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Gestão de frotas: alternativas sem investimento e risco

Por a 9 de Abril de 2014 as 15:29

“O sector dos transportes tem evoluído, nos últimos anos, para a terceirização da gestão das frotas a nível da manutenção e reparação. As empresas procuram cada vez mais parceiros de qualidade que assegurem a gestão da manutenção da sua frota, podendo assim focar-se no seu core business”, explica Paulo Caires, director de marketing e vendas da Reta.

O aluguer de semirreboques e tractores destaca-se entre as soluções mais procuradas. “Os clientes perceberam com a crise que não podem realizar investimentos avultados com forte impacto de capital. E, por isso, procuram alternativas sem investimento e com pouco risco para a sua actividade, daí que os pedidos de aluguer, quer em semirreboques quer em tractores, estejam em crescimento contínuo”.

Ao alugar “conjuntos”, isto é, de semirreboque e tractor, “oferecemos um pacote de serviços agregado para diversos fluxos de trabalho com uma renda mensal. Ou seja, com o aluguer têm todo o serviço incluído como seguros, pneus, manutenção, assistência em viagem e uma única factura”.

O aluguer é uma das tendências de mercado e “será cada vez mais uma solução a ser adoptada pelas empresas. Verifica-se um aumento nos serviços de curta duração, o que indica que as empresas estão a tomar consciência da importância do aluguer para fazer face aos fluxos pontuais de serviço, que de outra forma teriam custos impossíveis de comportar. Por outro lado, o aluguer de longa duração também permite, de forma ajustável, fazer troca de tipologia de semirreboque, de acordo com as necessidades dos clientes”.

A Reta, cuja frota de aluguer é constituída por 650 viaturas, tem registado um aumento no volume de actividade de aluguer e venda de semirreboques, em especial na procura de semirreboques frigoríficos, ao longo dos últimos anos, sublinha Paulo Caires. “Com o aluguer de semirreboques e tractores, desde um dia até 60 meses, a flexibilidade é total. A renda no aluguer inclui um conjunto de serviços alargados como a manutenção, semirreboque de substituição, seguros, desgaste normal de pneus e assistência em viagem”.

Novos mercados

As perspectivas para 2014 são positivas. “Continuação de crescimento, sustentado na procura activa de novos mercados e serviços inovadores que possam acrescentar valor aos clientes”, sublinha o director de marketing e vendas da Reta.

2013 marcou o início da actividade de reparação mecânica de tractores e a representação da DAF para manutenção, reparação e venda de peças.

E, este ano, “iniciámos a comercialização de novos semirreboques frigoríficos da marca Lecitrailer, da qual somos representante em Portugal. Trata-se de um equipamento inovador que cumpre todas as exigências e que reúne todas as condições para actividade de transporte de alimentos sob temperatura controlada”.

O grande objectivo da Reta é aumentar a quota de mercado e solidificar o projecto de renting de semirreboques, quer da marca Lecitrailer, quer de outras marcas de referência que comercializa. “Em 2014, vamos também apresentar a nossa representação comercial na zona centro do País, de forma a dar um melhor e maior acompanhamento profissional aos clientes desta região”.

 

 

 

 

 

 

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