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Governo prioriza investimento em ferrovia

Por a 8 de Abril de 2014 as 13:11

O Governo aprovou um conjunto de 59 investimentos prioritários a concretizar nos próximos oito anos, que envolvem um investimento global de 6.067 milhões de euros, a maioria dos quais nos sectores marítimo-portuário e ferroviário.

As prioridades estão estabelecidas num relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho para as Infra-estruturas de Elevado Valor Acrescentado (GTIEVA) que o Governo vai enviar sexta-feira para Bruxelas e cujas linhas gerais foram apresentadas pelo Ministro da Economia.

António Pires de Lima anunciou que o investimento será comparticipado por fundos comunitários e por privados. “É um plano ambicioso, mas 6.067 milhões de euros por oito anos mostra também critério e prudência”.

Segundo o governante, 50% desses 6.067 milhões de euros serão financiados por fundos comunitários, por concessões privadas, “onde o interesse público seja totalmente protegido”, e pelos Orçamentos do Estado dos próximos oito anos, num montante “que não deverá ser superior a uma banda de 1.400 a 1.700 milhões de euros”.

Na apresentação do plano, o secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, disse que o sector da ferrovia é importante “do ponto de vista estratégico, ambiental e de sustentabilidade do País, vai ter um peso de 44% do total do investimento, o marítimo-portuário 25%, a rodovia 15%, o transporte passageiros 12% e o aeroportuário 4%”.

O plano divide-se em seis eixos de desenvolvimento prioritários, nomeadamente o Corredor da Fachada Atlântica, onde está previsto o desenvolvimento dos portos de Leixões, Lisboa e Sines e consolidação do corredor ferroviário Porto-Vigo, Lisboa-Porto e Linha do Oeste, e que terá um investimento total de 2.435 milhões de euros.

Para o Corredor Norte – ligação dos portos do Norte até Vilar Formoso, Túnel do Marão e a autoestrada entre Coimbra e Viseu – estão previstos 1.765 milhões de euros, enquanto para o Sul – ligação ferroviária aos portos de Sines, Lisboa e Setúbal com ligação a Espanha e ao resto da Europa e reabilitação do IC33 – o investimento será de 840 milhões de euros.

O Corredor do Algarve, para onde o plano considera prioritário o desenvolvimento do aeroporto de Faro e a modernização e desenvolvimento dos portos de Portimão e Faro, terá um investimento de 131 milhões de euros.

Com Lusa

 

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