticas em agricultura biológica serão o enfoque de João Dias, da Hortas da Aldeia, de Santa Margarida da Coutada, em Constância.

A Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e a Associação de Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação irão elucidar sobre os apoios ao financiamento neste sector de actividade, nomeadamente do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR) e Jovens Agricultores.

Este seminário será ainda aproveitado para apresentar a Bolsa de Terras. Este programa que tem como finalidade auxiliar e facilitar o acesso a terras para arrendamento ou outros tipos de cedência para sua exploração agrícola, será apresentado pela TAGUS, gestora operacional local deste projecto nacional, em parceria com a Associação de Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *