Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Os lojistas que a Sonae Sierra premiou

Por a 15 de Abril de 2014 as 13:14

A Sonae Sierra premiou os lojistas que se distinguiram na área da Segurança & Saúde. A empresa reduziu em 66% a severidade dos acidentes com colaboradores desde 2005 e reduziu em mais de 46% dos dias de absentismo devido a acidentes de trabalho.

FNAC MadeiraShopping

Os Prémios “PERSONÆ Tenant Awards’13” são atribuídos em três categorias.

O vencedor da categoria A foi a FNAC do MadeiraShopping pela implementação de medidas de auto-protecção, que incluem, entre outros, um plano de emergência, a realização de acções de formação e de sensibilização em segurança contra incêndio e realização de simulacros. A loja dispõe de um plano de manutenção preventivo para todos os equipamentos, nomeadamente os de segurança contra incêndio e já foi alvo de uma inspecção às medidas de auto-protecção por parte das entidades competentes.

As lojas da categoria A são as que têm mais de 1.000 m2, ou que pertencem a cadeias com mais de 10 unidades no seu portefólio mundial.

Nespresso do Centro Colombo

O vencedor do prémio da categoria B foi a Nespresso do Centro Colombo graças à sua política de segurança e saúde, à criação e aplicação de uma metodologia de prevenção de risco e de percepção do tema da segurança por parte dos colaboradores, a implementação de medidas de auto-protecção, que incluem, entre outros, procedimentos de emergência, a realização de acções de formação e de sensibilização em segurança contra incêndio e realização de simulacros. Esta loja também faz a avaliação de perigos e riscos e tomam medidas em conformidade e demonstra uma forte aposta na comunicação interna de temas de segurança e bem-estar, que inclui o envolvimento dos colaboradores na ilustração de mensagens de segurança de forma lúdica, com recurso a cartoons.

As unidades de categoria B são as que têm menos de 1.000 m2, e cujo portefólio seja inferior a 10 lojas ou franchises.

Continente do AlgarveShopping

Já o prémio para a categoria C, relativo a supermercados e hipermercados que distingue apenas um lojista a nível europeu, foi atribuído ao hipermercado Continente do AlgarveShopping pela associação a campanhas de sensibilização para a prevenção dos acidentes, nomeadamente no âmbito da comemoração do ‘Dia Mundial da Segurança e Saúde’ no trabalho’ e do ‘Dia Nacional da Prevenção’.

A Sonae distingue a iniciativa dirigida à comunidade “A Máquina da Energia” com o objectivo de dar a conhecer as boas práticas de segurança e saúde no trabalho, promover a melhoria dos hábitos alimentares e a prática do desporto na comunidade, e junto dos colaboradores e respectivas famílias, motivando-os a terem um estilo de vida mais activo. A iniciativa contemplava, ainda, conselhos sobre brincadeiras seguras.

O hipermercado também demonstrou grande empenho na investigação das causas dos acidentes de trabalho, com identificação de acções correctivas e respectiva implementação de forma a evitar acidentes futuros, o que se tem vindo a traduzir numa redução do número de ocorrências.

Adicionalmente, foram valorizadas, ainda, as visitas diárias do ‘animador de Segurança’ aos postos de trabalho para uma sensibilização eficaz e mais próxima dos colaboradores, assim como a preocupação da loja em organizar iniciativas internas para de uma forma lúdica sensibilizar as pessoas para a importância da prevenção de acidentes.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *